Oi Anderson, tudo bem?
Realmente é uma pena que a Chaos ainda não adicionou os Presets de materiais que estão disponíveis no V-Ray do Rhino, do Revit e até do SketchUp, pois facilita bastante no início.
Porém, estes materiais presetados costumam sem bem básicos e servem mais como ponto de partida para configurar os seus próprios materiais como o Fernando Cunha indicou muito bem, pois é este refinamento mais detalhado do material efetuado pelo artista que faz a diferença no realismo da imagem.
Por exemplo, você encontra diversos metais nos Presets, mas são todos metais perfeitos, super limpos e novos, entretanto, na realidade os metais não são tão perfeitos, mesmo um objeto novo tem marcas de dedos, manchas do suor de quem pegou, pequenos arranhados do polimento e tal, então, quando o artista se atenta para estes detalhes ele chega na perfeição fotográfica, por isso que a dica do Fernando Cunha é a mais adequada.
Portanto, mesmo que tivesse os Presets no Max, o ideal seria refinar os materiais em vez de usá-los diretamente como estão, mas ter os Presets como ponto de partida facilita bastante.
Os Presets que apareciam quando habilitava o Mental Ray não eram dele, eram da Autodesk e ainda funcionam no ART, a cópia barata do Mental Ray que a Autodesk pagou o Hakan Andersson para plagiar, ele está disponível no 3ds max desde a versão 2017.
Mas não vale a pena usar o ART, pois nem se compara com o V-Ray.
No início é mais difícil criar os seus próprios materiais, mas vai postando aqui conforme for tendo dúvidas na criação de cada um e a gente vai te ajudando, assim, quando ver já terá uma boa biblioteca.
Tem uma cena da 3D1 para testes de materiais que pode te ajudar na configuração, pois já está com a iluminação adequada e você só precisa aplicar o material para ver se está realista.
A cena para o V-Ray fica neste link:
http://3d1.com.br/recursos/215/shaderball-v-rayQualquer problema que tiver com ela é só falar.
Abração e tudo de bom.
André Vieira