Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

testa   Bristol, United Kingdom - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Torquato   Florianópolis - SC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP
colisa   Sao paulo - SP
Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
designercris   Paraiba - AC

Tutoriais - Mental Ray

Letreiro de Neon

É meu primeiro tutorial, tomara que gostem.


Desenha as letras com spline da forma que são os tubos de neon, sem separar e sem cruzar.

Pela lateral desenha uma das pontas que prende o Neon na parede e copia para todas as outras pontas.
Depois solda com o weld.
Algumas letras precisam de edição para ficarem iguais neon. Na letra E precisei editar o meio para ficar sobreposto.

Aproxima do meio da letra E e cria um vértice igual o vértice vermelho.
Depois move os vértices que marquei com verde para baixo e para trás até alinhar com o meio do E.

Seleciona os vértices dos cantos maiores e usa o fillet para arredondar.

Seleciona os vértices dos cantos menores e faz a mesma coisa com o fillet para arredondar.

Habilita o enable in render e o enable in viewport para criar a espessura do neon.
Regula a espessura no thickness para não deixar os tubos se penetrarem.

Cria cilindros nas pontas para fazer o isolante. Eu achei mais fácil copiar as linhas das pontas,
diminuir o tamanho e habilitar o enable in render e enable in viewport com uma espessura um pouco maior.
Desse jeito não precisa alinhar os cilindros com as pontas, já sai alinhado.

Cria um plane de fundo e aplica material de tijolo.

Abre o material editor e cria o material do Neon com o arch&design, use as configurações da imagem.
Aplica o material nos tubos e cria um material preto para aplicar nos isolantes.
10º
Cria um plane no piso para refletir a luz e aplica material cinza padrão.
Cria uma photometric com área retangular e intensidade de 100 candelas para iluminar a parede bem de leve. As configurações da luz estão na imagem.
11º
Quando criar a luz vai aparecer a mensagem do exposure control, clique em OK e não precisa mudar as configurações, o padrão está bom.
OBS: Estou trabalhando com correção de gamma 2.2.
12º
Tecla F10 e configura o final gather com o preset low.
13º
Habilita o glare na aba renderer e arrasta o glare como instância para o material editor.
Configura o glare igual está na imagem.
14º
Tecla F9 para renderizar.
15º
Se quiser menos brilho diminui o spread do glare para 1 e renderiza novamente.
Dúvidas e sugestões, postem aqui.

Faça o login para poder comentar

jair midia.com Comentou em 22/11/2010 02:00 Ver comentário
ninja7 Comentou em 24/07/2010 00:39 Ver comentário
Gustavo Barbosa Comentou em 22/07/2010 00:26 Ver comentário
Fernando Salmon Comentou em 18/07/2010 00:27 Ver comentário
Gustavo Barbosa Comentou em 15/07/2010 00:05 Ver comentário
rafael paschoalini Comentou em 14/07/2010 09:31 Ver comentário
danielsawaya Comentou em 13/07/2010 20:21 Ver comentário
Gustavo Barbosa Comentou em 07/07/2010 00:36 Ver comentário
rafael paschoalini Comentou em 06/07/2010 16:58 Ver comentário
lhmaciel Comentou em 06/07/2010 16:22 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138517

Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.

Usuário(s) on-line na última hora: 1318, sendo 13 membro(s) e 1305 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Fabio Catelleno, JMDesign, Nuno, Duda, Ricardo Paranhos, Geraldo Nunes, Sergio1987, holtenodro, tsmodelagem3d, new, Osires Mathoso, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.