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Como modelar um casco de navio simples

Oi gente, tudo bem?






Para ajudar os iniciantes eu vou postar algumas dicas de como modelar facilmente um casco simples para o navio.






Primeiro deve criar um Box com o tamanho do casco e com a quantidade correta de segmentos, deve ter uma linha de Edges no meio para fazer o bico do casco, então obrigatoriamente deve ser par, eu deixei com 4 segmentos na altura e largura, na lateral coloque a quantidade suficiente para manter a mesma resolução.


Transforme o Box em Editable Poly, entre no sub-object Polygon e selecione os polígonos da parte de baixo, delete-os em seguida, vai ficar um buraco.
Agora vai pegando de dois em dois vértices, um de cada lado da abertura, e use o comando Collapse do Editable Poly para soldar os vértices, assim vai fechando a parte de baixo do casco.
Sobram os cantos, neles tem vários vértices de acordo com a quantidade de segmentos, selecione todos junto de um lado e collapsa para fechar, faça o mesmo do outro lado.
Selecione os vértices da linha de perfil de um dos lados, deixando sem selecionar o último de baixo, em seguida puxe-os para frente para começar formar a frente do casco.
Depois selecione as outras duas linhas de vértices ao lado desta, deixando os últimos vértices de baixo sem selecionar, mova estes vértices um pouco para frente fazendo a curvatura correta do casco.
Na vista lateral você pode ajustar melhor os vértices para dar o formato desejado na frente do casco, lembre de sempre selecionar os vértices clicando e arrastando para formar uma pequena janela de seleção, assim vai selecionar o vértice do lado oposto e vai move-lo na mesma direção, deixando o casco simétrico.
Ainda na vista lateral pode mover os vértices da parte de trás para dar um formato mais parecido com o casco dos galeões e caravelas da época.
Agora vem a parte importante, deve selecionar todas as Edges da borda do convés (parte de cima), todas as Edges de baixo, que formam a quina do casco, todas as Edges da borda da parte de trás, e as Edges que formam o bico na frente do casco, veja as imagens.
Encontre o parâmetro Crease no painel do Editable Poly e coloque o valor 1. Assim essas Edges vão se manter \"duras\" quando a subdivisão do Mesh atuar, em seguida pode aplicar um Mesh Smooth, ou estando em Poly pode habilitar o Use Nurms Subdivision no painel Subdivision Surfave, é o Mesh Smooth que tem integrado ao Poly. Eu usei Interations 2.
Pode trabalhar uma boa textura no PhotoShop para aplicar e nem vai precisar fazer muitos detalhes no Mesh, se for detalhar no Mesh é melhor deletar metade dele para depois espelhar e juntar novamente.
Os detalhes como balaustres, mastros, timão, e tudo mais podem ser feitos facilmente com primitivas.

André Luiz Buttignoli Vieira

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Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 22:37 Ver comentário

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