Vc pode fazer os moveis modulados rigados (vc pode variar a largura de um armário por exemplo, sem que a grossura de nenhuma tabua seja alterada, etc, etc..).. Vc pode articular de uma maneira, com rig ou script por exemplo, de maneira a manusear apenas boxes pra cada tabua individual, e então dessa maneira fica muito mais fácil medir tabuas individuais ou o movel inteiro..Ou outras maneiras ai..
Eu mesmo já me deparei com esse problema, fazendo móveis... No caso, eu criava um box com a profundidade e grossura da tabua, convertia pra editable poly e ia clonando ela girando e movendo as faces pra prolongar a tabua, etc.. mas nunca mexendo na grossura da tabua.. e então ia fazendo o movel assim (pelo menos as partes com essa espessura de madeira, etc..)..
Mas evidentemente q mesmo eu sabendo q as tabuas q eu fiz no editable poly têm a mesma espessura, eu não teria mais noção nenhuma da profundidade ou largura, pq os elementos do objeto já deixaram de ser (ou nunca foram) box (onde vc pode ver as medidas).. No meu caso eu gosto de fazer o movel \'tabua a tabua\' (e n fica difícil de fazer n..), o q facilita bastante pra esse tipo de processo q eu concebi pra resolver essa questão..
No caso, pra vc criar um móvel lá, qualquer móvel criado por tabuas, q seja ortogonal, tipo armários, gaveteiros, etc.. (coisas q n tenham diagonais ou curvas.. (isso ia abranger outro nível de matemática, etc.. mas daria tbm...))... Vc cria um box pra ter de base, com a profundidade e espessura da sua madeira.. Aí então transformando esse box pra editable poly, vai clonando o elemento e movendo as faces pra compor o móvel...
Vc no caso desse exemplo deve criar os moveis \'retos\' (sem estar girado 45 graus, etc...)..
E então, pra medir peça a peça, vc faz um script assim (n se intimide com a questão do script, até pq mesmo se for difícil, vc pode tentar varias vezes, mas só precisa conseguir uma =D..)..:
Passos do script:
-O script cria um Array (um conjunto) de todos os vértices do objeto, com as coordenadas deles..
-(o script) Vai decompor todos os elementos do objeto (cada \'tábua\' (cada elemento) vai se tornar 1 objeto independente (como dar, automaticamente, detach em cada peça pra um objeto separado)..).. Pra isso vc pode pegar trechos de scripts tbm pra facilitar, no ScriptSpot =D.. (foi o q eu fiz, pra \'explodir\' os elementos e etc..)..
-E vai criar arrays individuais dos vértices de cada peça..
-Tem funções (\"logico-matemáticas\") interessantes pra isso chamadas Amin e Amax... min é o menor valor dentro do array, e max é o valor mais alto...
-No caso, a dimensão total do móvel, pra qualquer direção vai ser, levando se em consideração o primeiro array de vértices (antes do móvel ser decomposto tabua a tabua): (Amax-Amin), ou seja, o valor máximo menos o valor minimo..
Por exemplo, se a minha tábua começa no -2 e termina no +4, isso pra qualquer direção, subtraindo-se, do valor mais alto, o valor mais baixo (Amax-Amin), posso determinar que a minha tábua mede \'6\' nessa direção (X, Y ou Z, no caso cada dimensão separadamente), pois 4 menos(menos) 2 é igual é 6 (obs: lembrando q \'menos com menos dá mais\')... Se a minha tábua começa no 8 e termina no 24, (24-8), a minha tábua mede \'16\'... :)... isso pra qualquer sentido...
Perceba q isso só faz sentido se o móvel estiver \'reto\', se o móvel estiver enclinado a medição envolveria trigonometria o q daria pra fazer quase igual mas ia ter q ter umas formulas aí q eu n sei... mas aí é só fazer o móvel sem estar rotacionado em Z q já era...
-As dimensões das peças individuais são a mesma coisa q com a comparação dos vértices do móvel total.. só q pra cada peça (a array de cada peça já separada..)..
-Então no caso, vc pode passar esses valores pra tela, pra vc ver, e pode também gerar um arquivo de texto com os valores das peças individuais.. aí vai da necessidade.. etc..
-Pra facilitar também, vc pode fazer com que o script centralize todos os pivots das tabuas, e gere boxes com as medidas das tabuas, centralize os pivots desses boxes e alinhe com as peças individualmente, e então vai ter \'ripado\' as peças pra boxes, com as medidas exatas..
@edit: No caso pra mostrar \'cotas\' (distancias entre cada coisa e outra, etc..) tem plugins específicos pra isso, tem uns gratis e tem uns melhores mas são meio caros mas muito bons.. pesquisa essa questão de medição e cotas no ScriptSpot...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..