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Criando e animando uma vinheta (Fly Logo)

Olá pessoal, tudo bem?
Neste tutorial, vocês vão aprender a criar uma flying logo para uma empresa fictícia chamada Worldwide Designs. Usando shapes (formas), modificadores, efeitos de iluminação e Video Post, você produzirá uma logo animada.

Nível de Habilidade: Iniciante.
Tempo para concluí-lo: 1 hora.

Características abordadas neste tutorial
* Criando e rotacionando um globo.
* Aplicando o modificador Bend em um texto 3D
* Configurando uma luz volumétrica
* Criando neblina.

Etapas deste tutorial:

* Criando a Terra usando texturas
* Animando a rotação do globo
* Adicionando o texto para a logo
* Adicionando um fundo e um material
* Adicionando uma spotlight
* Adicionando luz volumétrica e neblina volumétrica
* Adicionando um efeito Flare
Criando a Terra usando texturas

Você vai criar uma esfera e aplicar um mapa de textura para criar a ilusão de um globo.

Criando o objeto Terra:

1. Inicie ou Resete o 3ds max.
2. Abra o painel Create e clique em Sphere.
3. Na viewport Perspective, mova seu cursor sobre o centro do grid, então clique e arraste com o mouse para criar uma esfera.
4. Na rollout Parameters do painel Modify, mude o Radius (Raio) para 5.0

5. Em Viewport Navigation Controls (Controles de Navegação da Viewport), clique em Zoom Extents Selected.
6. Na aba Name and Color, mude o nome da esfera para Planeta Terra.
Criando o material Terra

1. Na barra de ferramentas, clique no Material Editor ou simplesmente aperte M no teclado para abrir o Material Editor.

O Material Editor abre uma janela flutuante. O primeiro material está ativo, destacado em branco.

2. Renomeie o material para Planeta Terra.

3. Clique no botão Assign Material To Selection.
4. No Material Editor, abra a rollout Maps, então, na coluna Maps, clique em Diffuse Map etiquetada como None.
5. No Material/Map Browser, na coluna da direita, dê um duplo clique em Bitmap. Na janela Select Bitmap Image, navegue até a pasta \\tutorials\\worldwide_designs\\earthmap.bmp.

Textura bitmap para o planeta.

O material no Material Editor agora exibe o mapa Terra em uma esfera.
Textura exibida em uma amostra de material.

6. Dê um duplo clique na esfera de amostra se você quiser ver o material em uma janela maior.

7. Na barra de tarefas do Material Editor, clique no botão Show Map in Viewport.

Mapa de Textura é exibido na viewport

8. Salve sua cena como wwdesigns.max
Animando a rotação do globo

Você têm apenas que configurar uma chave rotacional para criar a ilusão da terra rotacionando. Você constrói a animação sobre 100 frames e rotaciona a esfera em uma volta completa de 360 graus usando um controlador chamado TCB Rotation e o comando Rotation Windup. Isso cria o efeito de uma animação rotacional sem fim.

Gravando a rotação da terra:

1. Selecione a esfera e abra o painel Motion. Na aba Assing Controller, selecione Rotation: Euler XYZ na lista Transform Rotation.

Observação: Os controladores de rotação Euler XYZ são o padrão, mas aqui você irá mudar para um controlador de rotação diferente que permite à você usar o comando Rotation Windup.

2. Clique no botão Assign Controller para abrir a janela Assign Rotation Controller. Selecione a opção TCB Rotation da lista.
3. No final da aba Key Info, ative a opção Rotation Windup.

Importante: Você deve ativar a opção Rotation Windup ou então a animação não vai funcionar corretamente.

4. Ative o botão Auto Key.
O botão Auto Key fica vermelho e a viewport ativa é contornada em vermelho te lembrando que agora em diante você está no modo de animação Auto Key.
5. Mova a barra de tempo ?time slider? para o frame 100.
6. Pressione A no teclado para ativar o Angle Snap. Isso vai tornar mais fácil rotacionar uma quantidade exata, neste caso de 5 em 5 graus.

