Resposta do Andre
Oi, tudo bem?
Logo no início do menu das luzes Photometrics (Free Light) tem o grupo Light Distribuition (Type).
Ele exibe uma lista que conta com 4 opções.
A primeira opção é a Photometrics Web, que você usa para carregar um arquivo IES na luz, estes arquivos são criados medindo luzes reais em laboratório, então, são ótimos para reproduzir luzes com realismo.
Se quiser testar, na 3D1 tem vários arquivos IES para download: http://www.tresd1.com.br/recursos/ies
A segunda opção é a Spotlight para criar luzes direcionais com um facho definido igual as luzes spot convencionais.
A terceira opção é a Uniform Diffuse, ela faz a luz ser emitida apenas para um lado da geometria da luz, então, se criar uma luz retangular e habilitar o Uniform Diffuse, a iluminação será emitida apenas para um dos lados do retângulo, o mesmo vale para uma luz em forma de disco.
Provavelmente é esta opção que você está procurando para resolver o problema da sua luz refletindo no teto.
Mas note que, a opção Uniform Diffuse não pode ser usada com uma luz esférica, por exemplo, pois numa luz esféria a iluminação é emitida para todos os lados e o 3ds max vai mudar automaticamente a opção do Light Distribuition (Type) para Uniform Spherical.
A opção Uniform Spherical, que é a última da lista do Light Distribuition (Type) faz a iluminação ser emitida para todos os lados, portanto, quando definir a geometria da luz como esférica ou cilíndrica essa opção será aplicada automaticamente, com as demais luzes você pode escolher a opção que quiser.
Abraços e tudo de bom.