Neste tutorial eu vou ensinar uma técnica para animar um objeto se formando por um caminho. Para isso explicarei o comando Loft também, pois é com ele que fazemos isso.
Essa técnica permite a animação de uma letra se formando ou o caule de uma planta crescendo, por exemplo, qualquer objeto formado por Loft pode ser animado dessa forma.
Para iniciar crie uma letra no item Text do menu Creat>Shapes, como mostram as imagens ao lado.
Escolha uma fonte sem serifa, pois fontes serifadas geralmente causam problemas. Se a letra for composta por mais de um Shape como a letra A, O, D, R, B, etc, você deve transformar em Editable Spline e separar as Shapes da letra, aplicando a ténica em cada uma separadamente.
Você pode conhecer os recursos do Editable Spline no tutorial Edit Spline aqui no site www.tresd1.com.br.
Faça agora um retângulo pelo mesmo menu Creat>Shapes e mova-o para o canto inferior da letra E, como mostra a imagem ao lado.
Isso é feito facilmente habilitando o Snap Vertex e Midpoint, na barra de ícones superior do 3ds max.
Se não conhece este recurso, leia os tutoriais básicos sobre Interface aqui na seção Tutoriais do site www.tresd1.com.br.
Selecione a Shape da letra e entre no painel Creat, selecione o item Compound Objects na lista que se encontra logo no início deste painel, o botão do Loft se encontra entre os comandos disponíveis. Você pode conhecer outros Compound Objects nos tutoriais Connect, Shape Merge e Scatter, aqui na seção Tutoriais do site www.tresd1.com.br.
A posição do botão Loft muda conforme a versão do 3ds max, como mostram as imagens ao lado, a primeira exibe os botões a partir do Max 6, a segunda mostra os botões no Max 4 e 5, a terceira exibe os botões no Max 3.
Até o Max 2.5 o Loft tinha um item próprio na lista do painel Creat, ele não fazia parte do Compound Object, como mostra a última imagem ao lado.
O Loft é uma ferramenta muito antiga no 3ds Max, ela existe desde as primeiras versões do antigo 3D Studio, usado no sistema operacional DOS, antes de existir o Windows, ele é o precursor do 3ds max, nessa época o Loft era a ferramenta mais poderosa de modelagem.
Com o Loft aplicado no objeto, clique no botão Get Shape e selecione o retângulo na Viewport. Nós selecionamos o caminho e usamos o Get Shape no Loft, poderia ser feito ao contrário, selecionando o retângulo e usando o Get Path no Loft para aplicar a letra como caminho.
Acesse o menu Skin do Loft, como mostra a imagem ao lado. Neste menu você pode configurar os parâmetros para a criação da malha do Loft. Até o Max 2.5 não vinha habilitada a opção Skin, porque as vezes a malha do Loft pode ser muito pesada e deixar a máquina lenta, com o avanço dos computadores essa opção passou a vir habilitada desde o Max 3. Ela liga e desliga a malha na Viewport.
O Optimize Shapes remove segmentos da malha onde não serão necessários, normalmente é melhor habilitá-la, para evitar erros na malha durante a animação. O Optimize Path faz a mesma coisa, mas para o caminho. O Contour também é importante manter ativado neste caso, ele não deixa que as quinas fiquem com tamanho diferente. O Constante Cross-Section também deve ficar sempre habilitado, ele faz a Shape seguir a curvatura do caminho, impedindo que forme uma torção no objeto. O Linear Interpolation não faz diferença neste caso, mas pode fazer em letras redondas, onde deve ser desabilitado, para permitir que a interpolação da forma seja feita suavemente. Caso o objeto apareça do avesso, você deve habilitar o Flip Normals. A opção Quad Sides mantem escondidas as Edges diagonais dos polígonos da malha, você pode conhecer mais sobre Edges e modelagem no tutorial Edit Mesh Edge, aqui no site www.tresd1.com.br. O Transform Degrade desliga a malha quando efetuar transformações no objeto, é útil quando a malha estiver muito pesada.
Assim você tem o retângulo extrudido pela letra E, como mostra a imagem ao lado. Quando você aplica o Loft na forma em vez do caminho, para usar o Get Path em vez do Get Shape, normalmente o objeto será girado, você terá que rotacioná-lo. O Loft é um objeto independente que contém a linha em forma da letra \"E\" e o retângulo, portanto, você pode deletar o texto original, mas não é boa idéia, porque o texto e o retângulo estão conectados ao Loft, se você modificar o texto ou o retângulo, o Loft se modifica preservando animação e todas as configurações. Você pode trocar de fonte, editar o retângulo com Edit Spline e o texto também, mesmo assim o Loft vai preservar tudo.
Dependendo a forma que usar, pode acontecer defeitos de Smooth nas dobras, como mostra a primeira imagem ao lado.
Você pode resolver isso facilmente aplicando o Modify Smooth no objeto. Veja que não é o Mesh Smooth nem o Turbo Smooth, é apenas o Smooth, para controlar o sombreamento das faces, assim, as faces das dobras ficam normais novamente, como mostra a segunda imagem ao lado.
