Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
gianvf   Brasil - Rio Grande do Sul - Santa Rosa - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Rodrigo   Minas Gerais - AC
rodrigo bispo   SÃO PAULO - AC
Gwarth   Porto Alegre - RS
Rebecacs86   Garça - AC

Como fazer sombra de taça transparente com detalhes

Por: Antonio Neosmar  

Em: 08/02/2018 18:09

Boa noite moçada, tudo bem?

Gostaria de saber se é possível fazer este tipo de sombra de uma taça com liquído usando o render v-ray?

Obrigado a todos, grande abraço.
Da'.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Neosmar, tudo bem?

Este efeito se chama Caustics e acontece sempre que a luz refrata por uma superfície, é muito importante para o realismo de vidros e líquidos, é comum ver imagens lindas de maquete com a piscina sem Caustics, isso mata o trabalho.

É bem simples criar Caustics, mas pode ser demorado na renderização se não usar a técnica correta, o problema acontece com luzes Area, luzes que possuem superfície e emitem raios a partir de vários pontos diferentes, isso deixa o efeito de Caustics mais borrado e aumenta o tempo de renderização.

Portanto, o ideal é usar luzes pontuais ou mesmo direcionais como o VRaySun.

No V-Ray é só habilitar o Caustics no final da aba GI, como mostra a imagem em anexo, ajustar o Search Distance para refinar e aumentar os Photons para ter mais qualidade.

Porém, precisa de um material adequado no objeto iluminado para refratar a produzir Caustics, qualquer material transparente vai produzir o efeito, mas quanto mais transparente for, maior será o efeito.

O mais importante de tudo é desmarcar a opção Affect Shadows no material, como mostra a imagem em anexo, pois sem isso o V-Ray usa a projeção da sombra com Alpha em vez do Caustics.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu André, acho é bem isso que eu queria saber, me lembro do causticos, más não notei que era este efeito usado na imagem da taça. Bom, eu vou ter que aprender mais este efeito.
Obrigado poela força.
Abração.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1072, sendo 3 membro(s) e 1069 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: kdsanmva, pinart, Junior.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.