Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juarez   Parauapebas - PA
conti   Londrina
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

arq.luciana   são paulo
maaxxwel   campina grande paraiba - PB
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB
Dan Armstrong   Brasil - PB

Efeito Led

Por: vanderabelo  

Em: 30/06/2017 08:24

Bom dia Galera
Preciso fazer este efeito de Led nas prateleiras de vidro(lado direito da imagem) qual melhor maneira para fazer este efeito?
Uso max 2017 com MR
Boas Vanderabelo, eu faço modelando.
Crio um plane subdivido por forma a criar um circulo dou extrude por forma a parecer a luz led mesmo dai eu faço copias desse pedaço até ao tamanho que pretendo, depois separo por ID e dou 2 materiais sendo o do led um light material.
Para iluminar eu utilizo uma luz plana norma mas invisível.
Pena não poder fazer um pequeno tuto para você pois estou no trabalho, mas espero que tenha percebido.
Qualquer duvida fala na boa
Tirei aqui um print do modelo que lhe falei, pode ser que ajude mais um pouco.
Blza Fernando....
Como fazer este light material?
Eu já não uso o mental faz uns anos, mas no arch&design tem a opção self ilumination acho que é assim o nome.
Ha sim sei onde... é necessario habilitar o DefaultOutputShader?
No arch&design na aba self ilumination activa ele escolhe um kelvin tipo 12000 ou 13000 se quer a cor azul e depois na intensidade é colocar o valor adequado para a sua cena não precisa activar mais nada.
é isso?
Resposta do André Vander.

---------------------

Oi, tudo bem?

A forma mais simples de simular este efeito de iluminação é aplicando um material auto-iluminado num Mesh.
Você pode fazer o Mesh da faixa de leds com uma Spline e habilitar a opção Enable In Rendering, que fica no menu Rendering, logo no início da Spline, também é bom habilitar o Enable In Viewport para poder configurar a espessura da linha.

Depois, basta aplicar um material Arch&Design com Self-Illumination, você pode configurar a intensidade no Physical Units e a cor no Filter Color para personalizar como preferir.

Entretanto, por padrão este material não vai emitir luz e também não vai produzir o efeito de Glare que é criado pela lente da câmera formando o halo luminoso em torno da fonte de luz.

Para produzir o halo de luz você precisa habilitar o Shader Glare, que fica na aba Renderer da janela de Render dentro do menu Camera Effects, basta clicar na caixinha de seleção na frente dele para ligar o efeito, como mostra a imagem glare.jpg em anexo.
Porém, o ideal é arrastar o Glare para um Slot vazio no Material Editor e habilitar a opção Streaks que aparece nos parâmetros dele, pois cria um efeito mais realista.
Sugiro que não aumente o valor do Quality no Glare, porque na verdade ele funciona também como intensidade, se estiver renderizando uma imagem em alta resolução você pode aumentar a qualidade do Glare aumentando o valor do Resolution For Glare Processing.

Note que, o Glare só é gerando no final da renderização e a intensidade dele depende puramente da intensidade que atribuir no valor do Physical Scale no Self-Illumination do material, além disso, qualquer outro elemento brilhante na cena também vai produzir Glare, então, se quiser o efeito apenas nos leds você pode gerá-lo separadamente e compor no Photoshop.
É bem simples fazer isso, mas depende de duas renderizações, a primeira é da imagem normal sem o efeito de Glare, já a segunda renderização não precisa ter nada na cena, apenas os Meshes com o material auto-iluminado, também pode desligar o FG e deletar todas as luzes, pois só vai renderizar os objetos com o material auto-iluminado, então, agora tem que habilitar o Glare, mas precisa marcar a opção Replace Rendered Image With Glare Only nos parâmetros do Glare.
Assim, no final da renderização será gerada a imagem apenas do Glare com fundo preto, portanto, é só colar em cima da imagem normal no Photoshop e mudar o modo do Layer para Screen.

Para o material auto-iluminado emitir luz e iluminar os objetos ao redor com a cor da luz que definiu você precisa habilitar a opção Illuminates The Scenes (When Using FG), que fica no final do menu Self-Illumination do material Arch&Design, como mostra a imagem Illuminates_the_scene.jpg em anexo.

Porém, a iluminação por material exige muitos Samples de FG para ficar suave, caso contrário ela apresentará manchas arredondadas pela falta de Samples, só que é ruim aumentar o FG da cena toda por causa de poucos objetos que vão receber esta iluminação, por isso que tem o parâmetro FG Quality no final do menu Advanced Rendering Options do material Arch&Design, então, é só aumentar o valor do FG Quality nos materiais que recebem a iluminação emitida pela faixa de leds e ela ficará suave.
Estou enviando em anexo a imagem fg_quality.jpg para mostrar onde fica essa configuração.

Também estou enviando em anexo o teste que fiz para você estudar as configurações e as imagens mostrando a diferença sem emitir luz pelo material, emitindo luz pelo material sem modificar o FG Quality e modificando o FG Quality, na imagem \"teste led iluminando FG5.tga\" eu usei 5 no FG Quality dos materiais da madeira e da pintura branca para a iluminação da faixa de leds ficar suave.
Se você alternar entre as imagens \"teste led iluminando.tga\" e \"teste led iluminando FG5.tga\" notará facilmente a diferença de qualidade na iluminação da faixa de leds na prateleira branca.

Qualquer dúvida ou problema que encontrar neste estudo é só falar.

Arquivos em anexo.

Abração e tudo de bom.
Obrigado Elis por ter solicitado a ajuda do André...

André, obrigado dicas, veja o resultado, sei que ainda não está fisicamente corretos, mas foi o que agradou o cliente.

Obrigado, Fernando, Elis e André, Valeu!!!!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707877.

Total de membros registrados: 135435

Últimos membros registrados: Be@Treezy, efepe, Pedro Torres, tdsakbva, kingspell89090, mamajanal, phillipwame, widesa.

Usuário(s) on-line na última hora: 523, sendo 31 membro(s) e 492 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ale Marques, rodolfosantos3d, Eber.Silva, Ronaldo Junior, Eduardo Ramos, claro_lima, OSNAP, mamajanal, gilson antunes, Tomas, Moura, Nuno, Thiago, Vitoria Luiza , Pedro Torres, Pedro Juliato, Be@Treezy, Le_Andro, efepe, Lisandro, Lucas Reis, Hot, Duda, Joao Barreto, Reinaldo Silva, Augusto Peixoto, dudufgusmao, [email protected], Fernando Cunha, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.