Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

NataliaEM   Carlos Barbosa, RS - RS
jimmyribas   curitiba pr
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
3DStation   Goiania - GO
Bruno   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

fabiospinasse   Vitória - AC
tiagoizaltino   Limeira, Int. de SP - AC
crbezerra007   salvador - AC

µTutorial: Save Incremental

O \"Save Incremental\" é uma maneira especial de salvar o arquivo em que o Max cria automaticamente outro arquivo com uma numeração crescente. Isso faz com que você mantenha seu arquivo anterior e tenha um novo arquivo com as últimas alterações.

Ver tutorial

Por: lobobr  

Em: 05/06/2009 14:01

Olá! Vou escrever aqui um µTutorial. µ = micro, porque será o menor tutorial do site!! :) Infelizmente é relativamente comum o Max travar. Às vezes por erros nossos (colocar um valor muito alto em algum parâmetro, por exemplo) e às vezes por erro do programa mesmo (memória, comando, bug etc.). O primeiro curso ao qual eu assisti foi da coleção Lynda.com. Logo na primeira aula o instrutor diz: "O Max é um programa muito pesado e certamente vai travar algumas vezes durante o trabalho. Acostume-se com isso e saiba contornar a situação." Uma maneira que eu uso para contornar a situação é o recurso "Save Incremental". Hoje é um processo tão natural que eu nem percebo mais que faço isso. O "Save Incremental" é uma maneira especial de salvar o arquivo em que o Max cria automaticamente outro arquivo com uma numeração crescente. Isso faz com que você mantenha seu arquivo anterior e tenha um novo arquivo com as últimas alterações. É claro que depois de alguns "saves" você terá vários arquivos na sua pasta, mas aí é só apagar de vez em quando e deixar apenas os mais recentes (eu normalmente deixo os últimos 3). O "Save Incremental" fica aqui. Quando você salva um arquivo pela primeira vez ou quando escolhe "Save As...". Você insere o nome do seu arquivo e, ao invés de clicar em "Save", clica no sinal de "+". Claro que existe uma maneira ainda mais fácil de fazer isso! E este é o objetivo deste µTutorial. Para associar o "Save Incremental" a um atalho do teclado faça assim: Customize > Customize User Interface Na guia "Keyboard" procure pelo comando "Save Incremental (+)". Em "Hotkey" escolha um atalho para o teclado (eu uso "Ctrl+Shift+S"). Preste atenção no que vai aparecer em "Assigned to". Este campo vai dizer se o atalho que você escolheu já está associado a algum outro comando. Caso apareça "<Not Assigned>" é porque o atalho escolhido está disponível. É claro que você pode utilizar um atalho já associado a outro comando. O que acontece é que o comando original deixará de funcionar através deste atalho. Quando você tiver certeza do atalho que deseja, clique em "Assign". Pronto! Perceba agora que o atalho que você escolheu aparece ao lado do comando "Save Incremental (+)". Agora faça o teste. Abra um arquivo qualquer no Max e use o atalho que você escolheu (no meu caso: "Ctrl+Shift+S"). Veja que o nome do arquivo é automaticamente numerado em uma sequência crescente conforme você vai salvando. Com o tempo, você passará a salvar sempre no modo incremental. "Ctrl+Shift+S"... "Ctrl+Shift+S"... Conclusão Qual a vantagem disso? Simples. Se por acaso acontecer alguma coisa (o Max travar, cair a luz, uma vaca tossir etc.) e o arquivo que você estava usando ficar corrompido (não abrir mais), você pode abrir o arquivo imediatamente anterior (com um número a menos). Assim você terá perdido apenas o que fez desde o último "save". Muito melhor do que perder o trabalho inteiro, não é mesmo? É isso aí! Espero que esta dica seja útil! Grande abraço a todos! O Alessandro Barros (alessandrobdb) postou uma alternativa interessante para personalizar o "Save Incremental". Customize > Preferences... Na guia "Files", selecione "Increment on Save". Desta forma o Max irá salvar [u:b578f4837e]sempre[/u:b578f4837e] de modo incremental (numerando os arquivos). Mesmo com o atalho padrão ("Ctrl+S") ou indo em "File > Save". A única desvantagem de usar este método é que você deixa de ter a opção de salvar de modo normal. Grande abraço a todos!!
feroz hein... pratico e vai salvar muitas vidas... vlw man
www.pehde3d.blogspot.com

http://wellingtongb.deviantart.com/

Para o alto, e avante!!!!!
Muito boa mesmo essa dica, vou começar a fazer isso pra não perder mais os trabalhos, valeu pela colaboração.
http://lucasgatoprojetos3d.blogspot.com/
Legal essa dica, eu prefiro salvar um arquivo, por ex., projeto_A_01, ai salvo ele como projeto_A_02, ai sempre que vou salvar, salvo o arquivo aberto e salvo como no outro arquivo, assim fico sempre com 2 arquivos atualizados, acho melhor que ficar com varios arquivos, mas sua opção é uma dica legal tbm! :) Vamu que vamu! Abs!
http://maquetestacciarini.blogspot.com/ http://www.vimeo.com/user2935658/videos
Muito util mesmo
https://www.facebook.com/orbivfx
Isso sim, ai sim hein, ajuda de mais!!!!! valeu pessoal!!!!
pow arqleandro ... já chamaram vc de sasá mutema?.. rsrs salvador da pátria.. ótimo tuto.. parabéns...
show de bola...muito util
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) arqleandro: ai cara!! tudo bem? sobre o seu tutorial do "Save Incremental", meus Parabéns, ficou ótimo o resultado. Realmente é um ótimo tutorial, essa eu confesso a vc que não conhecia, ainda bem que o André Vieira colocou nas notícias principais da 3d1, para todos terem acesso, logo quando visitam o site. Eu também salvo os arquivos da mesma forma que o nosso amigo e colaborador "claudiostacciarini" falou, mas com certeza essa é uma ótima opção também. Um grande abraço e Parabéns mais uma vez pelo belo tutorial, a 3d1 agradece. ___________________________ [i:f4a80d53a3]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:f4a80d53a3]
Oóó o cara ai! mandou benzasso!?! Direto... objetivo.. explicativo.. e o mais importante super utel!!! parabens!
http://www.joamends.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707703.

Total de membros registrados: 135311

Últimos membros registrados: cie, Prudencio, thiago23, Yumitchi, nivialps, Jose10, amanda.goulart, Timothy.

Usuário(s) on-line na última hora: 602, sendo 19 membro(s) e 583 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Tomas, Ronaldo Junior, yasmimin, cie, Abilio, Reinaldo Silva, JMDesign, Geraldo Nunes, maxoliveira.archviz, Thiago Couto, Adalberto Rocha, wdesign2006, Celso Borttoloto, Baldo, Vladis, Willmitnick, nandao, Rodrigosouza3D.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.