Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
isac vitor   curitiba - PR
Alexandro   Cascavel - PR
An3dre   Araras / SP - SP
Rafa Gare   São Paulo

Portfólios Ver Mais

Fabio Mensen   São Paulo - SP
Marcelo Guarrata   Maringá - PR
Antonio   Campinas - SP
luis martins   Viana do Castelo Portugal - AC

COMO TRABALHAR COM COTAS NO MAX ? ( Exportar para CAD )

Por: anonymumm  

Em: 02/12/2015 12:00

Viva,

Um amigo meu que costuma usar FUSION para desenhar cozinhas perguntou-me se podia trabalhar com cotas e medidas exactas no 3D studio max ? De que forma é possível por exemplo construir uma divisão com paredes e chão e colocar milimetricamente os diferentes módulos entre eles respeitando o projeto do arquiteto e conseguir entregar no final alem de um render, um ficheiro com um formato que permita fabricar os móveis numa carpintaria com medidas reias e que possam ser exportadas num CAD ou num Solid works para eventuais correções ?

Obrigado

J
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Sim e nao rsrs precis entender que o 3ds Max é um programa artistico diferente do AutoCAD que é um programa tecnico. Porem existem maneiras de usar medidas precisas no 3ds max, mais veja todo desenho no max sai atravez de imagem ou video e como saber se é 100cm ou 105cm só olhando uma imagem ou video? Essa é a questao[:)], ou seja, ilustração visual e artistica e nao tecnica!
Brother,

Assim que você abrir o Max a primeira coisa que vai precisar fazer é ir em :
Preferences > Unity Setups
* Troca sua unidade de medida para metros ou centímetros, escolhe oque você prefere trabalhar.
Clica em ok e ja era essa parte.

Ai se no caso você quiser fazer uma planta baixa vai em:
Create > Shapes > Retangle
* Escolhe a ferramenta retangulo e faz um de qualquer tamanho.

Depois de criar o retângulo de qualquer tamanho ai vai em:
* Aba Modify e altera os valores de Width (largura) e Height (Altura) pros tamanhos que você precisa.

Provavelmente você vai precisar converter em editable path depois pra fazer outros pedaços mas acho que dai em diante vc ja deve ter noção rs.
Atenciosamente Tom Martins 3D Generalist/ Corporate Designer / Web Designer www.sowlab.com.br [email protected]
Obrigado Tom...

Tenho feito isso ate agora mas a partir do momento em que o objeto já não é uma box e foi convertido em Poly ou Mesh! Ardeu !

Precisava de poder continuar a cena e dizer precisamente ao cliente...este componente mede X cm e não dizer : - « Este tampo tem +/- 200 cm ! »

:(

Nao havera forma de recuperar o projeto ou parte dele para outro programa e tirar cotas milimétricas ?

:)

AVE

HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Carinha quando você trabalha com medidas , e precisar converter em poly ou mesh.

NÃO FAZ ISSO USANDO Botão direito > Convert to > Editable Poly

Usa o modificador Editable poly da lista de modificadores, assim você ainda consegue ficar com as utilidades dos shapes e editar o poly quando precisar.

Eee no caso de ser mesmo necessário converter em editable poly com o botão direito oque você tem que fazer é utilizar os campos de navegação (olha a imagem que anexa).

por la você pode especificar por exemplo Eixo X = -20cm (só digita -20cm)
e ele vai diretamente pro ponto -20cm do eixo X da sua view port. Ouu você pode marcar aquela primeira caixinha, com ela marcada, você vai fazer a mesma coisa, só que agora ele não vai mover pro valor da view port e sim do seu objeto ou seja, independente de onde ele estiver, você vai fazer ele se mover X -20 cm.

Agora se você quer medidas, pode utilizar o helper > Taper na aba de Helpers
Atenciosamente Tom Martins 3D Generalist/ Corporate Designer / Web Designer www.sowlab.com.br [email protected]
Vc pode fazer os moveis modulados rigados (vc pode variar a largura de um armário por exemplo, sem que a grossura de nenhuma tabua seja alterada, etc, etc..).. Vc pode articular de uma maneira, com rig ou script por exemplo, de maneira a manusear apenas boxes pra cada tabua individual, e então dessa maneira fica muito mais fácil medir tabuas individuais ou o movel inteiro..Ou outras maneiras ai..

Eu mesmo já me deparei com esse problema, fazendo móveis... No caso, eu criava um box com a profundidade e grossura da tabua, convertia pra editable poly e ia clonando ela girando e movendo as faces pra prolongar a tabua, etc.. mas nunca mexendo na grossura da tabua.. e então ia fazendo o movel assim (pelo menos as partes com essa espessura de madeira, etc..)..

