Oi Vander, tudo bem?
Você pode configurar os vidros normalmente colocando reflexo e refração brancos, IOR por volta de 1.5 e pronto.
Se quiser simular algum vidro específico é bom verificar as listas de IOR na internet, pois o vidro pode variar até mais de 2 de IOR dependendo da composição.
Neste site tem uma boa lista de IOR:
https://pixelandpoly.com/ior.htmlAgora, se está sentindo falta de luz no interior, é muito difícil para o renderizador traçar raios o suficiente a ponto de muitos deles entrarem pela janela e rebaterem no ambiente para iluminar corretamente o interior.
Por isso que inventaram o recurso Skyportal disponível em diversos renderizadores, normalmente esse recurso não emite luz, apenas afunila os raios emitidos pelo sol para estes pontos, reduzindo a quantidade de raios que precisam ser emitidos para ficar suave nestas situações.
Não sei se tem outro recurso no V-Ray para fazer a mesma coisa, mas o Skyportal do V-Ray fica dentro do menu Options da VRayLight, então, é só criar uma luz retangular, colocar na janela apontada para dentro e habilitar o Skylight Portal.
Dai não importa mais a cor e a intensidade que definiu nesta luz, pois ela será guiada pela cor e intensidade do ambiente externo, seja com VRay Sun, Sky e/ou HDRI.
A translucência é um efeito que acontece quando o material não deixa a luz passar pefeitamente como acrílico leitoso, resinas em geral, leite, suco de laranja e até mármore, estes materiais deixam parte da luz atravessar, alguns mais e outros menos, mas a luz que atravessa fica muito difusa e não consegue levar nenhuma informação, ou seja, você não consegue ver através do material como acontece com o vidro.
Abração e tudo de bom.
André Vieira