Tutoriais - Glossário

Bump e Displacement

Bump é um recurso comum e antigo que simula rugosidades no material usando o sombreamento, mas se reparar na borda do objeto, perceberá que o efeito não é verdadeiro, pois a borda continua lisa sem as rugosidades. Portanto, é um efeito que fica bom apenas quando a câmera está apontada de forma perpendicular em relação a superfície do objeto, quando a vista está paralela a superfície do objeto, o efeito de Bump se perde.

O Displacement realmente modifica a superfície do objeto criando as rugosidades, portanto, a borda também será enrugada e ficará mais realista, porém, para fazer isso o Displacement precisa de malha densa e fará muitas subdivisões, consumindo bastante memória e ficando lento no Render, as vezes até impedindo de renderizar se não for bem configurado.

Sendo assim, o Bump é bom para criar pequenas rugosidades, enquanto que o Displacement é mais indicado para criar relevos maiores e mais proeminentes. A combinação dos dois é a ideal.

Erro: Não foi informado a qual fórum pertence o comentário.

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711071.

Total de membros registrados: 138550

Últimos membros registrados: lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer, Yaasu026, brunovidart, breno915.

Usuário(s) on-line na última hora: 1088, sendo 7 membro(s) e 1081 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: lumileanbefehl, Yaasu026, Kevinsdiemer, NowSlimKapselndePreis, Asssilem, condriflexpro, cristian rocha da silva.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.