Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ronaldo   São Paulo - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
david1993   cornélio procópio
mlcalesco   Assis - SP
M. Elias   Rio de Janeiro - RJ

Dúvida animação 3ds Max 2018- cintilamento de luz e árvores...

Por: Danilo  

Em: 10/01/2019 16:10

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Tudo bem com todos vocês? Gostaria antes de mais nada, de desejar um "Feliz Ano Novo" abençoado para todos aqui do ótimo fórum da 3d1, desde a administração do site a todos os nossos colegas e profissionais que aqui postam alguns de seus trabalhos...

==============================================================================

** Gostaria de tirar uma dúvida com vocês à respeito de uns estudos simples de animação que estou tentando criar no 3ds Max 2018 ou pode ser no Maya 2018 também, tanto faz.

Porém essa pergunta é mais direcionada ao 3ds Max mesmo, pois desejo criar uma "simples" cena ( animação ) de estudo de um cintilamento de uma luz pontual no Max e uma árvore ao lado com um vento e o mesmo balançando as folhas da árvore e um tecido em cima do criado mudo se movimentando com o vento...

===============================================================================

** Basicamente e resumindo minha dúvida são três coisas:

1.0- Criar uma animação simples de um cintilamento de uma luz ( ora pisca, ora apaga ) em um abajur no 3ds Max em cima de um criado mudo... ( em qualquer renderizador )

2.0- Criar na mesma animação da luz piscando no abajur, uma árvore ao lado do mesmo ( pode ser árvore média ou pequena ), em que o vento balançe as folhas da árvore. A árvore pode ser qualquer modelo grátis baixado da net mesmo...

3.0- Um tecido em cima do criado mudo se movimentando suavemente com o vento ( o mesmo que incidir na árvore )...

==============================================================================

** OBS.: A parte do vento tentando balançar as folhas da árvore e mais o balançar do tecido que fica em cima do criado mudo aonde está o abajur, sei que pode ser feito com o "wind" do 3ds Max 2018.

Agora não faço a mínima ideia de como se faz a animação do cintilamento de uma luz pontutal ( ora acende, ora apaga ) em um abajur...rsrs

============================================================================

Se alguém puder me ajudar, com um simples vídeo tutorial, ou a indicação de um link de um tutorial na net que faça essas 3 coisas, já iria me ajudar demais...rsrs

Muito obrigado pela atenção pessoal.

Abraços e muito sucesso a todos nós.

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Imagina que quer começar com a luz apagada o que pode fazer é:

Do frame 0 ao 20 coloque a luz em off nas opções dela.

Do 20 ao 40 coloque em on e assim por diante.

Espero ter entendido bem eheh, se não for isso me desculpe.
uma vez tentei fazer isso daí marcando e desmarcando a opção de habilitar luz e não deu certo. Daí o quer fiz foi deixar no frame 0 com um valor bem pequeno na intensidade da luz de forma que visualmente não houvesse diferença entre o valor e em off. Daí nos frames que desejasse alterava o valor da intensidade conforme a necessidade e boa. Deu certo.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Fernando Cunha.: Oi Fernando! Tudo bem? Muito obrigado pela sua ajuda, me ajudou demais mesmo com uma explicação curta e direta... rsrs

Agradeço demais a sua participação aqui e obrigado mais uma vez pela presença no meu post.

Abraços e sucesso!

=============================================================================

New.: Oi New! Tudo bem? Muito obrigado pela sua ajuda mais uma vez e sua dica assim como a do Fernando Cunha, vão me ajudar demais mesmo.

Agradeço a sua participação e muito obrigado.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Animação é a coisa mais divertida para fazer em 3D, pena que o mercado é muito pequeno no mundo todo, ainda mais aqui no Brasil.
Muita gente acha que eu sempre trabalhei com arquitetura, mas boa parte da minha vida atuei na área de animação.

Uma das coisas mais úteis durante este período todo foram os Noises do 3ds max, eles servem para oscilar tudo, desde uma superfície de água com o Noise Modifier até qualquer propriedade de qualquer objeto com o Noise Controller.

Então, um bom jeito de oscilar a intensidade da luz de forma intermitente e descoordenada como uma luz com defeito é aplicando o Noise Controller no Intensity dela.

Você faz isso selecionando a luz na Viewport e abrindo o Curve Editor no menu Graph Editors, como mostra a primeira imagem em anexo.

