Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Luiz   São Paulo - SP
Gabriel   Itapema - SC - SC
damorim1   Diadema-sp - AC
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC

Portfólios Ver Mais

wilgo   braslia
Marcilio3D   Recife - PE - AC
Anderson   rio de janeiro
kimarotta   São Paulo

Standard Photometric IES Light vs. Vray IES Light

Por: Arthur  

Em: 22/10/2014 17:26

Boa tarde galera,

Venho me perguntando qual as vantagens e desvantagens destes dois tipos de luz no 3DsMax: Standard Photometric versus Vray IES?

Há alguma diferença de qualidade ou de tempo de render?

Utlizo a Photometric Standard do 3dsMax ainda pois os resultados de qualidade X tempo de render ainda me satisfazem.

O que vocês acham deste duelo? rs...

Abraços!
Arthur Henrique - Arquiteto e Designer de Maquetes Eletrônicas http://www.designdemaquetes.com.br
Olá Darthpoh,

Na verdade não existe luz tipo \"photometric standard\", nem \"standard photometric\".
Existem as luzes standard que são mais antigas do max e as luzes photometrics que possibilitam iluminação fisicamente correta e são as indicadas para uso no mentalray e se não me engano são aceitas pelo vray tbm.

IES não é luz, e sim um tipo de distribuição do fluxo luminoso que funciona utilizando um arquivo com a informação de como a iluminação deve ser distribuída. A situação mais comum para usar um modo de distribuição \"web\" com arquivo IES é quando precisamos representar spots de luz tipo AR, dicróica, ou mesmo PAR, mas o arquivo IES pode ter qualquer formato, Tem até programa que permite fazer esse \"desenho\" e salva o formato IES para usar.

Em geral, luzes sem sombra tipo \"area\", são mais leves no render. Se vc usa vray eu recomendo que tente utilizar ao máximo as coisas do vray como luzes, materiais e câmeras. Já com o mentalray dá pra usar todos os recursos que vem com o max sem problemas.

então, respondendo a sua pergunta: utilize sempre os recursos mais indicados para o renderizador ou mesmo para a técnica que você precisa.

abrs
Oi Eduardo, tudo bem?

Acho que formulei mal a pergunta rs... Vou tentar reformular hehehe...

Realmente as luzes são definidas como Standard (Padrão do 3dsMax e compatível com Mr e Vray) e, no caso do Vray, quando instalamos, temos as Vray Lights.

Geralmente utilizo luzes Standard com o padrão web de distribuição, com arquivos .ies, para simular Spots e outras lâmpadas especiais mas tenho percebido que já há algum tempo o próprio Vray possui uma luz chamada VrayIES mas ainda não tive tempo de realizar algum teste comparativo qualidade x velocidade entre estas duas opções.

Sei que as luzes VrayIES foram designadas especificamente para trabalhar com o Vray e certamente trarão algum benefício. Podem certamente proporcionar maior qualidade com menor tempo de render além de sombras mais suaves (tipo área) com menor acréscimo de tempo de render, mas ainda preciso testar as duas.

Gostaria de saber se alguém já realizou algum teste parecido comparando estes dois tipos de luzes?

Abraço e até mais!

Arthur Henrique - Arquiteto e Designer de Maquetes Eletrônicas http://www.designdemaquetes.com.br
Olá Darthpoh,

Eu não uso o vray há uns 8 anos. Faço tudo usando o mentalray. Então não posso te responder sobre os aspectos comparativos. O que eu sei é que normalmente outros renderizadores conseguem \"traduzir\" luzes e materiais que não são deles para os próprios. Assim, usando um material standard ou arch&design o vray traduz para o equivalente dele sendo vraymtl e o mesmo acontece com as luzes. Quando usamos as coisas padrão do vray evitamos esse \"passo\". Não me lembro bem, mas dá pra usar um arquivo ies numa vraylight? ou tem que usar uma photometric para tal? Se for isso aí tá explicado. Se não, vale um teste. Pode até ser que não mude nada em termos de qualidade, nem render.

abraços
Valeu Eduardo!

Não, as Vray Lights padrão não aceitam IES, somente a VrayIES aceita.

Mas acho que vale um teste, não? rs..

Abraço!
Realizei o teste da VrayIES comparando com a Photometric (Web) utilizando o mesmo arquivo IES para as duas situações.

Elaborei uma cena simples para testes, contendo 05 luzes (VrayIEs / Photometric) dispostas ao fundo. Tanto a VrayIES, quanto a Photometric utilizaram a mesma temperatura de cor (4000 K). Não há nenhuma outra fonte de luz na cena.

Utilizei também a Vray Physical Camera com as configurações idênticas em ambos os casos.

Para melhor entendimento, sugiro que verifiquem a última imagem, onde mostra um print da cena, neste caso a com Photometric, contendo também a configuração da câmera.

Foi utilizado neste teste o 3dsMax 2014 com o Vray 2.40. O computador utilizado neste teste é um Core i7 2600K com 16 GB DDR3 de memória e placa de vídeo Nvidia GTX 460.

Obs: Notei que as imagens com Photometric estão com a coloração diferente da com VrayIES. Pode ser que há alguma divergência entre as escalas Kelvin utilizadas na Photometric e VrayIES. Qual seria a correta? Fica aqui a pergunta... ;)

[*] Na primeira imagem está a cena com o VrayIES. Nota-se, que a temperatura de cor exibida nesta imagem é mais clara do que as imagens abaixo, que estão utilizando a Photometric. Nota-se também que a sombra está dura, não apresentando nenhum tipo de suavização. Nas configurações da VrayIES não há nenhum tipo de ajuste de qualidade das sombras, nem opção para ativar Area Shadows.

[*] Na segunda imagem é apresentada a imagem com a luz Photometric (Web). Nesta imagem deixei desabilitado a opção Area Shadows, portanto a sombra permanece dura como pedra hehehe...

[*] Já na última imagem liguei a opção Area Shadows e (Uau!) as sombras ficaram realistas, ficando suavizada e mais fraca ao longo de seu comprimento, mesclando-se com o chão. Nota-se também que com esta opção ligada a imagem deu uma leve escurecida em alguns locais, pois as sombras são calculadas e distribuídas com maior precisão, aumentando a qualidade geral da imagem bem como aumentando, um pouco, o tempo de render.

No princípio acreditava que estas duas opções, VrayIES e Photometric, fossem equivalentes em termos de qualidade mas os testes que realizei deixaram claro que a Photometric possui uma versatilidade e uma maior variedade de controles ao usuário, esteja ele utilizando Mental Ray ou Vray, além de poder oferecer qualidade superior de sombras com a opção Area Shadows, com o custo de um tempo de render um pouco maior.

Espero ter ajudado alguém com este tópico.

Ah, e se alguém souber me responder qual temperatura de cor é a correta (VrayIEs ou Photometric), compartilhe aqui com agente! ;)

Abraço galera!

Até mais!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138565

Últimos membros registrados: Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1111, sendo 9 membro(s) e 1102 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, mauricio prisco, SERPA, Luana Chen, Pedro, Antonio Jorge, JMDesign, Fernando Cunha, Alexandre Longo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.