Oi pessoal, tudo bem?
Realmente o módulo de Render Real-Time do Mental Ray é o Iray, da mesma forma que o V-Ray RT é o Real-Time do V-Ray, mas como o Juliano disse, a Chaos é uma empresa que investe forte no V-Ray há 15 anos e sempre implanta novas tecnologias, então, desde a versão 3.4, se não me engano, tem o módulo híbrido do V-Ray RT que trabalha com a CPU e GPU ao mesmo tempo, conseguindo tempo de render ainda mais baixo do que apenas usando a GPU.
O vídeo que anexei é um comparativo publicado pela Chaos logo nos primeiros testes do módulo híbrido.
Pelo lado do Mental Ray, ele tem aceleração de AO pela GPU, como disse o Serpa, e no Max 2017 tem o Next GI, que é a aceleração do GI pela GPU, mas não é o GI do Final Gather, é o GI do Brute Force, então, não vale muito a pena porque é inviável usar Brute Force no Mental Ray.
É muito mais rápido renderizar com o Final Gather normalmente usando Diffuse Bounces.
O problema é que a Nvidia não investiu no Mental Ray desde que comprou a Mental Images, pois a Nvidia está interessada apenas no Iray, só que o Iray que vem com o Max é uma porcaria perto do Plug-in comercial Iray+ da Nvidia, então, acaba valendo mais a pena usar um render de terceiros como o V-Ray RT, Octane ou Redshift se quiser renderizar pela GPU.
O Corona é rápido, mas não é tão rápido quanto os renderizadores por GPU ou híbridos, pois ele trabalha apenas com a CPU igual o Arnold.
Em termos de velocidade o Redshift é disparadamente o mais rápido se tiver uma placa de vídeo moderna da Nvidia, pois ele só trabalha com CUDA, mas é híbrido nativamente, então, também utiliza as CPUs.
O Mental Ray ainda não foi descontinuado, ele está disponível para baixar de graça para o Max 2018 na Nvidia, o Link é este:
http://www.nvidia.com/object/nvidia-mental-ray-products.htmlA Autodesk resolveu retirá-lo do Max e do Maya para colocar o Arnold, pois eles tinham que pagar Royalties para a Nvidia e como compraram a Solid Angle com o Arnold, não precisam pagar mais nada.
Mas se a Nvidia tivesse investido forte no Mental Ray, ele seria muito mais usado e ficaria mais difícil para a Autodesk retirá-lo.
Para quem trabalha com maquete não tem escolha, só vale a pena usar o V-Ray, pois maquete precisa de produtividade e a única forma de conseguir produtividade é possuindo uma vasta biblioteca com objetos realistas e prontos para usar, nenhum renderizador tem isso, apenas o V-Ray.
Se levar em conta que em breve teremos o V-Ray na Unreal, não tem como não migrar para ele, pois a visualização Real-Time é a exigência da atualidade.
Em muitos casos já não vale mais a pena renderizar em 3D da forma convencional, pois consegue ótimos resultados em tempo real na Unreal Engine ou na Unity, agora até no Marmoset Toolbag.
Abração e tudo de bom.
André Vieira