7. Na barra de tarefas, ative a opção Select and Rotate. O Gizmo de rotação é exibido na esfera na viewport.

Dica: Pressione + no teclado para aumentar o tamanho do gizmo de transformação.
O gizmo de rotação é exibido na esfera.

8. Mova seu mouse sobre o anel do eixo Z azul do gizmo Rotate na viewport. Rotacione o planeta sobre o eixo Z, observando a mudança de valor nas coordenadas exibidas na viewport. Pare quando você ver 360.

9. Desligue o botão Auto Key.

10. Rode a animação.

A esfera rotaciona suavemente em sentido antihorário.

O próximo passo é rotacionar o eixo da terra para ficar mais inclinado e mais realístico.

Terra inclinada

11. Enquanto a opção Select and Rotate está ativa, mova seu cursor sobre o gizmo de rotação na viewport. Quando o eixo Y se torna amarelo, rotacione a terra aproximadamente -15 graus sobre o eixo Y, de forma que a terra fique inclinada.
Pelo fato de o botão Auto Key estar desligado, esta rotação afeta a animação inteira.
12. Salve seu progresso como mywwdesigns02.max.

Você vai perceber que os brackets quadrados de seleção estão inclinados junto com a textura, mas o gizmo de transformação continua o mesmo. Isso acontece porque está sendo exibido o sistema View Coordinate.
Adicionando texto para o logo

Você agora vai criar o flying logo por modelar o texto tridimensional usando objetos spline. Mais tarde, você vai adicionar um modificador Extrude e um modificador Bend para criar o efeito de texto desejado.

Criando um objeto texto:

1. Ative a viewport Front, então clique com o botão direito no nome da viewport e escolha Smooth + Highlights (ou aperte o F3) para ver a terra em um modo de shading.

2. Dê um zoom negativo na viewport de forma que o globo seja pequeno, porém visível.


3. Abra o painel Create > Shapes e na rollout Object Type, clique em Text. Clique acima da Terra na viewport para adicionar o texto padrão.
4. Na rollout Parameters, vá no campo Text e digite Worldwide Designs.

Texto Worldwide Designs

Dica: Você também pode copiar e colar texto neste campo.

5. Clique na lista Font e mude a fonte para algo quadrado como uma SansSerif Bold. Se você não têm esta fonte, use qualquer uma que não seja muito estreita.

Dica: Você pode digitar a primeira letra da fonte para rapidamente encontrá-la na lista.

6. Mude o tamanho do texto em Text Size de 100 para 5.0
7. Clique em Zoom Extents para dar um zoom na viewport Front.
Aplicando modificadores Bend e Extrude

Agora vamos aplicar os modificadores Extrude e Bend.

1. Com o texto selecionado, escolha Modifiers > Object-Space Modifiers > Extrude. Nos parâmetros configure o amount (quantidade) do Extrude em 0.5
2. Clique na aba de cores próximo ao nome do texto, Text01. No seletor de cores, escolha branco.

O texto torna-se branco na viewport.

3. Na viewport Front, mova o texto para baixo de forma que ele interseccione com a esfera (globo). O texto ainda parece grande demais, então selecione o texto e mude o tamanho para 3.0.


O texto movido atravessando a esfera da terra.

4. Clique em Extrude na lista de modificadores e aplique um modificador Bend em Modifer List > Object-Space Modifiers. Você vai usar isto para encurvar o texto ao redor da terra.
5. Na rollout Parameters, mude o Bend Axis para X, então mude o Bend Angle para 180.
6. Ative a viewport Top e dê um zoom na terra e no texto se necessário.
7. Mova o texto para baixo na viewport Top, como mostrado na ilustração.

O texto está movido para baixo na viewport Top.