As propriedades da luz vão aparecer na lista da esquerda dentro do Object (Free Light), no caso de estar usando uma Free Light, mas funciona com qualquer luz.
Dentro tem o Intensity como aparece nas imagens, é só clicar com o botão direito em cima dele e escolher o Assign Controller, dai vai aparecer a lista de controladores e entre eles estará o Noise Float, como mostra a primeira imagem.

Com o Noise Controller aplicado aparecerá a janelinha de configuração dele, onde você pode definir a intensidade no Strength e a frequência no Frequency.
Então, se colocar 1 a luz vai variar de -1 até 1 de intensidade, mas do lado tem uma caixinha de seleção com o sinal >0, clicando nela o Noise ficará sempre no positivo, podendo variar de zero até o valor que indicar no Strenght, como mostra a última imagem em anexo.

Já o Frequency, quanto menor for o valor, mais lenta será a oscilação.

Vou responder as outras na próxima mensagem para não misturar tudo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Continuando....

Sobre a animação do tecido, realmente é com o Wind e o modificador Cloth, basta adicionar o Wind dentro do Cloth Forces para ele atuar sobre o tecido.

Porém, não vai funcionar com outros Meshes, apenas com partículas, então, não dá para animar as folhas das plantas com ele.

A partir do 3ds max 2017 tem o Data Channel Modifier que permite fazer isso de uma forma diferente, mas eu quase não usei porque aos poucos estou desistindo do 3ds max.
Porém, a técnica com o Noise permite fazer da mesma forma em qualquer versão, pois é só aplicar o Volume Select com um Gradient e pronto, ainda facilita no caso das plantas, pois já está com a folha aplicada em Planes e mapeados na posição certa, dai é só alinhar o gradient com a base da folha para ela ficar fixa no caule e movimentar apenas a ponta.
O único problema é a folha ter baixa resolução, mas dai também seria problema com qualquer outra técnica.

Segue o passo a passo:

1- No meu teste criei um Plane com boa resolução para movimentar legal sem distorcer a malha, como mostra a primeira imagem.

2- Depois apliquei um Gradient Ramp no Diffuse de um material e apliquei no Plane apenas para acertar a posição da parte preta do Gradient com o caule da folha, como mostra a segunda imagem.

3- Dai voltei a aplicar o material normal da folha, coloquei um Bend para curvá-la e você ver que funciona da mesma forma, em seguida apliquei o Volume Select.
Marquei a seleção de Vertex, a opção Texture Map e arrastei o Gradient Ramp para o Slot dele, como mostra a terceira imagem.
Assim, a seleção dos vértices fica mais dura no caule e mais mole na ponta, como pode ver pela cor dos vértices.

4- Por fim, apliquei o Noise com uma escala compatível com o tamanho da folha, aumentei o valor do Z Strenght para mover os vértices apenas para cima e para baixo, depois habilitei o Animate Noise, como mostra a última imagem em anexo.
O Frequency aqui tem o mesmo funcionamento, quanto menor o valor, mais lenta serão as ondulações na folha.

Qualquer dúvida ou problema no que mostrei, é só falar que explico melhor.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

André Vieira.: Olá mestre André! Tudo bem? Mais uma vez muito obrigado pela aula maravilhosa que você me deu aqui sobre um pouco de "animação" no 3ds Max...

Realmente o efeito do vento no tecido e nas folhas, eu imaginava uma forma de fazê-los mesmo, usando os modificadores "cloth" pro tecido e "wind" pro vento, porém essa parte de cintilamento da luz realmente não sabia como iria proceder.

===============================================================================

Procurei por alguns tutoriais na net sobre o efeito de cintilamento da luz que queria fazer mas não encontrei... rsrs, ai resolvi postar aqui no site 3D1, pois sempre temos ótimos profissionais como você aqui, que sempre tira as dúvidas da maioria das pessoas e dos leitores aqui do site...

Gostaria de agradecer imensamente a ajuda que você dá não só a mim, mas a todos os leitores do site 3D1 e pela sua ótima participação e conhecimento na área de C.G ( Computação Gráfica ).

Só tem uma coisa que me preocupou em sua mensagem, pois você disse que está aos poucos desistindo do 3ds Max e isso me deixou um pouco "triste"...rsrs, pois você é um dos maiores especialistas e estudiosos no Max que eu conheço.

