Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Joao   Itapetininga-SP - SP
ti_roc   Mauá, SP - AC
RHD3sign   Rio de Janeiro
Helio Lima   Taubaté - SP - SP

Portfólios Ver Mais

VJ   salvador - BA
Jhonatan   Campo Mourao - PR
Jhony   Itabaiana-SE
DouglasdaRocha   Blumenau - AC

Problema com a ferramenta Bridge no 3DSMax

Por: Caio  

Em: 11/09/2018 10:18

Bom dia pessoal, tudo bem?

Sou iniciante no 3DStudio, e estou acompanhando alguns tutoriais no youtube para pegar mais intimidade com a ferramenta e suas funções. Iniciei um novo tutorial onde ensina a fazer uma caneta esferográfica, e a primeira parte ensina a unir dois objetos com formatos distintos em apenas um (nesse caso um objeto hexagonal com um cilindríco).

O processo ensinado é simples (o que me frustra ainda mais por não ter conseguido). Iguala-se o número de edges de ambos (nesse caso 18) e os centraliza conforme essa imagem:



Então ajusta o Flip do cilindro interno, e depois bastaria aplicar o Bridge pra que eles se unissem perfeitamente como nessa imagem:



O problema é que quando aplico o Bridge, os pontos não se ligam de forma organizada, e acabo tendo como resultado esse emaranhado esquisito:



Já não sei mais o que fazer pra tentar corrigir isso. Já fiz e refiz várias vezes pra ter certeza de que não errei nada no passo a passo, e faço sempre exatamente como é ensinado. Eu tentei rotacionar o hexágono pra alinhar os pontos, e até deu certo, mas não acredito que essa seja a forma correta de fazer, já que é mais uma gambiarra do que o modo que o vídeo que segui demonstra. Fora que quando eu rotaciono, consigo arrumar a parte de cima do meu objeto, mas a parte debaixo permanece com o mesmo problema, até pior na verdade.

Agradeço desde já pela atenção. Estou ficando muito frustrado em ter agarrado em algo tão simples. Tenham todos um excelente dia.

PS: Caso seja necessário para ver qual passo a passo estou acompanhando, esse é o tutorial que estou seguindo: https://www.youtube.com/watch?v=7iOpWI4FicA

E desculpem pelas imagens repetidas. Não sei como isso aconteceu e não consegui remove-las.


E aí, brother, beleza?

Para resolver esse problema é só tu alterar nas opções do Bridge onde marquei em laranja.


E aí, brother, beleza?

Para resolver esse problema é só tu alterar nas opções do Bridge onde marquei em laranja.
Para ficar perfeito seria melhor ter o mesmo numero de edges nos 2 ojectos.
Se reparar um tem 6 faces e o outro tem 18.
new:


E aí, brother, beleza?

Para resolver esse problema é só tu alterar nas opções do Bridge onde marquei em laranja.
Muito obrigado new! Funcionou perfeitamente. No caso eu nem precisei usar as opções que você me mostrou, mas pela sua imagem percebi que o erro é porque eu estava selecionando as linhas como "edges", e não como "borders", que nem você. A partir dai funcionou perfeitamente. 

Me tirou um peso gigantesco haha Muitissimo obrigado pela ajuda. Estou muito grato por ela! 

Grande abraço! 
Fernando Cunha:
Para ficar perfeito seria melhor ter o mesmo numero de edges nos 2 ojectos.
Se reparar um tem 6 faces e o outro tem 18.
Pra contornar esse problema, eu apliquei um conect das extremidades do objeto hexagonal, que dai aumentou mais 2 faces em cada lado do objeto, pra ficar 18 - 18. Ai agora deu tudo certo. Muito obrigado pela ajuda!
Oi Caio, tudo bem?

O New e o Fernando já te ajudaram super bem e eu agradeço muito a eles por isso.

Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para te dar algumas dicas para modelar o objeto mais fácil e rapidamente.

Por exemplo, você mencionou o uso do Connect para criar as faces que faltavam, mas é bem mais rápido fazer isso com o Chamfer.

Segue o passo a passo:

1- Cria um Cylinder com 18 lados, depois arrasta ele segurando a tecla Shift para fazer uma cópia, dai diminui os lados para 6, desabilita a opção Smooth e aumenta o Radius para ele ficar mais largo, como mostra a primeira imagem em anexo.

2- Selecione os dois objetos, clique com o botão direito e escolha a opção Convert To > Editable Poly, dai entra no Sub-Object Polygon, seleciona os tampos de cada lado e deleta, como mostra a segunda imagem em anexo.

3- Mova os dois objetos para as coordenadas 0, 0, 0, para alinhá-los, seleciona o hexágono, entra no Sub-Object Edges, clica em uma das Edges na quina do hexágono e depois clica no botão Ring para selecionar as Edges de todos os lados, dai clica no Chamfer.
Coloca duas cópias e ajusta a distância como mostra a terceira imagem em anexo, é bem mais prático do que o Connect neste caso.

4- Use o botão Attach para anexar o cilindro no mesmo Editable Poly do hexágono, depois entre no Sub-Object Border, selecione as duas bordas e aplique o Bridge para conectar.
Mas preste bem atenção como estão as faces, mesmo que não crie o defeito do emaranhado, pode ser necessário ajustar as opções que o New mostrou para as faces ficarem bem alinhadas como mostra a quarta imagem em anexo, pois isso se reflete na qualidade da malha depois da suavização com TurboSmooth.

5- Selecione uma das Edges criadas pelo Bridge na união dos dois objetos e clique no botão Ring para selecionar a volta toda, depois clique no Connect colocando duas cópias e ajustando a distância para criar um Loop de Edges próximo de cada quina no topo do objeto, como mostra a quinta imagem em anexo.
Isso é importante para ajudar a "segurar" o arredondamento dos cantos quando aplicar o TurboSmooth.

6- Selecione uma das Edges do hexágono e uma do cilindro, clique no botão Ring para selecionar a volta toda e aplique o Connect fazendo a mesma coisa do passo anterior, criando um Loop de Edges próximo de cada extremidade.
Em seguida, selecione novamente as Edges do hexágono e do cilindro, aplique o Connect e crie alguns Loops de Edges na altura do objeto para ajudar na suavização da malha, como mostra a sexta imagem em anexo, pois é ruim deixar polígonos muito grandes perto de polígonos muito pequenos.

7- Depois que terminar é só aplicar o TurboSmooth com 2 no Interations para suavizar a malha perfeitamente como mostra a última imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1008, sendo nenhum membro e 1008 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.