A cena foi criada no sistema padrão de unidades do 3ds max, já que nunca deve se mudar isso, mas no Display do Customize>Units Setup eu troquei para centímetros, assim, os valores são convertidos de polegadas para centímetros e ficam mais adequados para nós que usamos a escala métrica.
Este detalhe é muito importante devido ao uso de luzes Photometrics na cena, pois se estiver em escala errada as luzes ficarão fortes demais ou fracas demais, principalmente se aplicar arquivos IES para simular luzes reais.
Para testar dois tipos de luzes eu fiz duas spots no teto do corredor e uma luz de filamento incandescente em primeiro plano.
Os materiais são quase todos Arch&Design do Mental Ray, que só existe a partir do 3ds max 9, mas poderiam ser materiais padrões do 3ds max sem o menor problema, inclusive, o material do vidro da lâmpada é um material Standard.
Logo abaixo das luzes spots do corredor crie duas Photometrics Traget Point, ligue a sombra Ray Traced Shadows e mude para Web na lista Distribuition do menu Intensity/Color/Distribuition.
Deste modo fica disponível o menu Web Parameters, onde você pode adicionar o arquivo IES com as medições feitas em laboratório de uma luz real.
Claro que você deve escolher o arquivo com a luz adequada para essa situação, que pede uma luz spot.
Portanto, acesse a seção Diversos>IES da 3D1 clicando
aqui e baixe o primeiro arquivo da página, ele descreve o comportamento de uma luz spot dicróica.
Aplique o arquivo IES clicando no botão disponível no menu Web Parameters.
Veja que a Photometric muda de formato, mostrando como será a forma da emissão.
Você pode diminuir ou aumentar a intensidade da luz no valor do Intensity, no meu teste eu diminui para 7500.
Em seguida crie uma luz MR Area Omni dentro da lâmpada próxima do filamento.
Acesse o painel Modify e o menu Area Light Parameters, este menu permite definir o formato da área da luz, que no nosso exemplo é um filamento.
Sendo assim, mude para Cylinder na lista deste menu, ajuste os valores de Radius e Height para deixar no tamanho do filamento e posicione a luz corretamente.
Para ver o formato da área de luz e saber se está com o tamanho aproximado do filamento, você precisar clicar nos Spinners (setinhas) e arrastar, assim, aparecerá um Gizmo azul na Viewport indicando o tamanho da área de luz.
Se for necessário, gire a luz para alinhar corretamente o sentido do cilindro com o do filamento, mas não coloque a luz em cima dele, pois vai penetrar na sua geometria e criar problemas na emissão, a luz deve ficar um pouco abaixo do filamento sem que sua área encoste em qualquer geometria.
Na cor desta luz eu coloquei um amarelo bem leve, para deixar na cor de luz incandescente, e liguei o recurso de Attenuation, para não deixar a luz iluminar indefinidamente, já que na realidade a luz perde intensidade com a distância.