Então João, se for mesmo a questão da ordem-dos-vertices (tipo, sabe quando a gente seleciona um vertice e aparece lá \"Vertex \'n\' Selected\", etc..), até onde eu sei, não dá pra dizer q \'tal vertice\' vai ser o vertice 1 e outro vai ser o vertice \'n\'.. E, até onde eu pude entender das loucuras (na verdade, estudos altamente sóbrios, mas à cuja matemática eu não tenho o nível pra compreender alem de um patamar que seria muito raso..) q lí disso, é devido ao processo de \'meshing\' (a construção do elemento 3d a partir de vertices, etc..), pra construir o objeto 3d, existe meio q uma \'ordem matemática\' dos vertices, e varios niveis de representação do model meio q dependem dessa \'ordem matemática\' dos vertices (\"do meshing\") pra serem objetos \'matematicamente concebíveis\'.. etc..
(e esse problema é, especialmente sensível na modelagem de \'solidos\', em CAD.. (na verdade era, na epoca dos artigos e eu li sobre o assunto XDD), hoje em dia, algumas modalidades de modelagem, principalmente em CAD (onde se vai mandar o arquivo pra uma máquina extrudir/cortar/imprimir3d, etc..) tentam evitar de usar esse tipo de ordenamento, pelo menos até certo ponto... O Groboto e todos os sistemas de modelagem por informação (uma informação vetorial 2d concatenada com outras informações, que diriam em conjunto a totalidade \"do que é\" o formato do objeto, o parametro é definido pela questão geometrica(matemática) de cada distancia..), isso a gente pode chamar de \'BIM\' (\"Building Information Model\")..
(essa \'informação\' é o \"como o cara vai modelar\", e o \'model\' vai ser uma representação \"parametrica\" do que é a informação.. Ou seja.. A modelagem \'BIM\' é de raíz \'Parametrica\' (digamos que, de maneira toscamente-resumida, o formato é a informação, e as grandezas são os parametros.. E isso vai construir o mesh de maneira diferente (\"diferente\" e não melhor de fato em todas as situações.. Apesar de q certamente seria de grande ajuda em várias situações..)...)
(Um programa q lembro de ter ouvido falar bastante bem pra questões arquitetônicas, e também da questão de \'BIM\', é o Archicad..)
(Por exemplo, dominando-se essa questão, se é (se seria) perfeitamente possível de construir um model 3d de uma construção, automaticamente, apenas com splines com as medidas em escala (poderia aplicar o ordenamento construindo um model 3d a partir de um desenho vetorial, dizendo o ordenamento da construção do model 3d..)(ex: se eu dominasse essa questão, eu poderia facilmente fazer um importer de DWG pra importar e gerar um model, automaticamente (*ou quase, vc dizendo qual desenho seria o chão, e qual spline seria a altimetria, etc..), de uma construção)
Esse problema de meshing, se for isso mesmo, é uma questão meio q antiga do CAD.. E, realmente, é coisa pra quem for gostar mais de uma matemática de nivel superior mesmo, etc..
Ou seja, o ordenamento dos vertices é devido à propria construção matemática do objeto tridimensional.. (dá pra explicar isso muuuiito bem.. mas é dificil só de entender, imagina de ter a confiança pra explicar, etc..)..
Mas.. Se for o caso de um plane de 4 vertices, talvez vc possa até girar e reescalar o elemento, pro vertice 1 ficar no lugar q vc quer =D... xd pensei nisso agora :)..
Mas vc n vai precisar de mudar o ordenamento dos vertices pra quase nada realmente.. No 3ds.. Principalmente pra uma coisa como por uma porta em qualquer objeto... Caso vc tenha dificuldades de modelar esse tipo de coisa (a abertura duma porta) dá um toque, isso é bem facinho e tem varias maneiras de fazer..)
@edit: Mas vejam bem aí também q eu n to entendendo bem ainda a questão (o âmago da questão, ou o q o amigo ta querendo fazer de fato, etc..).. Primeiramente pensei q o \'mudar de lugar\' fosse mudar a posição XYZ do vertice-no-mundo, e depois pensei mais um pouco e pensei q fosse essa questão de ordenamento de vertices (\"dizer q, \'daqui-pra-frente\' o vertice 1 é o 2, e vice-versa\").. Que é questão q, pra quem modela, nem deveria ser muito pensada mesmo... Isso é coisa mais pra meio q quem programa o autocad e 3ds XDDD... Apesar de q seria ótimo de compreender e tal :)... (mass.. não daria pra explicar assim tão diretamente.. Isso envolve umas formulas realmente de alto-nivel-de-matemática..).. (e de programação e matemática orientada ao 3d mesmo, q, como o João disse, e se vc mudasse alguma coisa, colapsasse alguns vertices pra um só, ou desse weld, ou cut, etc..? com certeza iria destruir esse ordenamento.. Então, até por essas questões logisticas, não é o mais propício pensar em mudar o ordenamento dos vertices no meshing..)..
@edit: Talvez vc esteja pensando nas coisas de uma maneira mais dificil mesmo... Isso é normal quando a gente gosta muito de uma coisa (uma musica q fala bem sobre isso é aquela \"Quem Ama Desespera\" do Boogaloo Combo (vou por essa musica no Youtube daqui uns dias xd..)... A gente sempre pensa nessas coisas como \'grandiosas\' ou mais difíceis do que seriam... Isso acontece pq a gente tá vendo as coisas dos \'angulos\' equivocados (a gente pode abordar os problemas, ou cogitar soluções, de maneiras equivocadas, e, a matemática é como uma mãe-malvada, ou como um anjo-vingador, qualquer vacilo q a gente dê com uma Verdade matemáticamente definida, vai crescendo e crescendo sempre (o erro vai se tornando cada vez mais evidente)... Lembro q meu sádico professor de matemática ginasial havia dito q a expressão de um erro vai sempre crescer... E isso me lembrou da frase q diziam q \"a mentira tem perna-curta\"... Ou seja, nesse tipo de situação/alegoria, \'o erro\' (que, matematicamente equivale à \'mentira\') vai, em pouco tempo (ou as vezes não, mas, geralmente), distoar tanto da verdade que qualquer um vai o perceber como erro realmente... Mas esse ordenamento é mesmo definido pela construção automática do elemento.. então o melhor é nem pensar mesmo no ordenamento dos vertices (até importando um objeto esse ordenamento vai poder mudar..)..
@edit: No q eu disse \'pro João\', seria pra comentar e tal, mas tudo aqui serve pro colega q criou o tópico e tal.. Diretamente dirigido pro João foi mais o comentário do primeiro paragrafo... Mas todo mundo sabe ler bem aqui :).. N precisaria dizer q tal paragrafo é \"@João\" e o outro é \"@Lando\".. Acho q a distinção não é muito direta (ambos poderiam ler) mas a mensagem tem pertinencia suficiente pra ser entendída pelo Lando :)..... (:3... XD... =D)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..