Mas evidentemente q mesmo eu sabendo q as tabuas q eu fiz no editable poly têm a mesma espessura, eu não teria mais noção nenhuma da profundidade ou largura, pq os elementos do objeto já deixaram de ser (ou nunca foram) box (onde vc pode ver as medidas).. No meu caso eu gosto de fazer o movel \'tabua a tabua\' (e n fica difícil de fazer n..), o q facilita bastante pra esse tipo de processo q eu concebi pra resolver essa questão..

No caso, pra vc criar um móvel lá, qualquer móvel criado por tabuas, q seja ortogonal, tipo armários, gaveteiros, etc.. (coisas q n tenham diagonais ou curvas.. (isso ia abranger outro nível de matemática, etc.. mas daria tbm...))... Vc cria um box pra ter de base, com a profundidade e espessura da sua madeira.. Aí então transformando esse box pra editable poly, vai clonando o elemento e movendo as faces pra compor o móvel...

Vc no caso desse exemplo deve criar os moveis \'retos\' (sem estar girado 45 graus, etc...)..

E então, pra medir peça a peça, vc faz um script assim (n se intimide com a questão do script, até pq mesmo se for difícil, vc pode tentar varias vezes, mas só precisa conseguir uma =D..)..:
Passos do script:
-O script cria um Array (um conjunto) de todos os vértices do objeto, com as coordenadas deles..
-(o script) Vai decompor todos os elementos do objeto (cada \'tábua\' (cada elemento) vai se tornar 1 objeto independente (como dar, automaticamente, detach em cada peça pra um objeto separado)..).. Pra isso vc pode pegar trechos de scripts tbm pra facilitar, no ScriptSpot =D.. (foi o q eu fiz, pra \'explodir\' os elementos e etc..)..
-E vai criar arrays individuais dos vértices de cada peça..
-Tem funções (\"logico-matemáticas\") interessantes pra isso chamadas Amin e Amax... min é o menor valor dentro do array, e max é o valor mais alto...
-No caso, a dimensão total do móvel, pra qualquer direção vai ser, levando se em consideração o primeiro array de vértices (antes do móvel ser decomposto tabua a tabua): (Amax-Amin), ou seja, o valor máximo menos o valor minimo..

Por exemplo, se a minha tábua começa no -2 e termina no +4, isso pra qualquer direção, subtraindo-se, do valor mais alto, o valor mais baixo (Amax-Amin), posso determinar que a minha tábua mede \'6\' nessa direção (X, Y ou Z, no caso cada dimensão separadamente), pois 4 menos(menos) 2 é igual é 6 (obs: lembrando q \'menos com menos dá mais\')... Se a minha tábua começa no 8 e termina no 24, (24-8), a minha tábua mede \'16\'... :)... isso pra qualquer sentido...

Perceba q isso só faz sentido se o móvel estiver \'reto\', se o móvel estiver enclinado a medição envolveria trigonometria o q daria pra fazer quase igual mas ia ter q ter umas formulas aí q eu n sei... mas aí é só fazer o móvel sem estar rotacionado em Z q já era...

-As dimensões das peças individuais são a mesma coisa q com a comparação dos vértices do móvel total.. só q pra cada peça (a array de cada peça já separada..)..

-Então no caso, vc pode passar esses valores pra tela, pra vc ver, e pode também gerar um arquivo de texto com os valores das peças individuais.. aí vai da necessidade.. etc..

-Pra facilitar também, vc pode fazer com que o script centralize todos os pivots das tabuas, e gere boxes com as medidas das tabuas, centralize os pivots desses boxes e alinhe com as peças individualmente, e então vai ter \'ripado\' as peças pra boxes, com as medidas exatas..

@edit: No caso pra mostrar \'cotas\' (distancias entre cada coisa e outra, etc..) tem plugins específicos pra isso, tem uns gratis e tem uns melhores mas são meio caros mas muito bons.. pesquisa essa questão de medição e cotas no ScriptSpot...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Resposta do Andre.
---------------------------

Oi, tudo bem?

É possível trabalhar com medidas precisas no 3ds max, mas não é tão prático quanto um programa de CAD, para criar cotações visíveis na renderização precisa utilizar algum Script, pois o 3ds max é um programa artístico e não um programa de CAD.
Normalmente os projetos são desenhados ou até modelados em 3D em programas de CAD para depois exportar para o 3ds max, onde poderá obter uma visualização tão realista quanto uma foto ou então fazer uma animação com qualidade de cinema.

Na área de maquete eletrônica, por exemplo, é comum desenharem a planta baixa no AutoCAD e importar este desenho no 3ds max para modelar a maquete em 3D com base na referência do desenho, assim, pode usar Snaps para \"pegar\" nas linhas do desenho e gerar o modelo 3D facilmente com a mesma precisão do desenho.
Isso serve para coisas mais simples como arquitetura, mas ficaria difícil usar este esquema para modelar o motor de um avião com precisão, por exemplo.

