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Bom pessoal, fiz um personagem estilo anime (e nem cheguei a terminar) a algum tempo e postei aki na 3d1. passei um bom tempo sem olhar o post e agora vi que teve uma galera me perguntando como eu fiz o cabelo dela, e essa duvida de vez em quando ainda rola aki no forum. entao resolvi criar um tutorial pra mostrar mais ou menos como eu fiz, vcs vao ver que nao ha mistério, eh so imaginação com ferramentas básicas.eh a primeira vez que faço um tuto entao podem mandar criticas a vontade hehehe
1- Crie uma spline star com um numero razoável de pontas e sem muita diferença entre o raio 1 e o 2. no meu caso eu usei 65 de radius 1, 55 de radius 2 e 12 points
2- este será o rabo de cavalo então aplique um extrude de acordo com o tamanho de sua preferencia. coloque alguns seguimentos tambem. eu usei 380 no amount e 15 segments.
3- agora aplique um modificador FFD 3X3 e com o sub object control points ativado selecione os pontos de cima e de baixo e diminua eles na escala como na figura, mantendo a parte superior um pouco mais larga que a inferior.
4- agora crie uma spline line em formato de um \"S\" como um rabo de cavalo
5- agora selecione a mecha do cabelo e aplique o modificaor pathDeform, clique em pick Path e em seguida na linha em formato de \"S\" que vc criou para deixar a mecha no formato da linha. esse modificador, nao sei porque, eh meio maluco (ou nao sei se eh eu que nao sei usar ele direito) mas ele nunca fica exatamente como na linha que desenhamos, sempre devemos ajustar a rotação do objeto e testar qual o eixo que fica melhor. Eh so ir mechendo ateh chegar mais ou menos no resultado da figura. se alguem souber uma forma de aplicar o path deform sem precisar fazer ajustes de rotação no objeto por favor me ensine hehehe. tambem aumentei o valor do twist, para dar uma certa trançada no cabelo. ficou assim: percent 110; stretch 1; rotation 0; twist 250; axis z; flip ativado
6- Vc pode esconder a linha clicando nela com o botao direito e depois hide selection. mas nao apague ela, senao o path deform vai desajustar. agora eh so aplicar um turbosmooth com uns 2 na iterations e aplicar alguns detalhes. Na iluminação, eu gosto de usar uma skylight com 0,5 de multiplier e uma target direct com 0,7.
7 - a textura eh bem simples, apenas um falloff no difuse como mostra na figura.
8- eu preciso dar uma olhada melhor em aguns exemplos e fotos pra saber direito como se amarra um rabo de cavalo hehehe, mas esses detalhes fica a gosto de cada um. no meu exemplo saiu assim
9- para as mechas eh praticamente a mesma coisa, so que ao inves de usar o path deform eu usei o bend
10- faça várias copias dessa mecha contornando a área do couro cabeludo para dar bastante volume
11- de o toque final fazendo outras copias para a \"franginha\" e os detalhes finais
Eh isso pessoal espero que tenham gostado!!!
valeu!!
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