** Posso te perguntar, o por que da sua suposta "desistência" aos poucos do 3ds Max? Será que é porque a Autodesk não está dando o suporte ao programa e nem aos pedidos dos profissionais que pagam as licenças dos programas ( com o subscription ) como deveria?

===============================================================================

Diferente da Autodesk, a Luxology antiga proprietária do software 3d- "Modo" que hoje é da The Foundry, sempre escutava os pedidos dos profissionais que pagam as licenças do programa e essa empresa sempre colocava todas as novas ferramentas que os leitores pediam...

Tanto é que quando a The Foundry comprou o Modo da Luxology, a mesma já viu que o Modo veio com ótimas ferramentas 3D e a The Foundry só está dando ou pelo menos tentando dar ótima continuidade ao Modo como a Luxology fazia com o mesmo.

À meu ver, falta também a equipe da Autodesk que escute com mais afinco e respeito os pedidos dos seus artistas gráficos nos fóruns da empresa, e realmente acrescente as ferramentas 3D, renderizadores, plugins, scripts que a maioria dos artistas pedem nesses fóruns...

============================================================================

Obrigado pela ajuda André e pela força.

Abraços e muito sucesso!


__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Agradeço pelos elogios e principalmente pela sua participação no fórum.

O Wind vai funcionar super bem com o Cloth para animar o tecido, mas para as folhas e qualquer outro tipo de objeto tem que simular com o Noise como mostrei na segunda mensagem.
Pode melhorar ainda mais a animação movimentando também os galhos com um Noise maior do que o aplicado nas folhas, dai precisa mapear o Gradient no tronco, mas vale a pena o trabalho, pois fica realista e é fácil modificar o movimento de cada cópia da árvore mudando o Seed do Noise.

Sobre eu estar abandonando o Max aos poucos, é porque não vale mais a pena, o amor dura até você começar a ser extorquido, dai não tem amor que resista!

Não dá para a gente trabalhar com Soft pirata aqui, então, depois que a Autodesk passou a obrigar a compra anual do programa por um valor absurdo se tornou inviável continuar trabalhando com ele.
Somando-se a porcaria que o programa está nos últimos anos, cheio de instabilidades, e também a destruição da ótima equipe que cuidava do programa como você destacou tão bem, não tem mais condições.

Você tocou num ponto muito importante, a Autodesk simplesmente virou as costas para os usuários e não estão mais nem ligando.
Enquanto tinha o Ken Pimentel e o Marc Petit dirigindo o programa, os usuários eram ouvidos, o próprio Ken respondia a galera nos fóruns internacionais, toda semana tinha postagem da equipe do Max no site Area, tutoriais no canal do Youtube e tal.
Acabou tudo!!!
Até no Facebook o canal oficial do Max não tem mensagens, é raro uma postagem com comentário ou com mais de 5 compartilhamentos.

Eles estão fazendo com o Max o mesmo que a Nvidia fez com o Mental Ray, pois perceberam que arranha muito a imagem da empresa matar um programa famoso, então, eles deixam o Soft largado durante anos para perder usuários, dai podem finalizar o programa sem tanta comoção.

Eu já não indico o 3ds max para mais ninguém e sugiro para qualquer pessoa que nunca use um programa da Autodesk.

Pretendo migrar para o Blender, que faz tudo que qualquer outro Soft 3D faz e você só paga pelos Add-ons (Plug-ins) que realmente precisa.
Além de ter visualização realista em Real-Time que é a coisa mais importante do mundo para mim na atualidade.
Prefiro ser estuprado do que ficar esperando render igual esperei a vida inteira, então, meu interesse é por Unreal, Unity, Blender, Marmosert, nada que leve mais do que 1 milésimo de segundo para renderizar a cena. rsrsrsrs

Qualquer coisa que precisar, você sabe que sempre poderá contar comigo!
Gosto muito de conversar com você.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707613.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1138, sendo 25 membro(s) e 1113 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Anderson Miguel, Geraldo Nunes, pinart, Osvaldo Arquiteto, mastermax, nandao, Willmitnick, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Adalberto Rocha, Abilio, Eng Damasceno, robisonfalco, Starter, gago, Daniel Monteiro, Sergio1987, João Von Rondow, Fabio Catelleno, emersonforentin, Andre Vieira, Alexandre Longo, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.