Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

calile   arapongas paraná - PR
Daian   Belo Horizonte - MG
onjackstallback   Mauá-SP - AC
EvandroGP   Paraná - PR
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ

Portfólios Ver Mais

assisegundo   Maranhão - MA
RenanMazzonetto   Barueri, SP - AC
Marinner   Olinda-PE - AC

Tutoriais - Todos os tutoriais

O funcionamento do Mesh Smooth

Esta Matéria sobre MeshSmooth explica o processo básico de interpolação de ângulos das faces quando o método de subdivisão NURMS é usado e como ter mais controle sobre o modificador Meshsmooth para cria cantos arredondados.
O modificador MeshSmooth quando aplicado a um objeto, subdivide a geometria do objeto criando novas faces baseado em faces existentes.
O uso deste modificado pode ter resultados inesperados quando aplicado ao objeto, do qual se quer apenas um pouco de arredondamento nos cantos, mas quando o modificador e aplicado resulta em cantos muito arredondados e a perda da sua forma original.
Isto acontece porque o modificador meshSmooth interpola os ângulos das faces existentes para cria as faces novas, sendo assim basicamente quando o angulo das faces foi calculado o meshsmooth moveu o vértice que forma
o canto para uma nova posição para criar o arredondamento, quanto mais o vértice se afasta da sua posição original, mais arredondado fica mas o objeto vai perdendo sua forma original a explicação abaixo ira ajuda-lo a entender melhor.
Entendendo o processo de interpolação de ângulos das faces.
Veja esta imagem de duas faces que formam um canto, que ainda não foi aplicado o modificador MeshSmooth que será usada como exemplo.
Depois de aplicado o modificador MeshSmooth Resulta na imagem ao lado.
Veja que vértice indicado em vermelho e o mesmo que forma o canto na imagem anterior e ele moveu-se para uma nova posição criando um canto arredondado mas modificando a forma do objeto.
Para ajudar a enteder o processo de interpolação de ângulos veja as proximas imagens.
A linha verde representa o canto antes do modificador ser aplicado.
A linha amarela representa o canto depois do modificador ser aplicado.
Agora veja que se traçarmos uma linha reta (\"A linha rosa\") e medir a distancia entre o vértice antes do modificador ser aplicado, até o vértice depois do modificador ser aplicado como mostra a seta na primeira imagem e na segunda imagem também medimos a distancia entre o vértice depois do modificador ser aplicado até o meio da linha reta (\"A linha rosa\") teremos a mesma distancia.
Isto mostra como o calculo de interpolação foi aplicado nas faces do exemplo.
Agora que já temos uma base de como funciona o método de interpolação de ângulos vamos fazer um uso pratico disto. Analizando a imagem a lado como uma referencia. A linha verde representa o canto antes do modificador ser aplicado. A linha amarela representa o canto depois do modificador ser aplicado. Veja que quando aplicamos o modificador o vértice moveu-se para uma nova posição afastando-se de seu local original criando um canto arredondamento e modificando a forma original do objeto. Sendo assim para que vértice não se mova para uma posição da qual o objeto ira perder sua foram original devemos ter mais vértices próximos do vértice a ter sua forma preservada para que depois do calculo de \"Interpolação de Ângulos\" o vértice continue o mais próximo possível da sua posição original.
Para ajudar a entender melhor veja as imagens ao lado da qual será feita uma comparação com mais e menos vértices próximos do canto a ter sua forma original preservada.
As imagens ao lado mostra o canto antes da aplicação do modificador. Acompanhe as próximas imagens.
Estas imagens mostram o canto depois da aplicação do modificador. Agora analize as próximas imagens.
A linha verde representa o canto antes do modificador ser aplicado.
A linha amarela representa o canto depois do modificador ser aplicado.
Analizando as duas imagens ao loda veja que a versão que tem mais vértices próximo do vértice que forma o canto moveu-se menos da sua posição original sendo assim tendo uma maior preservação da sua forma original. A conclusão é que quanto mais vértices tivermos próximos do canto mais chances ele tem de ter a sua forma original preservada. Lembre de que vértices formam edges e edges formam faces. O calculo de interpolação de ângulos aqui apresentado levou em conta um angulo de 90º graus e o uso de apenas duas faces, para o calculo de uma quina de um Box por exemplo devemos levar em conta o calculo de três faces que segue o mesmo principio do calculo com duas faces.
Eu fiz esta materia estudado o modificador e fazendo alguns testes e esta materia foram os resultados desses testes.
Espero que esta matéria ajude você a entender melhor o uso do modificador MeshSmooth.


By RaKin

Faça o login para poder comentar

RaKin Comentou em 16/06/2011 22:11 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707935.

Total de membros registrados: 135501

Últimos membros registrados: Kaio Grigolato, bannerliam, boyerbarry, xxncsxx, nexaslimanmeldel, Mizzuki026, Unitedfarmscbd, emma.

Usuário(s) on-line na última hora: 672, sendo 13 membro(s) e 659 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, deathstars, Celso Borttoloto, emersonforentin, Sergio1987, Roberto Movanni, Willmitnick, Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Eng Damasceno, Fabio Catelleno, gago.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.