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Modelando e animando um Helmo

Bem essa tecnica eu descobri fuçando no max... quem clica acha..?? heheh queria fazer o effeito do capacete se formando na cabeça apos ver perdido no espaço, fui fuçando e descobri como fazer... faz um bom tempo que ja sei.. mas só agora resolvi colocar em pratica e mostrar a vocês como solucionei esse problema...heheh, espero que entendão já que sou pessimo para explicar...
Esta tecnica, basicamente se conciste em formar uma carapuça com tubos, mas não usaremos tubos completos, com o parametro sline on no proprio menu do create tube temos esta opição, usando o slice on para que as peças se ajustem como um capacete...

Slince On é basicamente o angulo em que começa e termina o tubo

Ajustando os tubos em suas posições para que fique em orderm... é importante deixar a numeração dos tubos em ordem crescente de animação... começando do pescoço e terminando no olho que sera a viseira, esse sera a sequencia de nossa animação, veja na figura como eu planejei as animações das peças.. isso é muito importante. planege a cena antes de animar e seu trabalho sera muito mais facil.
Gente esse processo é inverso ao que conhecemos.. primeiro animamos depois modelamos, heheh estranho né...




Animamos as primitivas usando o paramerto slice on, do proprio objeto, assim podendo manter as animações quando formos editar os objetos, eu animei cada tube se formando em 5 frames.. pode ser mais se quizerem mais lento.... acredito que a imagem ao lado diz por si só.
Após animar desligamos o autokey e colocamos a time line afrente do ultimo keyframe animado.. selecionamos o tube e aplicamos o modeifer edit mesh.. use o modifer caso contrario não dá pra fazer.. certo.. se convertemos para editable mesh ou editable poly já éra os key frame de animação... o modifer edit mesh é igual se convertecemos para editable mesh, mas ele mantem os keyframes, pode modelar avontade agora.
Apos modelarmos podemos aplicar meshsmooth e uvw map.. e partir para os outros... modele todos de mesh smooth e aplique uvw map em cada um deles.. selecione todos e coloque motiom blur neles.
Aqui colocaremos os key frames da animação em orde.. para que eles se abra um apos o outro... em sequencia.... Temos tambem que setar o render visibility.. tipo o tubo-1 começa no frame 0 então pulamos ele, o tubo-2 começa no frame 2, ele não pode aparecer antes do frame 2... colocamos ele em visibility 0 até o frame 1, e colocamos visibility 1 ja no frame 2.. isso fara ele aparecer no frame2... e o resto em sequencia... para a separação de começo das animações de cada peça eu usei intervalo de 2 frames... então você tera que setar um a um até quando ele vai ficar invisivel.. e quando ele deve aparecer...

Tambem animei a posição e rotação de cada peça do começo de sua animação até o fim.... tipo tubo2 sai da ponta do tubo 1 e vai para sua posição final em 5 frames.. tubo 3 sai da ponta do tubo 2 e vai para sua posição final e assim por diante.
Sei que é bastante trabalhoso o processo mas o resultado vale a pena... deixei aqui tambem 2 arquivos para download.. o MPG com o resultado final e a cena .max para max5. bem espero que esse tutorial ajude Me simto feliz por ter conceguido fazer esse effeito heheheh

fui... Inventar é facil o dificil é explicar como se faz hehehehe!!

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patrickd3 Comentou em 16/06/2011 22:42 Ver comentário

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