Oi tudo, bem?
O Exposure que aparece na janela onde escolhe a imagem HDRI na sua HD serve apenas para a visualização da miniatura de exemplo, não afeta a imagem importada, pois para a HDRI funcionar corretamente ela tem que ser ajustada de acordo com a exposição da câmera 3D, porque deste jeito a HDRI vai variar a exposição de forma sincronizada com a exposição da câmera 3D.
A partir do 3ds max 2016 você deve sempre usar a Physical Camera, que é a VRayCam das versões anteriores e ela controla a exposição.
No menu da Physical Camera tem o botão para instalar o Exposure Control, ele vai aparecer na janela do Rendering > Environment, que você também acessa teclando 8.
Na janela do Exposure Control tem a opção Process Background and Environment Maps, ela tem que estar habilitada para o controle de exposição afetar a imagem HDR.
Você vai ver a diferença imediatamente na imagem de fundo na Viewport, pode ser que fique tudo branco, pois precisa fazer o ajuste na opção Custom que fica no final do menu do Exposure dentro do Physical Scale, como mostra a imagem em anexo.
Você deve ajustar o valor do Custom até a imagem aparecer corretamente na Viewport ou no Render Preview, para ela ficar no ponto neutro de acordo com o EV que estiver usando, assim, se aumentar ou diminuir o EV da câmera para modificar a exposição da cena, a imagem HDR também vai alterar a exposição para acompanhar a câmera 3D.
Agora, se a imagem HDR não foi bem feita, foi salva em formato LDR e depois salvou novamente em HDR, ou mesmo se foi feita com poucas exposições e exposições com espaçamento incorreto, não vai funcionar bem, apenas imagens HDR de boa procedência produzem os resultados corretos.
Caso a exposição da imagem esteja errada você até pode corrigir modificando o valor do Overall Multiplier no menu do mapa VRayHDRI, mas se o EV estiver correto e o Candelas do Custom Physical Scale também, a imagem é para aparecer com a claridade certa usando 1 no Overall Multiplier.
Abração e tudo de bom.
André Vieira