Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sandro   Itararé-SP - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
Viewcg   Sertãozinho - SP
Joao Neto CG   Recife PE - PE
carlosbulow   Florianópolis - AC

Portfólios Ver Mais

RafaelMucio   Monte Alto - SP
Raphaelporto   Belo Horizonte - MG
kleberrc   sao paulo
candido3d   Rio de Janeiro, Brasil - RJ

dúvida sobre gama e EV

Por: stela2009  

Em: 02/01/2018 21:17

Cleber, olá

queria fazer uma pergunta sobre o curso Vray (ainda não terminei) mas estou fazendo as aulas e acompanhando refazendo no meu max 17 com Vray 3.40.01 porém tenho notado diferenças  entre o meu execicio e a sua aula, notei q o meu valor de EV é 9,000, ou seja tem 3 casas decimais, enquanto a sua tem 2 e tbm quero confirmar se minha configuraçãod e gama esta correta, pois todo aquivo q abro pergunta se quero alterar...segue as imagens anexas das configurações aqui do meu computador....ah lembrando q eu importo do autocad exatamente como o André ensinou no curso de maquete eletronica e uso a configuração de medidas no units setup de centimetros/inches (como ensinado no curso de Maquete eletronica do curso da 3D1)! obrigado e feliz ano novo. :)
Sobre a questão dos decimais voce pode ajustar no seu 3ds Max. Você configura isso em Customize> Preference Settings> Na janela, aba General, ache o parâmetro SPINNERS (PRECISION - DECIMALS). Daí é só alterar a quantidade de casas decimais.
Oi Stela, tudo bem?

Desculpe a imensa demora para responder, tirei férias nas últimas 3 semanas e retornei ao normal hoje.

Sobre a questão do Gamma, está correto com 2,2, pois este é o valor usado para compensar a curva de Gamma do monitor, se usar valores menores a imagem aparecerá mais escura do que deveria e se usar valores maiores a imagem aprecerá mais clara do que deveria.

Você pode ver isso nitidamente em tempo real se estiver com uma imagem renderizada no Frame Buffer padrão do 3ds max, ao modificar o valor do Gamma a claridade da imagem será modificada ao mesmo tempo no Frame Buffer.
Isso não acontece em outros Frame Buffers como o do Plug-in VFB+, por exemplo, pois cada um tem a sua forma particular de tratar o Gamma.

Este recurso é utilizado para você visualizar as cores e a intensidade da imagem e dos materiais corretamente, sem ele você vê tudo mais escuro no Render e no Material Editor, então, não consegue configurar adequadamente as luzes e os materiais.

O Max exibe dois tipos de perguntas quando abre arquivos com padrões diferentes, uma delas é sobre a correção de Gamma, mas normalmente só aparece com arquivos antigos, já que faz um bom tempo que o Max vem configurado com o Gamma 2,2 por padrão.
A outra pergunta aparece quando o arquivo que está abrindo utilizou uma unidade de sistema diferente da que você está usando.

Essa questão das unidades é complexa porque mesmo usuários avançados e experientes no programa nunca pararam para testar e não perceberam a diferença imensa de trabalhar na unidade padrão do Max ou em qualquer outra, também porque muita gente disseminou informações erradas sobre as unidades do 3ds max na internet e a maioria das pessoas adotaram.

Agora, seja como for, se apenas alterar a unidade do sistema para qualquer uma das disponíveis no programa sem modificar o valor da unidade no campo Unity, tudo vai funcionar corretamente, porém, terá que configurar mais parâmetros de cada recurso que utilizar porque os valores padrões que vêm configurados nos recursos não serão mais adequados para a unidade que está usando e isso é mais nítido quanto maior for a distância entre a unidade escolhida e polegadas, que é a unidade padrão do Max.
Portanto, se mudar a unidade do sistema para centímetros será mais difícil perceber a diferença do que se mudar para metros, pois centímetros é bem mais próximo de polegadas do que metros.

Muita gente que usa o V-Ray adota centímetros nas unidades do sistema, mas obviamente o Render funcionará normalmente se manter a unidade padrão do Max e apenas mudar o Display do Units Setup para centímetros, como recomenda o próprio Help do Max, assim, poderá ver tudo em centímetros da mesma forma e facilitará a sua vida no trabalho diário com o programa, mas se adotar centímetros nas unidades do sistema também vai funcionar.

Sempre que abrir um arquivo num padrão diferente de unidades do sistema vai receber essa mensagem e se aceitar a modificação, o Max ficará configurado com a unidade que está no arquivo que abriu.
Se não aceitar a modificação e pedir para converter a cena para a unidade que está no seu sistema, a cena será escalonada para se adequar a unidade que você definiu, para maquete isso normalmente não é problema porque não tem Rig, mas em cenas com Rig pode dar problema depois dessa conversão.

