Empresa: Havok
site:
www.havok.com Havok é o nome antigo do famoso Reactor, ele surgiu no Max 3 oferecendo recursos inimagináveis até então, o sistema de Dynamics padrão do 3ds max tem vantagens interessantes em algumas situações, mas na maioria das vezes o Reactor é muito mais eficiente, mais preciso, mais realista e muito mais rápido. Ele oferece uma janela de Preview para você ver o resultado rapidamente sem ter que calcular a animação e abriu uma nova gama de possibilidades, como a simulação de tecidos, cordas, soft bodies, objetos conectados e simulações de quebra. O plug-in era tão bom que a Autodesk (Discreet) comprou os direitos no mesmo ano, já no Max 4 ele passou a se chamar Reactor e era vendido como plug-in da Discreet, que em toda a história do 3ds max só teve um plug-in proprietário, o famoso Character Studio. No Max 5 o Reactor foi incorporado e passou a fazer parte do programa. No Max 6 o Reactor mudou para a versão 2 e ganhou diversos recursos novos, como os operadores para simular juntas orgânicas, permitindo criar animações com colisões entre corpos de criaturas, e também ganhou ferramentas para simulações de veículos, entre outros Constraints utilitários.
Os recursos do Reactor aparecem em várias partes do 3ds max, eles estão no Modify, no Creat Helpers, no Creat Space Warps e no Utilities.
Havok é a empresa que continua desenvolvendo a tecnologia de simulação física do Reactor e também é utilizada em muitos Games, permitindo uma grande integração, você pode levar as simulações do Reactor até para o Director, onde qualquer usuário consegue criar interação com os objetos, mesmo sem saber nada de programação.