8. Clique com o botão direito no nome da viewport Top e escolha Smooth + Highlights (ou aperte F3 no seu teclado).
9. Salve a cena como mywwdesigns03.max
Ajustando o ponto pivô

1. Com o texto selecionado, abra o painel Hierarchy, então na rollout Adjust Pivot, ative a opção Affect Pivot Only. O ponto pivô do objeto texto é exibido como um tripé.
2. No menu Tools, escolha Align, então clique na esfera da terra na viewport. Isso exibe a janela Align Selection.
3. No grupo Align Position (Screen), ative o X, Y e o Z.
4. Ajuste ambos Current Object e o Target Object para Pivot Point e clique em OK.
O ponto pivô é alinhado ao centro da esfera da terra.

Ponto pivô do texto alinhado ao objeto planeta terra.

5. Desligue a opção Affect Pivot Only.
6. Na viewport Front, rotacione o texto sobre o eixo Y de forma que ele esteja alinhado com a inclinação do planeta.

Conforme você rotaciona o texto, você pode se basear nas medidas exibidas na viewport.

7. Na barra de ferramentas, configure o Reference Coordinate System para Local.

Texto rotacionado alinhado com a inclinação do planeta.

Agora você pode finalmente animar o texto rotacionado-se ao redor do planeta.

Você vai configurá-lo indo na direção oposta à forma que a terra gira.
Animando o texto

1. Certifique-se de que o Text01 ainda esteja selecionado, então abra o painel Motion. Na rollout Assign Controller, selecione Rotation na lista Transform Position.

2. Clique no botão Assign Controller para abrir a janela Assign Rotation Controller. Selecione a opção TCB Rotation na lista.
3. No fim da rollout Key Info, ative a opção Rotation Windup.

4. No frame 0, ative o botão Auto Key e rotacione o texto ao redor do eixo Y até que o texto esteja atrás da esfera. Ainda não será criada chave, por enquanto.

Rotação do texto no frame 0.

5. Mova a barra de tempo ?time slider? para o frame 100, então rotacione o texto ao longo do eixo Y -360 graus.
Observe que agora você têm chaves no frame 0 e no frame 100.
6. Na rollout Key Info, configure o Continuity para 0.
Se o Continuity não é exibido na rollout Key Info, clique no botão Rotation na rollout PRS Parameters.
Isso permite ao texto rotacionar ao rendor da terra em uma velocidade contínua.
7. Na rollout Key Info, mova para a chave número 1 usando as setas (ou > no teclado), então ajuste o Continuity para 0.

8. Desligue o Auto Key e rode a animação. A rotação do texto e a esfera da terra devem ser suaves e rodar continuamente.

Você pode agora adicionar algumas luzes para efeitos mais ?dramáticos?.

9. Ative a viewport Top e dê um zoom negativo de forma que você veja algum espaço vazio ao redor da terra.

10. No painel Create, escolha Lights e clique em Omni. Então na viewport Top, insira uma luz em frente e outra atrás do planeta.

Adicione luzes para ?dramatizar?

11. Salve seu trabalho como mywwdesign04.max
Adicionando um Background e um Material

Você vai fazer a cena ficar mais por simplesmente adicionar um background que faz a esfera da terra parecer estar no espaço. Você então vai adicionar um material dourado brilhante para o texto logo para mais impacto.

1. Abra o menu Rendering > Environment (ou 8 no teclado)
2. Clique no botão Environment Map. No Material/Map Browser, dê um duplo clique no Bitmap.
Navegue para \\tutorials\\worldwide_designs e escolha stars10.jpg.
Este é um background em alta resolução de um campo de estrelas.
3. Mova a barra de tempo ?time slider? para o frame 50.

4. Ative a viewport Perspective e clique no botão Quick Render.
A imagem renderiza com a terra em frente das estrelas.

Aviso: Se você configurar a resolução do render para algo muito pequeno você não vai ver as estrelas no rendering. Você precisa renderizar em 640 x 480 para realmente ver as estrelas neste arquivo de background. O próximo passo é fazer o logo texto mais interessante.
Adicionando material para o texto

1. Na barra de ferramentas principal, clique no botão Material Editor (ou M no teclado). Clique em uma esfera de amostra não ainda não usada.

