Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Thyago   Catalão - GO - GO
colisa   Sao paulo - SP
onjackstallback   Mauá-SP - AC
An3dre   Araras / SP - SP
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

Garte   Brasilia - AC
lucasberto7   Recife, PE - PE
Fabiano M.   Santos - SP - SP
Matheus   RS - AC

translucency vidro vray

Por: vanderabelo  

Em: 30/10/2018 16:23

Boa tarde galera!!! 
Tenho uma janela de vidro e uma VraySun do lado de fora, qual melhor config. do translucency do virdro para passar a luz da Sun? 
Para vidro não seria translucência, mas sim a transparência.
Oi Vander, tudo bem?

Você pode configurar os vidros normalmente colocando reflexo e refração brancos, IOR por volta de 1.5 e pronto.
Se quiser simular algum vidro específico é bom verificar as listas de IOR na internet, pois o vidro pode variar até mais de 2 de IOR dependendo da composição.

Neste site tem uma boa lista de IOR: https://pixelandpoly.com/ior.html

Agora, se está sentindo falta de luz no interior, é muito difícil para o renderizador traçar raios o suficiente a ponto de muitos deles entrarem pela janela e rebaterem no ambiente para iluminar corretamente o interior.
Por isso que inventaram o recurso Skyportal disponível em diversos renderizadores, normalmente esse recurso não emite luz, apenas afunila os raios emitidos pelo sol para estes pontos, reduzindo a quantidade de raios que precisam ser emitidos para ficar suave nestas situações.

Não sei se tem outro recurso no V-Ray para fazer a mesma coisa, mas o Skyportal do V-Ray fica dentro do menu Options da VRayLight, então, é só criar uma luz retangular, colocar na janela apontada para dentro e habilitar o Skylight Portal.
Dai não importa mais a cor e a intensidade que definiu nesta luz, pois ela será guiada pela cor e intensidade do ambiente externo, seja com VRay Sun, Sky e/ou HDRI.

A translucência é um efeito que acontece quando o material não deixa a luz passar pefeitamente como acrílico leitoso, resinas em geral, leite, suco de laranja e até mármore, estes materiais deixam parte da luz atravessar, alguns mais e outros menos, mas a luz que atravessa fica muito difusa e não consegue levar nenhuma informação, ou seja, você não consegue ver através do material como acontece com o vidro.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André / New, Blza?

Então dasabilitei o "Affect shadows" e alterei o "Affect channels" para "All channels", ambos na aba "Refract" ai obtive a passagem da luz sobre o objeto, não sei se esta fisicamente correto, mas foi a solução que encontrei.

É realmente me enganei sobre a tranlucency.


Obrigado pelas obeservações e dicas.T+
Oi Vander, tudo bem?

Agradeço por informar a solução que usou, pois vou indicar quando surgir o mesmo problema, pode não ser fisicamente correto como disse, porque a luz não vai perder intensidade na passagem pelo vidro, mas funcionou bem e acredito que até agilizou um pouquinho a renderização.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boa tarde Galera
Estou com problema no vidro novamente...
Na imagem do lado direito não tem porta de vidro e do lado esquerdo tem porta (vidro), os objetos (taças) do lado esquerdo estão preto e do lado direito estão normais, sendo o mesmo material para todos os objetos (taças).
Como resolver este problema?
Oi Vander, tudo bem?

Os renderizadores possuem um recurso para limitar as reflexões e refrações para evitar que fiquem renderizando uma imagem para sempre, como aconteceria se colocasse um espelho na frente de outro, por exemplo.

No V-Ray este recurso se chama Max Depth igual era no Mental Ray e fica na parte da reflexão e da refração do VRayMtl, como mostram as imagens em anexo.

A primeira imagem mostra a renderização de uma cena com 3 espelhos usando apenas 2 no Max Depth, desta forma, o resultado da terceira reflexão é desprezado e o V-Ray aplica a cor preta no lugar ou a cor que estiver definida no Exit Color.

A segunda imagem mostra a renderização usando 5 no Max Depth, que é suficiente para exibir todas as reflexões, note que até os reflexos nos Teapots ficaram mais detalhados.

Nas refrações ele faz a mesma coisa, aplica preto quando chega no limite, por isso que os objetos ficam escuros e os demais refletem isso, piorando tudo, quanto mais objetos transparentes estiverem uns na frente dos outros, mais refrações e reflexões exigirá.

Portanto, você precisa encontrar o valor certo para a sua cena, tanto no Max Depth da refração como da reflexão, mas aumente aos poucos porque influi bastante no tempo de render.

Eu imagino que no seu caso vai exigir 12 na reflexão e 16 na refração ou mais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André 
Esqueci tem um esplho no fundo, ele (espelho) estava causando o preto nos obejetos, com o valor de 9 no Max Depth da reflexão resolveu o problema, o restante dos objetos mantive o padrão de 5 no Max Depth da reflexão e refração....

Obrigado pelas dicas, Abraço, T+ !
Oi Vander, tudo bem?

Fico feliz que deu certo apenas aumentando o Max Depth da reflexão, pois otimiza o tempo de renderização.
Creio que se aumentar também um pouco a refração vai aparecer mais detalhes nos copos, mas só a gente que percebe isso, o cliente não vai dar a mínima.

Numa situação sem o espelho e com vários copos uns na frente dos outros, também vai escurecer, dai precisará usar mais Max Depth na refração e menos na reflexão.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707594.

Total de membros registrados: 135216

Últimos membros registrados: LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag.

Usuário(s) on-line na última hora: 1017, sendo 26 membro(s) e 991 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, _mark0_cefiro, gilson antunes, wdesign2006, Henrique Ribeiro, emersonforentin, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, Le_Andro, Thiago Couto, Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, Felipe Duarte, Duda, Corró, Nuno, Juvencio Simbo, D2_Unrio, Sergio1987, LUHIDALGO, TadeuB79, mixel.amorim, marcio.alain, Fernando Cunha, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.