Olá,
Resposta do André.
Oi, tudo bem?
Veja só, se você pegar uma câmera real, acender todas as luzes da sua casa, ir para o lado de fora num dia de sol forte e fotografar, vai acontecer exatamente a mesma coisa, o interior da casa ficará escuro como se as luzes estivessem apagadas.
As câmeras reais e virtuais não simulam o olho humano, que altera a exposição rapidamente conforme a área que está focando, a exposição é fixa em cada foto ou Frame do filme, portanto, se tem uma área muito iluminada e outra pouco iluminada, terá que escolher qual área deseja privilegiar na foto.
Se escolher privilegiar o interior, todo o exterior ficará completamente estourado, completamente branco devido a alta intensidade do sol, então, o correto é ajustar a exposição para a intensidade do exterior e o interior ficará escuro como acontece em qualquer foto real.
Agora, imagine a situação de um dia bem nublado ou então um final de tarde, quando o sol está bem mais fraco, neste caso a exposição ajustada para o exterior ficará mais próxima da exposição adequada para o interior, que tem luzes artificiais muito mais fracas que o sol, assim, as luzes no interior ficarão visíveis, mas num dia de sol forte não.
Se você pegar a câmera que está com a exposição configurada para o exterior com sol forte e colocá-la no interior do ambiente, a intensidade das luzes artificiais é muito mais fraca que a intensidade do sol e tudo ficará escuro mesmo, pois a exposição está ajustada para a luz forte do sol.
Então, basta teclar 8 para abrir a janela do Environment ou então acessar o menu Rendering > Environment e alterar o valor do EV no Exposure Control.
O EV (Exposure Value) indica a exposição da câmera, valores altos (próximos de 15) são usados em situações de iluminação muito intensa, como numa foto externa num dia de sol forte, conforme a intensidade da iluminação vai diminuindo, também tem que diminuir o EV para deixar passar mais luz na câmera e a foto não sair escura, então, com valores mais baixos as luzes artificiais aparecem normalmente, mas as áreas iluminadas pelo sol ficarão bem intensas, é com o balanço correto da exposição que você obtém uma boa foto.
Veja que no início do menu do Exposure Control tem uma lista de Presets que você pode usar para se guiar, então, tem valores padrões para fotos externas de dia e de noite, assim como fotos internas de dia e de noite.
Estes Presets são apenas valores sugeridos, pode ser maior ou menor conforme a situação de iluminação da sua cena, mas é uma boa base para iniciar.
Em fotos noturnas internas ou externas o EV ficará bem menor do que em fotos diurnas internas ou externas, e fotos diurnas internas terão EV bem menor do que fotos diurnas externas.
Na janela do Exposure Control tem um quadro de Preview que ajuda muito no início, selecionando a vista de câmera e clicando no Render Preview você verá a miniatura da imagem no quadro e poderá ajustar o EV vendo em tempo real o resultado para chegar mais facilmente no valor adequado.
Aproveite e faça outro teste, mude o horário do Daylight para próximo do final de tarde, quando o sol está no horizonte e renderize a sua cena sem alterar mais nada.
Estando com a mesma exposição de antes, ou seja, o mesmo EV, a imagem ficará muito escura, então, terá que diminuir o EV para clarear e ao fazer isso as luzes Photometrics no interior vão começar a aparecer, quanto menor for o EV, mais as luzes artificiais vão aparecer.
Abraços e tudo de bom.