2. Clique no botão Get Material. No grupo Browse From, clique em Mtl Library, então dê um duplo clique em Metal_dark_gold [Standard]
A esfera de amostra exibe um material brilhante dourado.

3. Certifique-se de que o Text01 está selecionado, clique em Assign Material to Selection.


4. Clique no botão Show Map in Viewport. O texto agora está dourado.


5. Renderize a cena.

6. Save seu trabalho para um arquivo de nome incrementado. Escolha File > Save As. Clique no botão incremental save.

Agora, você vai adicionar uma luz spot que vai iluminar cada letra da logo conforme ela rotaciona.
Adicionando uma Spotlight

Você vai adicionar uma target spot que lança um canhão de luz focado em cada letra da logo conforme ela rotaciona. O alvo neste caso é a terra então você pode facilmente alinhar o canhão de luz para o logo texto.

1. Na viewport Top, deslize a barra de tempo ?time slider? para o frame 50 de forma que o logo texto esteja rotacionado ao longo da metade inferior da esfera da terra.

Observação: As ilustrações exibidas no texto são brancas, não douradas.

2. Vá ao painel Create > Lights e clique em Target Spot.

3. Na viewport Top, clique abaixo do logo texto e arraste para cima até que o cone de luz toque na extremidade da esfera.
4. Vá ao painel Modify. O nome Spotlight aparece no topo do painel. Na rollout Spotlight Parameters use o campo Falloff/Field para estreitar o canhão de luz. Tente mudar o Field para 7.0.
5. Selecione o target da spotlight.
Dica: Se for difícil selecionar o target da spotlight, digite H no teclado. Na janela Select Objects, selecione o Spot01.Target.
6. Selecione o menu Tools > Align e clique na esfera da Terra.
7. No grupo Align Position (Local), clique em X, Y e Z Positions. Para Current Object e Target Object, clique em Center. Clique em OK.

O target da spotlight agora está alinhado ao centro da esfera de forma que a luz brilha no logo texto.

8. Selecione a fonte da spotlight, Spot01. Abra o painel Modify e clique em Exclude que está na rollout General Parameters.
9. Selecione o objeto Planet Eart da lista Scene Objects, então clique no botão >>. Clique em OK. Isso previne a spot de iluminar a esfera da terra.
10. Clique com o botão direito no nome da viewport e selecione Views > ActiveShade para ver como a luz ilumina o texto.
Talvez seja necessário fazer pequenos ajustes para que o target da spot ilumine apenas uma letra de cada vez.

11. Clique com o botão direito em um lugar vazio na viewport e selecione Close na esquerda superior do quad-menu .
12. Com o painel Modify ainda ativo, desça pelas rollouts até que você consiga ver a rollout Spotlight Parameters. No grupo Light Cone, certifique-se de que a opção Circle esteja ativada.
13. Experimente com diferentes valores para Hotspot/Beam e Falloff/Field até que o tamanho do cone de luz esteja focado em apenas uma letra.
Target Spot iluminando a letra R.
14. Na viewport Perspective, rode a animação. Se você preferir que a logo texto deslize mais suavemente, você pode adicionar mais 100 frames à animação.

Adicionando frames à animação:

1. Clique no botão Time Configuration.

2. Na janela Time Configuration, ajuste o Lenght para 200.

3. Na barra de ferramentas, clique no botão Select by Name (H no teclado). Na janela Select Objects, selecione o Planet Earth e Text01.

As chaves aparecem na barra de frames.

4. Na barra de frames, selecione a chave no frame 100 e arraste-a para o frame 200.
5. Rode a animação outra vez. O logo texto e a esfera da terra rotacionam mais lentamente.
6. Save seu trabalho em um arquivo incrementado. Escolha File > Save As. Clique no botão +.
Adicionando luz volumétrica e luz neblina volumétrica

Você vai adicionar agora um efeito de neblina na spotlight e criar uma névoa luminosa ao redor do planeta.
Volume Light fornece efeitos de luz baseados na interação das luzes com a atmosfera, tais como uma neblina.

