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Criando madeiras com o mapa Mix

Estive vendo alguns trabalhos de colegas nas galerias por ai a fora e vi que muitos tem uma séria deficiência na criação de madeira realistas.
Como trabalho com o ramo moveleiro, me aprofundei um pouco na criação de madeiras e desenvolvi uma uma técnica com mix para cirar variações interessantes aproveitando o mesmo desenho de fibras para várias cores.
A técnica de criação de textura é genérica, funciona em qualquer renderizador. A criação do material foi feita no Vray. Vamos la então??
01 - Peguei esta foto na net com boa resolução para servir como base da nossa textura.

Baixe a textura em alta resolução usada neste tutorial.
02 - No Photoshop, com a ferramenta de corte, selecionei a área que me interessa da foto para depois fazer a correção e os encaixe.
03 - Use então a ferramenta Offset que está em Filter > Other > Offset. Ajuste os valores para que a sua imagem fique com os cantos mais ou menos no meio como a figura acima.
04 - Aqui você fará o ajuste das emendas com a ferramenta Healing Brush Tool . Funciona com um carimbo mas vai auxiliar na correção das cores. Como pode ver abaixo, uma parte da figura já está corrigida.
É muito importante neste momento saber usar bem a ferramenta para que as fibras da madeira fiquem com um encaixe legal. Basicamente segure Alt e clique na fibra parte da fibra que você acha que se encaixa na emenda. Então pinte normalmente as áreas a serem corrigidas.
05 - Agora tire a saturação da imagem (Ctrl+Shift+U) e salve o mapa que vai servir como gloss e bump. Depois aumente o contraste (image > adjustments > brightness/contrast) para ficar parecido com o segundo exemplo acima.
06 - Vamos agora criar o material com nossos mapas. Lembrando que usaremos o Vray Mtl mas podemos adaptar para outros renderizadores também.
Utilizando a setagem deste tutorial teremos um material com este realismo
Uma das características principais da madeira é o fato da não uniformidade no seu brilho. Para simularmos esta característica, utilizamos um mapa no canal Refl Glossines.
Perceba neste detalhe que simulei as fibras mais escuras com brilho mais fosco. Isso acontece devido a porosidade da madeira. Certas partes absorvem mais vernizes e seladores, por isso ficam com este aspecto.
Usaremos então no canal difuse do material um Mix. Em Mix amount colocaremos o mapa que criamos com mais contraste.
Então basta escolher a cor para as fibras escuras em color #1 e para as claras em color #2 conforme segue o exemplo:













Coloque ainda um pouco de reflexo no seu material. Aplique o com menos contraste em bump e Refl glossines.
Para controlar a variação do brilho, ajuste o valor do canal Refl glossines e do reflect também.





















Veja alguns testes :
Materiais resultantes da mistura do mapa ao lado com variações de cores.
Mais Resultados desta técnica com mapas diferentes.

Ramon Zancanaro
[email protected]
www.sunsetonline.com.br

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volt Comentou em 27/04/2015 19:04 Ver comentário
Joao Comentou em 09/03/2013 16:39 Ver comentário
Helio Lima Comentou em 09/03/2013 15:00 Ver comentário
Tagarna Comentou em 09/03/2013 13:40 Ver comentário
Ramon F. Zancanaro Comentou em 16/06/2011 21:31 Ver comentário

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