Se quiser, até pode desenhar a planta baixa com precisão no 3ds max, mas demoraria muito mais do que no AutoCAD, porque o 3ds max não é tão prático para isso como o AutoCAD ou qualquer outro programa de CAD.

Cada área tem suas peculiaridades e os programas são feitos para atender estas particularidades, portanto, o 3ds max não gera relatórios e nem tem saída para impressão para poder imprimir uma planta do projeto ou coisa parecida, isso são funções de programas de CAD.
Por outro lado, programas de CAD não geram animações foto-realistas, não tem os recursos de luzes, texturização e materiais dos programas artísticos, então, cada um é bom na sua área.

O 3ds max é o programa 3D artístico mais usado por arquitetos, engenheiros e desenvolvedores de produtos, pois é o que oferece maior compatibilidade com programas de CAD e desde as primeiras versões é usado para visualizar projetos com realismo, mas o projeto em si normalmente é criado em um programa de CAD.

Abraços e tudo de bom.
Obrigado a todos pelas vossas respostas mas como receava, trabalhar com cotas torna se um pouco « complexo » no max.
Vou continuar a fazer como faz Sreamingfox : Trabalhar numa box com as cotas grosseiras do objeto e desenvolver dentro dessa margem virtual...

carpe diem
olá...
entendi...mas seria muito mais prático se fizesse o 2d no auto cad e somente após isso..exportar para o max..e com uma agilidade bem maior..elaborar a modelagem..no max...falo por experiencia própria...sem falar que a elaboração do 2d no cad muitas vezes evitam erros...e se for uma planta que venha a existir paredes curvas ou angulares...não faz diferença se ja levar isso organizado em 2d...para a modelagem no max...sem necessidade de ficar procuando blocos..ou ficar rotacionando..aproximando pra fazer ligação entre módulos..nada disso..o processo é quase automático...mas vou dizer algo pessoal...se precisar extrair detalhes executivos...é bem mais produtivo...(elaborar tando 2d como 3d e usar o max apenas para render...)
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Então... pensei nisso esses dias tbm.. xd..

No caso q eu e o annonymumm tava falando, da questão de simplesmente \'desenhar\' o ambiente com as proporções (não a medida,mas o desenho/formato) exatas (ex: um desenho exato porem sem indicação de medidas), mas sem se preocupar com as medidas (e depois fazer uma \'regra-de-trés\' pra deixar praticamente (mesmo) com a medida correta)... Acho q dá pra fazer um script facinho pra fazer a \'regra de 3\' automaticamente... Pensei assim (as etapas do script):

(No caso, é necessário ter a distancia de uma única parede.. ou seja vc precisa saber a medida de pelo menos uma parede na planta original, ou construção (no caso, pra vc fazer a construção, realmente muito ou perfeitamente exata de medidas, vc necessita da medida de 1 parede e do desenho da construção =D..).. no caso, se vc tiver o desenho mas n tiver as medidas vc vai ter q medir uma parede..)

Então seria assim... O script ia calcular a medida (o comprimento) de uma linha q o usuario deixar selecionada no objeto (uma edge q represente a distancia de uma parede (ex: uma linha da base ou topo de uma parede.. etc..), e então ia guardar esse valor aí.. Teria uma janelinha tipo com um campo pra vc digitar o valor real da medida da parede... Então, o script ia comparar os 2 valores, e dizer q 1 valor é X porcento do outro.. E então, deixar essa proporção como o valor de Scale do objeto (por exemplo, se a medida é 20% da medida real, a escala do objeto vai estar em 20% (sem reescalar, só vai mudar a escala que é o objeto (é, de fato vai mudar a escala, mas sem alterar o objeto xd (ex: mudar a escala só no pivot é basicamente isso xd..))

(esquisito de entender essa ultima frase, mas assim, se eu re-escalar apenas o pivot, o objeto vai dizer q tá com essa escala, muito embora o objeto em sí não tenha sido mudado de tamanho (dessa maneira o usuario vai poder simplesmente linkar todos os objetos da cena e reescalar a construção pra 100% =DDD...)..

@edit: Mas isso só vai poder ser aplicado em plantas tecnicamente bem desenhadas XDDDD hehehehe.... (q eu já ví umas \'plantas\' aí, principalmente de clientes de loja de moveis.. q o arquiteto foi meio q mentiroso, ou, inclusive o mais provável, q a construtora meio q \'reduziu umas medidas\' XDDD...).. Mas, e isso é realmente bastante sensato de fato: Caso vc tenha o desenho certinho, vc precisa de UMA só medida pra saber as medidas de todo o resto...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1213, sendo 4 membro(s) e 1209 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, Ronson, Frederico Wagner N. R., gustavovladson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.