Você perceberá que não há câmera na cena ainda. Você pode criar uma por uma fazendo o seguinte:

1. Ative a viewport Perspective. Ajuste-a do jeito que você gostaria de filmar a cena.

2. No menu Views, clique em Create Camera from View.
A viewport Perspective mudará seu nome para Camera01.
Adicionando outra luz spot

Agora você vai criar outra luz spot brilhando embaixo do globo.

1. Ative a viewport Front, e dê um zoom negativo de forma que você tenha um maior campo de visão.
2. No painel Create clique no botão Lights. Ative a opção Target Spot e arraste para que seja criada uma spotlight embaixo do planeta. Ajuste o Target pouco acima do objeto planeta na viewport Front.
3. Ajuste o canhão de luz de forma que ele seja maior do que o planeta, mas não aberto além do anel do texto.
4. Você vai usar este spotlight para criar um anel de luz que brilha atrás do planeta. Você vai habilitar algumas poucas opções para as luzes produzirem um bom resultado para o efeito.

No painel Modify ative a opção Shadows On.

5. Na rollout Intensity/Color/Attenuation, aumente o Multiplier para 4.0
Você pode aplicar um efeito de volume light diretamente no painel modify, ou você pode simplesmente assiná-lo usando o menu Rendering > Environment (ou 8 no seu teclado)

1. Ative a viewport Camera.
2. Vá ao menu Rendering > Environment (ou 8 no seu teclado). A janela Environment and Effects aparece.
3. Na rollout Atmosphere, clique em Add.
4. Na janela Add Atmospheric Effect, selecione Volume Light e clique em OK.
5. Na rollout Volume Light Parameters, clique em Pick Light.
6. Clique na luz Spot02 na viewport ou pressione H no teclado e pegue o objeto Spot02 da lista. Spot02 aparece no campo próximo ao botão Remove Light.
7. Pressione F10 para fazer um teste de render.

Dica: Se você repetir o processo de inserir valores e renderizar, você vai perceber que o campo não pode estar ativo para a renderização através do atalho de teclado funcionar.

Dica: Quando inserir algo em um campo, pressione Enter e clique fora do campo, então pressione F9 para renderizar novamente pelo mesmo campo de visão usado pela última vez que você renderizou.
8. Por mudar valores individuais você pode ajustar o efeito conforme seu gosto.

No grupo Volume mude o Density para 20.

Pressione F9 para um Render Last.

Ative a opção Exponential e pressione F9







9. Você também pode ver as mudanças que você fez, na rollout Exposure Control, clicando no botão Render Preview.
10. Pressione H no teclado e selecione Spot02, se ele já não estiver selecionado.

No painel Modify, abra a rollout Advanced Effects.

11. No grupo Projector Map, clique no botão None. Dê um duplo clique em Bitmap no Material Map Browser e então clique em Droplets.tga.



Adicionando um mapa projetor vai dramaticamente melhorar os detalhes dos efeitos de volume.

12. Pressione F10 para Renderizar.
13. No painel Modify ative a opção Decay, configurando-a para Inverse.
No grupo Near Attenuation ative a opção Use and Show. Ajuste o Start em 11.0 e o End em 32.0
No grupo Far Attenuation ative a opção Use and Show. Ajuste o Start em 33.00 e o End em 43.0

Observação: Estes são valores sugestivos, os seus podem variar.

14. Pressione F9 para renderizar outra vez.
15. Para um efeito mais dramático você pode excluir o globo da luz Spot. Na rollout General Parameters, clique em Exclude. Na janela Include/Exclude, destaque o nome do objeto Planet e use a seta inclinada para a direita para movê-lo para a janela da direita, então clique em OK.
16. Na rollout Intensity/Color/Attenuation ajuste os valores Near e Far de forma que o efeito perca sua forma conforme a viewport modifica.

