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Esse tutorial e uma amostra do meu personagem human body rigging, que foi apresentado no tópico abaixo.
A intenção desse tutorial e apresentar a fantástica ferramenta de bones que o 3DS Max oferece, sendo um passo a passo serve tanto para iniciantes como também para usuários intermediários, espero de coração que esse tutorial ajude cada vez mais a crescer o mercado de 3D. Criando a possibilidade de aprendizado em conjunto com todo o Brasil, independente do nível de conhecimento.
\"E ensinado que se aprende, e compartilhado que se ganha.\"
1. Deixe a vista na viewport left, vá até a pasta system e click no botão bones, crie dois bones conforme a figura abaixo, lembre-se de começar de cima para baixo e finalize com o lado direito do mouse.
2. Click novamente no botão bone e crie uma nova cadeia com 3 bones conforme a figura abaixo , observe que neste caso ela começa embaixo indo da esquerda para a direita e depois sobe no sentido contrario. (reverse leg)
3. Ótimo agora vamos criar o bone que servira para simular a deformação dos dedos do pé, selecione o bone 5 conforme a figura abaixo, e crie uma copia usando a ferramenta move+shift.
4. Selecione o bone que você acabou de copiar, vá até o menu animation e click na opção Bone tools, um enorme quadro vai abrir com uma serie de ferramentas click no botão create end para gerar um pequeno bone na ponta da cadeia.
5. Vamos alinhar o novo bone com o resto da cadeia , para isso selecione o bone 6, click no comando align e selecione o bone 7, ative as seguintes opções no quadro abaixo, X_position, Y_position e Z_position conforme a figura abaixo.
6. Chegou á hora de usar o hi-solver, selecione o bone1, vá até a pasta animation e click em IK_solvers logo em seguida selecione a opção HI-solver, conforme mostra a figura abaixo.
7. Vamos criar um vinculo entre os bones, click no comando link e arraste a ferramenta do bone 7 até o bone 5, sendo assim o bone 7 fica vinculado ao bone 5
8. Agora vamos fazer um link entre o ik chain que é essa cruzinha azul e o pequeno bone do pé , novamente click no botão link e arraste a ferramenta do ik chain até o pequeno bone superior do pé, conforme mostra a figura abaixo.
9. Vamos criar um retângulo que vai ajudar a manipular os bones, a idéia de criar shapes e que o mesmo não aparece diretamente no render e fica muito mais fácil selecionar e animar a cadeia a partir dele.Sendo assim pode ser um circulo, n-gon, arc, line etc.
10. Selecione o retângulo e ative o botão Affect pivot only , usando o comando move altere a posição do pivot conforme a figura abaixo.
11. Usando a ferramenta link faça um vinculo do bone 4 até o retângulo, dessa forma toda a estrutura da perna fica vinculado ao retângulo.como mostra a figura abaixo.
12. Animação do reverse leg usando o comando move para animar a perna (rectangle).
Usando o comando rotate para animar a ponta do pé (bone 7).
Usando o comando rotate para animar a dobra do pé (bone 6).
Fim da primeira parte do human body rigging, logo mais vou postar a segunda parte que envolve custom atributes e scripts.
Espero de coração ter ajudado a todos um grande abraço.
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