E sobre as casas decimais, creio que o New já explicou bem, você pode configurar com quantas casas quiser, mas é ruim trabalhar com muitas casas decimais.

O valor do EV é bem variável de acordo com a iluminação da cena, por exemplo, no Mental Ray ele é ajustado automaticamente de acordo com a luz que criou primeiro na cena, se criar uma luz Photometric ele vai aparecer com valor baixo porque imagina que a cena é noturna, mas se criar um Daylight ele aparece com valor alto porque imagina que é uma cena diurna.
O valor 6 é o padrão médio que aparece com o V-Ray, mas normalmente você vai modificar conforme a sua cena.
Quanto maior o EV, mais escura fica a imagem e quanto menor o EV, mais clara fica a imagem, então, em cenas diurnas com sol forte você vai usar valores maiores, próximos de 14, mas em cenas internas noturnas apenas com luzes artificiais você vai usar valores menores próximos de 3.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André, muito obrigado pela resposta, os arquivos q abro são antigos sim, por isso fazem exatamente as perguntas q vc mencionou...o ideal é manter as minha configuraçõe do meu max, não é? Eu não sei o q é Rig...rsrrss
eu uso as as unidades de medidas q vc explica no curso de maquete eletrônica: centímetros/inches - no units e ao importar do autocad uso meters...venho trabalhando assim a  anos e está dando super certo pois quando preciso tenho referencia de escala para o projeto excecutivo, o q é muito importante pra arquitetos...obrigado mais uma vez pela sua atenção! um abraçõa e um otimo 2018 aí pra vcs...

obrigado tbm ao New, pois ja configurei minha EV!!! :)
Oi Stela, tudo bem?

Desculpa a demora... Acho que já responderam... 

Sobre o alerta sobre diferenças de unidade e gamma eu já tinha lhe respondido em outro tópico... Abra seu 3Dsmax e simplismente confira as unidades se estão como explicado aqui pelo André e no curso, quando você receber o alerta basta escolher a opção para reescalonar o projeto para as unidade atuais, o mesmo para o gamma...

Essas diferenças são chatas, mas entendendo esses alertas fica fácil...


Abraço...

Att;
Cleber
Oi Stela, tudo bem?

Na pergunta do Gamma você sempre tem que pedir para manter as configurações do Max porque arquivos antigos vão desabilitar o Gamma, deixando tudo mais escuro do que deveria, mas caso isso aconteça você vai notar nitidamente no Material Editor, que mostrará as esferas de exemplo dos materiais e também as cores bem mais escuras do que o normal.

Também não é um grande problema porque você pode ligar ou desligar o Gamma a qualquer momento sem afetar nada no arquivo, já que ele trata apenas da exibição na tela.

Agora, as unidades já são mais problemáticas, porém, o ideal é trabalhar na unidade que você está acostumada, pois quando muda de unidade também mudam os valores que costuma utilizar nos recursos, então, neste caso é melhor configurar o Max adequadamente com a unidade da sua preferência e a partir dai sempre escolher para converter o arquivo para as unidades do seu sistema.

Em cenas com geometrias, câmera e luzes a conversão é tranquila, como geralmente são os arquivos de maquete.

Usando centímetros/Inches como disse, é a forma mais fácil e prática de trabalhar no 3ds max, pois todos os valores padrões de todos os recursos já estarão adequados para a escala da sua cena.

É muito importante saber que não pode alterar as unidades do System Units Setup com um projeto aberto no programa, como informa o próprio Help do 3ds max, você pode trocar a unidade do Display do Units Setup quando quiser sem nenhum problema, mas do System Units Setup só pode mudar com um arquivo vazio e o idel é dar Reset no arquivo logo em seguida para começar a trabalhar.

Sempre que quiser modificar a escala de um arquivo tem que usar o sistema de conversão que é oferecido justamente na abertura do arquivo exibindo aquela mensagem, então, você coloca o Max na unidade que deseja converter, abre o arquivo que está em outra unidade e pede para converter.

Nunca mude o System Units Setup com um projeto aberto!!!

Rig é o nome dado para a estrutura hierárquica que é construída para animar objetos complexos como personagens, por exemplo.
Se estiver apenas com os esqueletos dos sistemas CAT ou Biped não costuma dar problema porque eles possuem um fator de escala, mas em estruturas que utilizam Bones, Constraints, Expressions e Wires pode dar problema, o ideal é importar o Rig no novo arquivo fazendo o remapeamento destes recursos para se adequarem a nova escala.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707613.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1168, sendo 27 membro(s) e 1141 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Anderson Miguel, Geraldo Nunes, pinart, Osvaldo Arquiteto, ThaisLumi, rodolfosantos3d, cretz, nandao, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Adalberto Rocha, Abilio, marcola, magster, Eng Damasceno, Starter, gago, Daniel Monteiro, Sergio1987, Baldo, Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, emersonforentin, JMDesign, Adalberto Batista, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.