17. Se você tiver escondido o efeito abaixo do globo, reposicione a Spot e o Target da Spot. Mova-os em pequenas quantidades e repetidamente renderize até que você tenha encontrado o lugar que você acha melhor.
Por inclinar um pouco a luz Spot, mais do que usando ela numa posição mais alta, você consegue um efeito ainda mais interessante.
18. Salve seu trabalho como mywwdesign07.max
Adicionando névoa volumétrica

Você agora vai criar um efeito adicional de neblina ao redor da terra. Mas primeiro, você precisa criar um tipo de objeto ?helper? chamado Atmospheric Apparatus que vai servir como um delimitador da neblina.

1. No painel Create, clique em Helpers, e selecione Atmospheric Apparatus da lista que existe ali.
2. Clique em SphereGizmo.
3. Na viewport Top, selecione o centro da terra e arraste para fora para criar o SphereGizmo. Faça um pouco maior do que o tamanho da terra.

4. Com o SphereGizmo ainda selecionado, clique na aba Modify. Na rollout Atmospheres and Effects, clique em Add. Na janela Add Atmosphere, destaque a opção Volume Fog e clique em OK.

Agora você precisa configurar os parâmetros do volume fog.

5. Na rollout Atmospheres and Effects, selecione a opção Volume Fog. Clique em Setup.
6. Na rollout Volume Fog Parameters, clique em Pick Gizmo. Selecione o SphereGizmo, se ele já não estiver aparecer na janela.

O SphereGizmo aparece no campo próximo ao botão Remove Gizmo.

7. No grupo Volume, clique no quadradinho branco de cores. Na janela Color Selector, pegue uma luz levemente roxa. Arraste o seletor esbranquiçado para clarear a cor. Clique em OK.

8. A cor que você selecionou agora está sendo exibida na caixa Color.
9. No grupo Volume ative a opção Exponential e aumente o Density para 100.0
10. No grupo Noise, selecione Fractal. Isso dá à neblina uma aparência mais expessa.

11. No grupo Noise ajuste a opção High Threshold em 0.1
Mude os Levels para 6.0.
Mude o Size para 1.0.
12. Pressione F9 para renderizar.
13. Faça mais ajustes para ter um olhar mais realístico da neblina.
14. Na barra de ferramentas clique em Select and Link. Ligue o Spheregizmo para o globo. Rode a animação. A neblina roda junto com o globo.
15. Salve seu trabalho como mywwdesigns08.max
Adicionando o efeito Flare

Usando o Video Post, você pode adicionar eventos que vão ocorrer em um vídeo terminado. Neste caso, você usará o Video Post para adicionar um efeito chamado Flare que simula uma estrela brilhante atrás da esfera da terra para dar um olhar mais espacial à animação.

Crie um objeto dummy:

1. Você terá que criar primeiro um objeto cobaia que vai servir como uma ?fonte? para o efeito Flare.

2. No painel Create, clique em Helpers > Dummy.

3. Na viewport Top, arraste um quadrado acima da esfera da terra. Posicione o dummy de forma que esteja visível atrás do globo na viewport Camera.

4. Na rollout Name and Color, renomeie o dummy como Flare Dummy.
Agora você vai usar o Video Post para facilmente criar um efeito que vai deixar sua animação mais interessante.

1. Escolha o menu Rendering > Video Post.
A janela do Video Post aparece.

2. Na barra de ferramentas do Video Post, clique em Add Scene Event. No grupo View, nomeie a opção Label Camera01. Clique em OK.
A animação vai ser criada usando a viewport Camera01.

3. Clique em Add Image Filter Event. Selecione a opção Lens Effects Flare daquela lista. Clique em OK.
Para o Label, insira Flare Effect.

4. Clique em Add Imagem Output Event. Insira wwdesigns with flare effect. Clique no botão Files. Para o nome do arquivo de saída, insira wwdesigns0000.tga. Na janela Targa Image Control ative a opção 24 bit em bits-per-pixel.

