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Tutoriais - Modelagem

Terrain e displace

Olá família 3d1! Pois então, desde que coloquei o tutorial de Proxy MR distribuído por PFlow surgiram duvidas de como se faz terrenos com o Terrain. Expliquei a muitos amigos que inclusive existe tutos aqui no site explicando. Bom, decidi então fazer um rápido e pratico. Sei da dificuldade de quem trabalha com maquete eletrônica tem para acertar as curvas de nível do terreno e transforma-la em um terreno. Apesar de não trabalhar com a CG, pois tenho como meu passatempo preferido, já havia me deparado com esta duvida quando quis criar montanhas e terrenos. Bom, como eu faço vou explicar aqui, sei que tem muita gente que faz de maneira diferente, mas eu acho mais pratico assim, vamos lá! Da um START no MAX e vamos começar a brincadeira:
Crie com a ferramenta line estas curvas, a grande será a base, as pequenas darão a forma e altura.
Após criá-las eleve as pequenas curvas deixando na altura desejada. Uma dica para quem trabalha com maquete e importar do CAD, e para saber a altura real, basta colocar um box na altura desejada. Depois de feito converta as linhas para Spine.
Ok, estamos pronto para aplicar o Terrain, vai na opção composição de objetos e com a linha de base selecionada clica em Terrain, como mostra a figura. Note como ficou a base.
Aperte em Pick operand e vai selecionando as curvas, de baixo para cima.
Este será o formato que terá, pode retirar as linhas que usou como referencia para o terrain
Agora eu apliquei o turboSmooth para suavizar a malha, também é importante você nomear o objeto e transforma-lo em Poly.
Bom sua montanha esta criada, agora para melhora-la eu costumo aplicar o Displace, aqui neste exemplo usei um mapa jpg de displecentement de grama, em strength damos a altura do displace e os valores do Map mostram em horizontal e vertical o tamanho que o displace vai pegar na montanha podendo ser aplicada só na base, no meio ou só no topo da montanha, como farei no próximo exemplo.
Agora fiz um plano onde vou configurar a água, porém note que apliquei outro displace apenas no meio das montanhas para deixa-la mais rochosa ali.
Novamente apliquei o turboSmooth, criei da mesma forma outra montanha no fundo.
Por fim meus amigos é só iluminar e colocar as texturas, o processo todo durou 10 minutos e o render (mr) 1 min. Acho que é isso, qualquer duvida estamos aí. Sucesso a todos!!!!!!

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erculesc Comentou em 16/11/2011 10:57 Ver comentário
fabio66 Comentou em 15/11/2011 18:47 Ver comentário
erculesc Comentou em 19/12/2009 08:45 Ver comentário
lipim Comentou em 18/12/2009 20:29 Ver comentário

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