Você pode ler mais sobre modificadores nos Modifiers 1 e 2, aqui na seção tutoriais do site www.tresd1.com.br.
Agora vamos animar a escala do Loft para simular a formação da letra. Entre no painel Modify e acesse o menu Deformations, clique no botão Scale, tornando-o ativo, como mostra a imagem ao lado.
A janela do Scale mostra um gráfico, igual a muitos que existem pelo 3ds max, todos funcionam no mesmo padrão. Na parte superior você tem o cadiado, para travar as modificações nos dois eixos, ao lado você tem os botões dos eixos X, Y e XY. Em seguida tem os ícones para movimentar os pontos do gráfico. O botão com asterisco amarelo, ativado e mostrado em azul na imagem ao lado, é o ícone que cria novos pontos no gráfico, depois tem o lixo, para deletar o ponto selecionado, e tem o \"X\" preto, que reseta todo o gráfico para ficar com as configurações padrões. Clique no icone para criar pontos (Insert Corner Point) e crie dois no meio da linha vermelha do gráfico, como mostra a imagem ao lado.
Selecione um dos pontos do gráfico, qualquer um, veja a parte de baixo da janela, tem dois campos de coordenadas, o primeiro é X e o segundo é Y, assim, você pode entrar com valores precisos para posicionar os pontos no gráfico. Os outros ícones da parte inferior são para navegação no gráfico, tem o Pan, os recursos de alinhamento e de Zoom. Selecione os dois pontos mais a direita do gráfico, coloque o valor zero no segundo campo na parte inferior da janela, assim, os dois pontos são movidos para a posição zero, como mostra a imagem ao lado. Agora, selecione os dois pontos que estão no meio do gráfico, os que você criou, deixando apenas os das pontas sem selecionar, coloque o valor 30 no primeiro campo na parte de baixo da janela, assim, os dois pontos ficam alinhados, como mostra a imagem ao lado.
Você percebe na Viewport que o objeto está com uma parte cortada, porque este gráfico define o tamanho do retângulo no decorrer do caminho do Loft, ou seja, a letra E.
Se colocamos que depois de 30% o valor é zero, ele simplesmente não aparece depois deste limite, ainda com os dois pontos selecionados, modifique o valor do primeiro campo na parte de baixo da janela, coloque 60 por exemplo, o objeto é aumentado até este limite.
Você pode fazer alguns testes interessantes, modificando o alinhamento dos pontos e até criando mais pontos para deformar o retângulo como desejar, mas faça isso depois.
Agora, ainda com os dois pontos selecionados, coloque o valor zero no primeiro campo na parte de baixo da janela, como mostra a primeira imagem ao lado, assim, o Loft praticamente some, ficando apenas um pedacinho, como mostra a segunda imagem ao lado.
Você pode sumir com esse pedacinho também, mas vai dificultar um pouco na hora da animação, então, faça assim agora e ajuste ele depois.
Não precisa fechar a janela do Loft, basta clicar no botão Auto Key (Animate até o Max 4), em seguida, modifique para o quadro 100 da animação, ou para o quadro que desejar, dependendo do tempo que deseja na animação.
Na janela do Loft, ainda com os dois pontos selecionados, coloque o valor 100 no primeiro campo na parte de baixo da janela, como mostra a primeira imagem ao lado.
Agora toda a forma do Loft está aparecendo, mostrando a letra \"E\" completa. Pode desligar o Auto Key (Animate até o Max 4).
Clique em Play ou movimente a barra de frames abaixo das Viewports, para ver a letra se formando com a animação da escala do Loft, se a janela dele ainda estiver aberta, você vê o gráfico se movendo também.
Ao lado eu deixo o exemplo da animação deste tutorial em AVI com o codec Divx, muito comum em vídeos na internet, caso não tenha o codec instalado, o vídeo não aparecerá. Usando essa técnica da animação da escala do Loft você pode simular muitos efeitos, inclusive de escrita, se criar uma linha em forma de escrita manual e usar um retângulo bem fino como Shape. Veja que o Loft tem outros Deformations disponíveis, agora que já sabe usar o Scale, os outros são iguais, teste para ver o que eles fazem, você pode animar da mesma forma. Apenar o Fit não é igual aos demais, espero poder explicá-lo numa outra oportunidade.
Andre Luiz Buttignoli Vieira
Faça o login para poder comentar
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710631.
Total de membros registrados: 138102
Últimos membros registrados: jufassis, igorVRone, Bruno8302, Anna2003, lemos1310K, jonattassouzza, deluronforte2024, veloranightcream.
Usuário(s) on-line na última hora:
1613, sendo 26 membro(s) e 1587 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: magster, claro_lima, ., Renatto, Max Idalgo, Adalberto Rocha, Lucas Reis, Fabrício, Fabio Amorim, Alex Bastos , Duda, Baldo, Thiago, Eber.Silva, Gabriel.C, jessicatorres, nandao, JMDesign, Eduardo Ramos, marcola, Frederico Wagner N. R., Victor Mendonça, jufassis, Vladis, Diego Dneo, Marco Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .