Olá pessoal da 3d1... Boa tarde a todos!
woshngton: oi woshngton! Tudo bem? Este problema de noises ( manchas ) no seu render V-Ray, pode ser facilmente resolvido verificando, fazendo um \"pass\" de V-Ray Render Elements (Lighting, Global Illumination, Specular, Reflection e Refraction).
Olhando estes elementos do render, você pode rapidamente isolar e conferir os níveis de noise causados por cada obejeto 3d individualmente na sua cena 3d.
===========================================================================================
No render básico, as bordas dos objetos 3d aparecem limpas e definidas, o noise parece estar principalmente nos reflexos e sombras. No Primary Samples (AA) se encarregam de entender a geometria, texturas, profundidade e motion blur na cena. Enquanto o Secondary Samples, se encarrega de entender a iluminação, GI ( Global Illumination ), sombras, materiais, etc.
O Image Sampler (AA) já fez o que foi designado a fazer: deixar os detalhes da geometria (bordas dos objetos) limpos e definidos. Então, ao invés de utilizar um monte de Primary Samples (AA) adicionais para diminuir o noise, é melhor deixar os samples adicionais para o DMC Sampler (Subdivs dos Lights / GI / Material) para que ele possa operar corretamente a sua função: diminuir o noise na iluminação, sombras, GI, reflexões e refrações.
Agora, podemos começar a entender por que usar as configurações universais do V-Ray de 1 min e 100 max AA normalmente, não é o método mais eficiente de renderização, na verdade, nunca teve o propósito de ser o método mais eficiente.
OBS.: As configurações universais foram definidas para deixar o software acessível para pessoas que \"NÃO\" se importam com a otimização do render ou não querem aprender como o V-Ray realmente funciona.
É apenas uma forma de colocá-lo no \"piloto automático\" e isto é péssimo para um artista gráfico. Essa configuração permite ao usuário controlar a qualidade do render mexendo em apenas um item, o noise threshold!.
** Se um render tem muito noise, apenas diminua o valor do noise threshold, e o V-Ray continuará emitindo Primary Samples (AA) na cena até atingir o noise threshold desejado, garantindo um render \"bom\" mesmo com uma compreensão mínima do seu funcionamento.
Mas essa opção normalmente não será tão limpa e rápida quanto poderia, se você tirasse um tempo para entender de fato o processo e equilibrar o Image Sampler e o DMC Sampler de acordo com os requisitos de cada cena.
Só para deixar claro. Usando alguns truques, é possível reduzir o tempo de render com apenas uns pequenos ajustes na quantidade de noise.
==================================================================================================
1.0- ** IDENTIFICANDO ORIGENS DO NOISE:
A chave para otimizar um render corretamente é identificar quais aspectos da cena estão causando o noise e atribuir o \"sampler\" correto com samples o suficiente para combater esse noise em sua origem.
Algumas cenas vão precisar de mais samples obviamente para o Image Sampler, enquanto outras vão precisar de mais samples para o DMC Sampler.
2.0- Como orientação geral:
Circunstâncias onde o Image Sampler (AA) requer um número maior de \"Primary Samples\" para eliminar o noise:
2.1- Detalhes geométricos como filamentos, grama, folhagem, etc.
2.2- Texturas detalhadas como tecidos.
2.3- Cenas com Depth of Field pouco profundo ou Motion Blur forte.
3.0- Circunstâncias onde o DMC Sampler reque um número maior de Secondary Samples para eliminar o noise:
3.1- Fontes de iluminação grandes que produzem sombras suaves.
3.2- Materiais com glossy reflection ou glossy refraction fortes.
3.3- Cenas com Global Illumination elevado, particularmente em cenas de interiores.
==================================================================================================
Felizmente, o noise causado pelo Image Sampler (AA) é fácil de se identificar a olho nu. Ele se manifesta em bordas chanfradas ou imprecisas nos objetos, detalhes indefinidos nas texturas ou efeitos como padrões ondulados, e depth of field e motion blur granulados.
OBS-2.: Quando o noise é causado pelo DMC Sampler, pode ser um pouco mais difícil de identificar exatamente o que o está originando.
Por sorte existem algumas ferramentas à sua disposição para ajudar a resolver isso: os V-Ray Render Elements (Lighting, Global Illumination, Specular, Reflection e Refraction). Olhando estes elementos do render, você pode rapidamente isolar e conferir os níveis de noise causados por cada um individualmente.
Olhando para o reflection do render ELEMENTS do V-Ray, por exemplo, podemos ver a quantidade de noise causada apenas pela reflexão dos materiais. E assim vai para todos os demais \"elements\".
Este vídeo abaixo, mostra um pouco rapidamente como \"checkar\" o noise da sua cena 3d, usando o recurso de \"Render Elements\" do V-Ray render [ 3ds Max ]:
https://www.youtube.com/watch?v=lTR9ZP3m8vM
==================================================================================================
Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte!
Abraços e sucesso.
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...