Oi Neosmar, tudo bem?
Este efeito se chama Caustics e acontece sempre que a luz refrata por uma superfície, é muito importante para o realismo de vidros e líquidos, é comum ver imagens lindas de maquete com a piscina sem Caustics, isso mata o trabalho.
É bem simples criar Caustics, mas pode ser demorado na renderização se não usar a técnica correta, o problema acontece com luzes Area, luzes que possuem superfície e emitem raios a partir de vários pontos diferentes, isso deixa o efeito de Caustics mais borrado e aumenta o tempo de renderização.
Portanto, o ideal é usar luzes pontuais ou mesmo direcionais como o VRaySun.
No V-Ray é só habilitar o Caustics no final da aba GI, como mostra a imagem em anexo, ajustar o Search Distance para refinar e aumentar os Photons para ter mais qualidade.
Porém, precisa de um material adequado no objeto iluminado para refratar a produzir Caustics, qualquer material transparente vai produzir o efeito, mas quanto mais transparente for, maior será o efeito.
O mais importante de tudo é desmarcar a opção Affect Shadows no material, como mostra a imagem em anexo, pois sem isso o V-Ray usa a projeção da sombra com Alpha em vez do Caustics.
Abração e tudo de bom.
André Vieira