Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
new   Belo Horizonte - MG
rogercart10   São Caetano do Sul - SP
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Fabio dzn   Guaratinguetá-SP - SP
rudieriel   Gravataí - RS
Tina.m   Sao Paulo - AC
krabat   ceara - AC

Dúvida de Conceito

Por: Anderson Miguel  

Em: 27/05/2018 14:08

Pessoal, eu sei que a minha dúvida parece ser simples demais pra perguntar aqui, mas quando a gente fala que uma imagem está com muito ruído o que isso quer dizer assim exatamente em uma imagem ? e gostaria de saber tambem se no vray 3.4 tem o render interativo.. ? 

Anderson... 

Ruídp é ruído, não tem como simplificar mais o significado, pode usar sinônimos... Quanto a dúvida sobre o IPR no vray 3.4, até onde eu lembre e pelos documentos da Chaos foi implementado no 3.5... Sobre o ruído em imagens, sugiro você dar uma lida nos links que vou te indicar, diretos da Chaos...

Abraço e bons estudos...

https://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3MAX/3.50.01

https://www.chaosgroup.com/blog/experiments-with-v-ray-next-using-the-nvidia-optix-denoiser

obrigado cleber pela dica do render interativo...ja em relação ao ruído, essa minha pergunta talves pode ser pq eu ainda sou meio novato nessa área de 3D, mas pra mim a palavra ruído sempre esteve relacionado a barulho e não a qualidade de imagem... é por isso que eu achei meio estranho esse termo.. mas blz eu vou dar uma pesquisada melhor aqui nesse links que vc me mandou e em outros materiais... ;)
Oi Anderson, tudo bem?

Não se preocupe com perguntas que parecem simples, pois só é simples depois que aprende e muita gente pode ter a mesma dúvida porque não postou achando muito simples, agora poderão encontrar a resposta porque você perguntou.

Você tem toda razão sobre o termo ruído, é algo relacionado com áudio e foi trazido como uma espécie de gíria para o ramo das imagens porque produz o mesmo efeito que o ruído produz no áudio, retira a nitidez.

O problema é que no Brasil traduziram o termo pessimamente e pegou, pois em inglês é chamado de Noise, o mesmo que ruído de barulho, mas a tradução do termo para o português neste contexto de imagem deveria ser grânulos ou granulado, por isso que eu prefiro usar o termo original Noise.

O Noise nas imagens é aquele granulado causado pela baixa qualidade nas configurações de renderização, então, pode aparecer nas sombras, nos reflexos e até na imagem toda dependendo do método de renderização, por exemplo, é bem comum no método progressivo por Path Tracing onde a imagem inicia bem granulada e vai suavizando aos poucos.

Normalmente o termo Noise é usado apenas nos granulados causados por pontos escuros que não foram devidamente calculados, mas existe um outro tipo de granulado em certos métodos de renderização chamado de Firefly, que são granulados causados por pontos brancos criados pela falta de suavização de reflexos e refrações difusas, nos métodos de renderização progressiva é comum o aparecimento dos dois tipos de Noises até a imagem ser completamente suavizada.

Estou postando em anexo um exemplo de imagem com Noise e em seguida um exemplo com Firefly, note que na imagem com Noise também tem Firefly e vice-versa.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado André pela explicação.. era essa resposta que eu estava esperando rs...e muito obrigado pelas imagens que vc me enviou para poder me mostrar como que é um imagem com ruído pq eu também estava sem essas referências...agora eu já tenho uma boa noção pra saber quando que as minhas imagens estão com ruído ou não... :)
ruído é falta de luz

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707613.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1172, sendo 24 membro(s) e 1148 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Anderson Miguel, Geraldo Nunes, pinart, Osvaldo Arquiteto, ThaisLumi, rodolfosantos3d, cretz, nandao, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Adalberto Rocha, Abilio, marcola, magster, Starter, gago, mauriciovrc, Baldo, Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, JMDesign, Adalberto Batista, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.