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tem que saber usar o 3ds para ingressar no mercado de maquete ?

Por: wams  

Em: 22/12/2015 18:08

Tenho muito facilidade de modelar e texturizar no maya, tentei usar o 3ds só que meio que não gosto muito, é obrigatório usar o 3ds max para ingressar no mercado de maquete ???

só que o maya tem um defeito de arquivos autocad ele não reconhecer bem
Para maquete o max é mais rápido e prático (eu acho). Mas o cliente quer resultado e não quer saber como você chegou lá.
Concordo com o byboca.
Olá,

Abaixo vou colar a resposta do André.

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Oi, tudo bem?

O 3ds max desde o início foi direcionado para funcionar como plataforma de animação e visualização realista para as áreas de Design, sem deixar de oferecer ótimos recursos para animação de personagens, entretenimento e Games, tanto que é o programa mais usado na produção de Games.
Já o Maya sempre foi direcionado para cinema, tem ótimos recursos para integração com Live Motion que no Max depende de Plug-ins, tem simulador de fluidos nativo, desde as primeiras versões veio com o Mental Ray integrado.

Então, apesar dos dois programas serem parecidos e obterem o mesmo resultado na maioria das situações, tem certas situações que um é bem mais indicado do que o outro pelas facilidades que oferece.
Se você olhar para o mercado de cinema, o Maya está presente sempre e raramente verá o 3ds max, mas se olhar para as áreas de Design e engenharia, o 3ds max sempre vai estar presente e o Maya raramente aparecerá.
Não é somente pela importação nativa de DWG, mas também a integração com o Revit, o trabalho com Layers, a imensa quantidade de biblioteca de arquitetura exclusiva para o 3ds max, a quantidade de renderizadores simples de usar e realistas, por exemplo, o Iray está no 3ds max desde que foi lançado e só agora chegou no Maya, mas o Maya tem o Arnold que é usado em cinema e o Max ainda não tem, sem contar os Plug-ins e Scripts voltados para arquitetura, a facilidade de trabalhar com precisão e escala, entre outros.

Portanto, nada impede que use o Maya ou qualquer outro programa 3D para criar maquetes, apenas será muito mais difícil, trabalhoso e burocrático do que usando o 3ds max.

Antigamente os programas 3D eram bem diferentes uns dos outros, mas atualmente quem trabalha bem em um programa 3D só precisa de um período de adaptação para migrar para outro, claro que vai levar anos para ter experiência, mas a migração é simples porque os processos são sempre os mesmos em todos os programas, a técnica é a mesma em qualquer um, só muda o nome e a lógica para usar a ferramenta, as vezes nem a lógica muda.
O único programa que é um pouco mais complexo porque oferece certos recursos que os outros não oferecem é o Houdini, pois ele sempre está um passo na frente do resto.

Abração e tudo de bom.
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

André Vieira: olá André! tudo bem? Parabéns pelas suas ótimas e brilhantes explicações. Todas sempre muito bem detalhadas e muito bem comentadas.

Parabéns!

Abraços e sucesso.

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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Um programa mais simples de modelar é o Sketchup, que tem a versão gratuita e existe o vray para ele. Eu já fiz trabalhos muito bons com esse programa e já vi outros também muito bons que não perdem em nada para o Max se você souber usá-lo.

O Sketchup importa arquivos do AutoCad somente na versão paga.

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