Tutorial 3D Studio Max Nuvens procedurais com V-ray
Boa tarde Galera!
Fiz esse tutorial especialmente para os leitores da 3D1 e nele vou abordar como criar nuvens
procedurais realístas com o v-ray. Através de uma necessidade eu desenvolvi essa técnica para os
usuários de V-Ray que buscam esse resultado de uma forma leve e totalmente editável. A história
começou quando eu estava fazendo uma cena e precisava fazer um céu realista.
Procurei HDR\'s convincentes e gratuitos ( porque normalmente são bem caros^^ ) mas não achei
nenhum que suprisse minha necessidade.
Até que achei um tutorial do André Luiz Buttignoli Vieira ( aquele salve! ) e baseado nele consegui
chegar em um resultado atráves de adaptações e modificações para o v-ray. O que não faz do
resultado melhor, mas da pra convencer.
OBS: O tutorial foi feito com 3D Max 9 e V-Ray 1,5 Sp2, sinceramente não sei se funciona do
mesmo jeito em outras versões.
Mãos a Obra!
Primeiramente coloque o V-ray como renderizador da cena em rendering>render
(ou simplesmente F10) > guia Common > Assign Renderer.
1 - Na vista front cria uma Vraysun localizada no painel create>lights. Coloque-a do jeito
que preferir, porém em um ângulo coerente para fornecer uma iluminação adequada.
2 - O Max vai perguntar se você quer colocar como enviroment o VraySky, clique em sim!
3 - Coloque esses parâmetros a princípio na sua VraySun.
Se você renderizar agora deverá obter um render de um tom azul acinzentado.
4 - Na vista Top faça uma Sphere grande que englobe todos os elementos da sua cena
com folga.
5 - Aplique o modificador \"Normal\" na sphere para que as faces sejam viradas paro o lado
de dentro.
6 - Agora \"enre\" na esfera com a vista perpective e crie uma câmera com o camando ctrl+c.
A partir de agora é que o trabalho começa, vamos nos facar basicamente em materiais para
fazer o resultado desejado.
7 - No seu editor de materiais selecione um slot vazio, clique no botão Standart e selecione
o material \"Vraylightmtl\".
8 - Em color clique no botão \"None\" e selecione o material \"Celular\" e configure de acordo
com os parêmetros mostrados na imagem.
9 - Suba um nível do material celular voltando ao Vraylightmtl, clique segure e arraste o
material celular do canal Color até o slot \"none\" do canal Opacity, escolhendo a opção \"Instance\".
10 - Agora você deve se lembrar que quando criamos o vraysun ele colocou automaticamente
o vraysky no nosso enviroment, então vá até a janela \"enviroment\" clicando em Rendering>Enviroment ou simplesmente a tecla 8 do teclado Alfanumérico ( o \"8\" do teclado numérico não funciona, pelo
menos na minha versão) na sessão Background da janela enviroment clique, segure e arraste
o mapa vraysky para um slot vazio do seu editor de máteriais e mais uma vez escolha a opção
\"instance\", estamos fazendo isso para podermos configurar manualmente o nosso céu em
questões de luminosidade e etc.
11 - selecione o slot do material vraysky e clique em \"manual sun mode\" para podermos ter
acesso as configurações, e configure como na minha imagem.
12 - Após isso tecle \"C\" para ir para a vista da câmera e renderize, você obterá uma imagem
semelhante a minha.
Seu céu procedural para V-Ray está terminado!! =)
Mas antes vou deixar aqui um mini \"manualzinho\" das coisas que já descobri no
desenvolvimento desse material.
Nuvens mais \"fofinhas\" - Para fazer isso vá até o material da nuvem e dentro do canal
celular de color ache a sessão \"Thresholds\" e suba o valor de \"Mid\".
Maior ou menos quantidade de nuvens - Para fazer isso vá até o material da nuvem e
dentro do canal celular de color ache a sessão \"Cell Characteristics\" e suba ou desça o
valor de \"Spread\".
Formatos diferentes de nuvens - Para fazer isso vá até o material da nuvem e dentro
do canal celular de color ache a sessão \"Coordinates\" e suba ou desça os valores de \"Tilling\".
Cores diferentes - Para fazer isso vá até o material da nuvem e dentro do canal celular
de color ache a sessão \"Divisions Colors\" e mude a cor do primeiro canal de
divisão (o que está branco).
É isso pessoal, espero que tenham gostado, assim como eu também adorei fazer
meu primeiro Tutorial e seguem alguns renders dos tipos de céu que são possíveis
fazer com esse método.
Abraços!
Paschalis
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