Nomeando o arquivo com quatro zeros no final do nome, o programa agora vai saber que você quer renderizar uma sequência numérica. Configurando seu trabalho deste jeito permite à você renderizar uma sequência de imagens estáticas em alta resolução.
O Video Post agora lista todos os eventos que você acabou de criar em uma sequência.
5. No Video Post Queue, dê um duplo clique em Flare Effect. Em Edit Filter Event, clique em Setup.

Você vai agora configurar algumas setagens na janela Lens Effects Flare que vai criar uma estrela brilhante com raios atrás da terra.

6. Clique em Preview. Uma janela genérica de preview exibe um efeito flare.
Você pode mudar isso para exibir sua cena.
7. Clique em VP Queue para ver a terra e o logo texto.

Dica: Se o logo texto está atrás da terra, mova a barra de tempo ?time slider? no 3ds max para um frame onde o logo texto está em frente a terra. Na janela Lens Effects Flare clique em Update para atualizar o preview.

8. No grupo Lens Flare Properties, clique em Node Source.
9. Na lista Select Flare Objects, escolha Flare Dummy. Clique em OK.

Agora que o objeto dummy é aplicado como a fonte, você pode fazer mudanças em algumas configurações.

10. Para ver melhor cada efeito, vá ao painel Prefs e na coluna Render, desligue todos os efeitos.

Agora ative cada um separadamente e veja no preview cada efeito você mesmo.
11. Para criar a aparência de um brilho de uma estrela no background, ative a opção Rays e Star. Você vai mudar poucas configurações para fazer a distante estrela um pouco mais perceptível.
12. Vá ao painel Rays. Configure estes valores:
* Size=450
* Angle=45
* Num=300

Clique em Update para ver as mudanças.

Se você não conseguir ver nenhum efeito, mova o objeto dummy Flare na viewport e então clique em Update na janela de preview novamente até que os raios estejam no lugar desejado.

13. Vá ao painel Stars. Configure estes valores:
* Size= 100
* Sharp=10
Ative a opção Random. Clique em Update.
14. Ative a opção Glow no painel Prefs.
Agora você está pronto para renderizar sua animação. Clique em OK para sair da janela.

15. Na barra de ferramentas do Video Post, clique em Execute Sequence.
16. No grupo Time Output, ative a opção Range. Insira 1 no primeiro campo e 200 no segundo campo.
No campo Nth Frame insira 2. Clique em Render.

O Video Post agora renderiza todos os outros frames de sua animação e adiciona os efeitos que você criou em um vídeo na pós-produção. Como você tinha selecionado todos os segundos frames, então a renderização vai ser rodada mais rapidamente.

Dependendo da velocidade de seu computador, a renderização vai levar algum tempo. Enquanto você espera, você pode observar o progresso da animação na janela frame buffer e na janela de progresso de render do Video Post.
17. No 3ds max, vá ao menu Rendering > RAM Player.

O RAM player permite à você carregar sequências de imagem em alta resolução para a memória e rodá-las como um vídeo.

18. Na barra de ferramentas do RAM Player, clique em Open Channel A. Navegue até a sequência de imagens que você renderizou, e selecione o nome do arquivo da primeira imagem. No final da janela, ative a opção Sequence, então Open.

Os arquivos são carregados no RAM Player.

19. Quando os arquivos tiverem sido carregados, rode a animação usando o controle Play da barra de ferramentas RAM Player.
Uma vez que os arquivos estão carregados no RAM player, você pode salvá-los como um arquivo de filme. Escolha Save Channel A, e então selecione o tipo de arquivo e o nome do arquivo que você desejar.
Sumário:

Neste tutorial, você criou uma flying logo. Você criou um globo usando objetos primitivos e mapas de texturas. Você criou e animou um texto para desenvolver o tratamento da logo e adicionou material de metal dourado e luzes spots para um efeito mais ?dramático?. Você adicionou efeitos atmosféricos e também volume light (luz volumétrica), para uma sequência de imagens e a em um filme usando o RAM Player.



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Kesley David Comentou em 01/03/2012 15:20 Ver comentário
kill3rbr Comentou em 16/06/2011 22:47 Ver comentário

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