Bom pessoal.
Estava testando espelhos d\'água e fiz este tutorial.
Espero que ajude.
Configurações:
Antes de tudo configure o rendering>gamma/LUT setup e o customize>units setup.
Modelagem:
Crie um retângulo com 430 cm por 155 cm, clique com o botão direito e acesse convert to>editable spline.
Tecle 3 para entrar no spline, selecione a shape e crie a espessura da borda com o outline. Eu fiz com 15 cm.
Selecione a shape de dentro e copie com o dettach para fazer o piso.
Desenhe 4 círculos com 7 cm de raio e coloque no lugar das spots no piso.
Selecione a shape de dentro, clique no attach e selecione os 4 círculos para attachar tudo.
Aplique o extrude com 2 cm para criar o piso com os furos das spots.
Aplique o extrude com 25 cm na shape da borda.
Desenhe o perfil da spot na vista front.
Depois aplique o lathe para criar a spot e copie para tampar todos os furos.
Crie um plane para ser a parede do fundo e outro para ser o piso.
O da parede não precisa de muitos segments, mas o do piso precisa para aplicar displacement.
Delete os polígonos do plane em baixo do espelho d\'agua para o displacement não atravessar o piso.
Crie outro plane para ser a água, faça com o mesmo tamanho da borda e coloque bastante segmentos para o displacement.
Texturização:
Fiz o material da pastilha com o preset glazed ceramic do arch&design e mudei as configurações igual está na imagem.
Apliquei o tile no color e no reflectivity com as configurações da imagem.
Copiei o tile para o bump e coloquei branco na cor 1 e preto na cor 2.
Apliquei o material no piso do espelho d\'água e fiz o mapeamento com uvwmap planar.
A borda tem dois materiais, branco do lado de fora e pastilha do lado de dentro.
Então apliquei o edit mesh, selecionei as faces de dentro e coloquei ID 2, inverti a seleção e coloquei ID 1.
Criei o material multi/sub-object com 2 materiais e copiei a pastilha para o material 2.
No material 1 coloquei o arch&design com o preset matte finish e branco na cor.
Apliquei na borda e fiz o mapeamento com uvwmap box.
Fiz a mesma coisa nas spots, apliquei o edit mesh, selecionei as faces de fora e coloquei ID 1, depois inverti a seleção e coloquei ID 2.
Criei o multi/sub-object com 2 materiais e coloquei o arch&design nos dois.
No ID 1 coloquei o preset chrome e mudei as configurações igual está na imagem.
No ID 2 coloquei o preset matte finish e mudei as configurações igual na imagem.
Apliquei o material nas 4 spots.
Para a água peguei o preset glass solid geometry do arch&design, mudei as configurações e coloquei o smoke no displacement igual está na imagem.
O material da parede é arch&design com preset matte finish e textura no color e uma cópia no bump.
O material do piso é arch&design com preset pearl finish e algumas modificações igual está na imagem. Também copiei a textura para o displacement.
Fiz o mapeamento dois dois com uvwmap planar.
Iluminação:
Coloquei a photometric free light em cima da spot sem deixar penetrar na geometria e configurei igual está na imagem.
Usei um arquivo IES de spot, se não tiver pega um aqui: http://www.tresd1.com.br/diversos.php?t=15304
Se quiser a mesma que usei está no easy-sahre: http://www.easy-share.com/1912118604/0030(50000).ies
Depois copie a luz como instância e alinhe com as outras 3 spots.
Também coloquei outra free light em cima da cena para iluminar a parte de fora do espelho.
Usei as configurações que estão na imagem.
Para funcionar precisa marcar o objeto que cria Caustics, então seleciona o plane da água com o botão direito e acessa o object properties.
Marque o generate caustics na aba mental ray.
No max 2011 tem que marcar o generate caustics nas luzes que estão em baixo da água. No max 2010 não precisa.
Tecle F10 e acesse a aba indirect illumination.
Desce no menu do caustics e configure igual está na imagem.
Sobe até o menu do final gather e configure igual está na imagem.
Preset draft e 2 no diffuse bounces.
No final liguei o glare na aba renderer e copiei como instância para configurar no material editor.
Coloquei 3 no quality e o glare_streaks_star_camera_filter.tif no streak image.
Faça o login para poder comentar
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710631.
Total de membros registrados: 138102
Últimos membros registrados: jufassis, igorVRone, Bruno8302, Anna2003, lemos1310K, jonattassouzza, deluronforte2024, veloranightcream.
Usuário(s) on-line na última hora:
1746, sendo 25 membro(s) e 1721 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Carlos E. Nogueira, hiagoBarbosa, Osvaldo Arquiteto, Renatto, Sergio1987, Eng Damasceno, emersonforentin, Celso Borttoloto, gago, TadeuB79, Fabrício, Fabio Amorim, Eber.Silva, Gabriel.C, jessicatorres, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, Bruno8302, Thiago, Frederico Wagner N. R., Roberto Movanni, modena3d, mastermax, Marco Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .