Nativamente o maior problema do 3ds max é o péssimo Virtual Frame Buffer, pois a renderização é usada em quase todos os trabalhos, exceto quando exporta para Engine de Game, portanto, não poder nem ajustar a exposição da imagem no próprio Frame Buffer faz perder tempo e complica as coisas.
O Virtual Frame Buffer do 3ds max é praticamente o mesmo desde a primeira versão, a única modificação foi a adição de controles básicos e alguns desnecessários que estão disponíveis em outros lugares do programa.
Justamente por isso que o VFB+ é um dos Plug-ins mais úteis e necessários para o Max, pois ele adiciona um super Virtual Frame Buffer com todo tipo de controle, efeitos de lente e correção de cores, tornando dispensável a pós-produção final da cena no Photoshop.
O desenvolvedor, Rotem Shiffman, lançou a versão 2.8 do VFB+ adicionando a possibilidade de trabalhar com imagens gigantes somando mais de 2GB de tamanho em disco, além de suporte para monitores de alta resolução (HiDPI) se estiver usando o 3ds max 2017.
Até agora o VFB+ era um Plug-in comercial e a partir desta versão se tornou totalmente gratuito, Shiffman disse que, inicialmente cobrou pelo Plug-in para motivá-lo a desenvolver com tudo que gostaria de adicionar e agora que o Plug-in está completo ele quer torná-lo acessível para mais pessoas.
Este é o tipo de Plug-in que a Autodesk deveria ter comprado logo na primeira versão, integrado no Max e patrocinado até agora, mas creio que se isso tivesse acontecido o Plug-in não seria tão maravilhoso quanto é hoje.
O VFB+ trabalha com qualquer renderizador, portanto, é útil também para quem utiliza um Render que oferece um bom Frame Buffer como V-Ray e Corona.
O Plug-in está disponível de graça desde o 3ds max 2009 até o 3ds max 2017, baixe
clicando aqui. Veja abaixo o vídeo de demonstração do VFB+.