Realizei o teste da VrayIES comparando com a Photometric (Web) utilizando o mesmo arquivo IES para as duas situações.
Elaborei uma cena simples para testes, contendo 05 luzes (VrayIEs / Photometric) dispostas ao fundo. Tanto a VrayIES, quanto a Photometric utilizaram a mesma temperatura de cor (4000 K). Não há nenhuma outra fonte de luz na cena.
Utilizei também a Vray Physical Camera com as configurações idênticas em ambos os casos.
Para melhor entendimento, sugiro que verifiquem a última imagem, onde mostra um print da cena, neste caso a com Photometric, contendo também a configuração da câmera.
Foi utilizado neste teste o 3dsMax 2014 com o Vray 2.40. O computador utilizado neste teste é um Core i7 2600K com 16 GB DDR3 de memória e placa de vídeo Nvidia GTX 460.
Obs: Notei que as imagens com Photometric estão com a coloração diferente da com VrayIES. Pode ser que há alguma divergência entre as escalas Kelvin utilizadas na Photometric e VrayIES. Qual seria a correta? Fica aqui a pergunta... ;)
[*] Na primeira imagem está a cena com o VrayIES. Nota-se, que a temperatura de cor exibida nesta imagem é mais clara do que as imagens abaixo, que estão utilizando a Photometric. Nota-se também que a sombra está dura, não apresentando nenhum tipo de suavização. Nas configurações da VrayIES não há nenhum tipo de ajuste de qualidade das sombras, nem opção para ativar Area Shadows.
[*] Na segunda imagem é apresentada a imagem com a luz Photometric (Web). Nesta imagem deixei desabilitado a opção Area Shadows, portanto a sombra permanece dura como pedra hehehe...
[*] Já na última imagem liguei a opção Area Shadows e (Uau!) as sombras ficaram realistas, ficando suavizada e mais fraca ao longo de seu comprimento, mesclando-se com o chão. Nota-se também que com esta opção ligada a imagem deu uma leve escurecida em alguns locais, pois as sombras são calculadas e distribuídas com maior precisão, aumentando a qualidade geral da imagem bem como aumentando, um pouco, o tempo de render.
No princípio acreditava que estas duas opções, VrayIES e Photometric, fossem equivalentes em termos de qualidade mas os testes que realizei deixaram claro que a Photometric possui uma versatilidade e uma maior variedade de controles ao usuário, esteja ele utilizando Mental Ray ou Vray, além de poder oferecer qualidade superior de sombras com a opção Area Shadows, com o custo de um tempo de render um pouco maior.
Espero ter ajudado alguém com este tópico.
Ah, e se alguém souber me responder qual temperatura de cor é a correta (VrayIEs ou Photometric), compartilhe aqui com agente! ;)
Abraço galera!
Até mais!
Arthur Henrique - Arquiteto e Designer de Maquetes Eletrônicas
http://www.designdemaquetes.com.br