Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Rick Rici   Brasil - SP

COMO IMPORTAR TODAS AS TEXTURAS DE UM SÓ VEZ ?

Por: anonymumm  

Em: 24/01/2018 13:23

Viva Gente boa,

Se calhar estea pergunta ja foi tratada aqui no forum mas não encontrei a resposta !

Este problema acontece muitas vezes quando se troca de maquina ou de disco duro. Quando se abre um projecto antigo, as texturas aparecem em branco no Map Browser por falta do ficheiro da textura original :

Existe uma forma de « importar » ou »indicar o caminho ( Path ) de uma só vez de todas as texturas no gestor e encontrar todas as imagens espalhadas nos varios discos presentes na minha workstation ?

( Estou farto de procurar o caminho passo a passo, um a um de todas as texturas presentes num projecto !" )

:(

Obrigado
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

Tem várias formas diferentes de trabalhar que impedem completamente este problema.

A forma mais antiga é criar uma pasta texturas dentro da pasta do seu projeto e colocar todas as texturas dentro dela, pois o Max sempre procura as texturas na pasta e nas subpastas onde está o arquivo MAX.

A forma que uso é criar uma pasta de texturas com até 1024 subpastas contendo todas as suas texturas, depois você indica essa pasta no Customize > Configure User Paths > External Files, como mostra a imagem em anexo, e o 3ds max sempre vai procurar as texturas nestas pastas.

Assim, qualquer arquivo novo ou antigo que abrir sempre estará com todas as texturas, ainda centaliza as texturas no mesmo lugar, facilitando o Backup de tudo.
Você também pode mapear esta pasta de texturas na rede e usar o caminho de rede no External Files para todas as máquinas apontarem para o mesmo lugar.

A forma mais recente é o Project Folder, que é exatamente igual a técnica antiga, mas automatiza ela com um link no menu File, então, você acessa o File > Manage > Set Project Folder e define uma pasta onde vai salvar as coisas do projeto, portanto, se colocar todas as texturas dentro do Project Folder o 3ds max sempre vai encontrar.

Eu não gosto porque sempre tem que ficar trocando o Project Folder a cada novo projeto que vai criar, enquanto que, definindo uma pasta central de texturas, nunca mais terá que se preocupar com nada disso.

Uma opção para facilitar o seu problema de abrir arquivos com as texturas espalhadas é usar algum Script, o mais conhecido é o Relink Bitmaps e fica neste link: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/relink-bitmaps

Abraços e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135235

Últimos membros registrados: hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_.

Usuário(s) on-line na última hora: 810, sendo 28 membro(s) e 782 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, hvicentin, mastermax, Carlos E. Nogueira, Le_Andro, Garage29, Daniel Monteiro, Duda, Felipe Duarte, jmarquesss3, Joao Barreto, nickatram, Eber.Silva, Gabriel.C, Eng Damasceno, Reinaldo Silva, Leonardo, Abilio, Eduardo Ramos, Henrique Ribeiro, Thiago Couto, Ronaldo Junior, Gibran Farfud, Fernando Cunha, ricardo duarte, marcio.alain, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.