Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
juliano.lins   Recife-PE - AC

Portfólios Ver Mais

Renie Projetos   São Paulo - SP - SP
gabriel205   São Paulo , Brasil - SP
Darfferson   Santo André - SP - SP
guilliaugusto   Guarulhos/SP - SP

Vídeo Curso V-Ray -

Por: CarlaRJ  

Em: 19/08/2018 11:02

Olá Cleber Machado, tudo bem? Obrigada pelo curso de vray, estou dedicando todo o tempo fora do horário de trabalho para aprender.
Gostaria de te pedir o arquivo "apollo" já iluminado, o que você usou para fazer as aulas sobre materiais no capítulo 2.
Acontece que estou tentando recriar aquela iluminação mas não estou conseguindo, assim, se você passar o arquivo, eu não só vou acompanhar melhor como também vou analisar onde estou errando na minha tentativa de iluminação.
Muito obrigada!
Oi CarlaRJ...

A 3D1 vai disponibilizar os arquivos de aulas teóricas de materiais nos arquivos do curso... Mas como eu demostrei basta usar um HDRI para a iluminação e reflexos em uma dome, sem controle de exposição e cameras, apenas controlando a intencidade da dome light...

Mais adiante vai ter sobre luzes, que pode te esclarecer mais, sobre cameras, o modelo de arquitetura, que demostro a criação e pode ser conferido nos arquivos. Então sugiro você apenas assistir as aulas teóricas que elas vão lhe ajudar mais para frente, e deixar para fazer testes em modelos funcionais, e quando ter dúvidas voltar a consultar essas aulas teóricas...

Qualquer dúvida poste... 


Att;
Cleber
Obrigada pelo retorno, Cleber.
Entendo sua colocação, mas aprendo muito reproduzindo as aulas teóricas, como ainda estou aprendendo, surgem dificuldades que pra quem dominina talvez sejam inacreditáveis, rs. Por exemplo, nessa tal aula do capítulo 2 o vídeo mostra a estátua num fundo preto, então me parece apenas luz direta, mas não consigo reproduzir de jeito nenhum.
Obrigada por tudo e um grande abraço.
Oi Carla, tudo bem?

Eu não sou um especialista no V-Ray igual o Cleber, mas estou à disposição para ajudar nos seus estudos.

A aplicação de iluminação baseada em imagem HDR é super simples e oferece um ótimo realismo para a renderização de objetos sozinhos, então, é a opção preferida quando precisamos de uma iluminação boa e rápida para os testes.

Basicamente basta você criar a V-Ray Dome Light na cena, criar o mapa VRayHDRI no Material Editor, aplicar a imagem HDR panorâmica nele, selecionar Spherical na lista Mapping Type do VRayHDRI e arrastar o VRayHDRI para o Slot Texture da Dome Light, como mostra a primeira imagem em anexo.

Se não quiser que a imagem HDR apareça no fundo, é só marcar a opção Invisible no menu Options dela, como mostra a primeira imagem em anexo.

Até pode renderizar assim, mas é importante ter uma câmera na cena e instalar o controle de exposição para você ajustar a claridade da foto, então, é só teclar CTRL+C na vista Perspective para criar a Physical Camera, selecionar a Physical Camera e depois clicar no botão Install Exposure Control do menu Exposure na câmera, como mostra a segunda imagem em anexo, que no caso já está com o Exposure Control instalado e o botão aparece desligado.

Depois que instalar o Exposure Control você controla a claridade da foto aumentando ou diminuindo o valor do EV, no mesmo menu Exposure, então, se aumentar o EV a foto escurece e se diminuir o EV a foto clareia.

Mesmo sem estar com a imagem visível no fundo, ela vai iluminar os objetos e criar reflexos, como mostra a segunda imagem em anexo, onde não configurei nada no V-Ray, usei as configurações padrões.

E basta trocar a imagem HDR no mapa VRayHDRI para alterar completamente a iluminação e os reflexos da cena, como mostra a última imagem em anexo, mas cada imagem HDR tem intensidade diferente, então, precisa ajustar o EV para acertar a claridade da foto.

Se você não tiver imagens HDR panorâmicas para testar, já divulgamos diversos sites com HDRI gratuitas nas notícias, segue alguns que divulguei mais recentemente:

https://hdrihaven.com/hdris/category/?o=date_published

https://www.eisklotz.com/products/hdri/

http://hdrmaps.com/freebies#/page/1

https://cubebrush.co/arnaudlonys/products/4kgdg/free-hdri-bundle

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André, agora cheguei exatamente onde queria, muitíssimo obrigada! Explicação perfeita.
Como não pensei nisso antes?
é só marcar o invisible e boa.
Muito Bom André!!!!
Obrigadoooo!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1032, sendo 2 membro(s) e 1030 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Abilio, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.