Pergunta similares:
*Como selecionar as luzes no projeto sem pegar outros objetos?
*Como selecionar os Helpers de animação sem pegar outros objetos?
*Como congelar o que não deseja selecionar?
Resposta:
Muitas vezes temos diversos objetos na cena, não queremos aplicar o Freeze ou usar os recursos de congelamento por Layers, mas precisamos selecionar apenas um tipo de objetos.
Isso é muito comum em qualquer área, desde maquete eletrônica, para selecionar apenas as luzes da cena, como em animação, para selecionar apenas os Helpers que movem o personagem, sem que toda hora você selecione uma parte que não deseja.
Você pode filtrar o que será selecionável nas Viewports facilmente, basta escolher o item que deseja deixar selecionável na lista All, que aparece na barra superior do 3ds max.
Com a opção All, que vem habilitada por padrão, todos os objetos podem ser selecionados.
Mas se escolher Lights, por exemplo, apenas as luzes poderão ser selecionadas nas vistas da cena.
Se escolher Geometry, apenas os objetos poderão ser selecionados, não vai conseguir selecionar linhas, luzes e câmeras.
Se escolher Shapes, apenas as linhas poderão ser selecionadas.
Com a opção Combo, aparece uma janela onde você poderá definir um grupo de itens que deseja deixar selecionáveis, assim, poderá deixar selecionável apenas luzes e câmeras ou apenas objetos e linhas, por exemplo.
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