Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Publicidade

Galeria 3D1 Ver Mais

andre.roque   rj - brasil
Viewcg   Sertãozinho - SP
bender   Lajeado-RS - RS
caiquecs   salvador - BA
jhou   piracicaba

Portfólios Ver Mais

Menezes Neto   Campina Grande - PB
Paulo   GOIANIA

Tutoriais - CAD / CAM

Rhinoceros 3D - Curves

Continuando os tutoriais do Rhino 3D básicos, vamos ver como trabalhar com Curves, este tipo de linha criada pela tecnologia NURBS de modelagem tem propriedades muito peculiares, a mais visivel é o fato de nunca ser possivel criar um angulo reto em uma cruva NURBS. Normalmente usamos este tipo de linha para criar as surfaces que irão formar o objeto, pois obtemos uma surface suave, mais \"orgânica\", mas caso queira criar um objeto com cantos vivos usamos Lines.

Vamos começar clicando no botão Interpolate Points, irá abrir a caixa Curves, arraste-a para o centro da tela, pois iremos usá-la durante todo o tutorial.
Clique então no primeiro botào da caixa Curves, Interpolate Points, este botão cria uma curva em que os pontos usados para cria-la estão na curva, ou seja, irão fazer parte dela depois de criada. assim como vc pode ver na imagem ao lado acima.

Clique novamente no botào Interpolate Points e veja na linha de comando que o Rhino mostra uma opção para este comando, sempre que o comando tiver opções, estas são mostradas entre parênteses ( ) em frente ao comando. Normalmente se acessa a opção pela primeira letra maiúscula das opções. Na linha de comandos vc vê entre parênteses a opção Tangent Knots, o defalt para esta opção é Sqrt Chord, digitando a letra K e dando enter o Rhino te mostra as outras opções possíveis para Tangent Knots, Uniform e Chord, vc pode escolher por qualquer uma delas digitando a primeira letra maiuscula de cada opção, cada uma delas se referem sobre como o Rhino vai tratar a criação da curva pelos pontos que vc atribuir, veja na imagem ao lado a baixo as 3 opções possíveis, todas foram criadas pelos mesmos pontos, mas perceba que os traçados ficaram diferentes dependendo da opção usada, em vermelho foi usada a opçào Uniform, em azul foi usada a opção Chord, e em verde foi usada a opção Sqrt Chord, a opção
Passe o mouse sobre o botão Interpolate Points e perceba que vc tem outra opção no mesmo botào, ou seja, clicando com o botão direito vc acessa o comando Interpolate on Surface, este comando dá uma boa idéia de quanto poderoso é esse programa, este comando cria uma linha sobre uma Surface, os pontos são inseridos diretamente sobre a Surface.

Ainda não vimos Surfaces, mas para testar este poderoso comando vamos rapidamente criar uma simples superficie ondulada, para isto clique no botão Interpolate Points com o botão esquerdo mesmo, e na viewport Right desenhe uma linha ondulada, em seguida digite Extrude e dê Enter, clique na curva da vista Right, agora arraste o mouse sobre a viewport Top para definir o comprimento da extrusão, com a surface criada clique com o botão direito do mouse sobre o botão Interpolate Points e clique na Surface, agora pela vista Top vc pode ir adicionando pontos sobre a superficie, e estes vão gerando uma linha que acompanha todas as curvaturas da Surface, assim como vc pode ver nas imagens ao lado.
O botão Control Point Curve cria um outro tipo de curva NURBS em que os pontos usados para sua criaçào não fazem parte da curva, apenas servem para definir o seu traçado, assim como mostra a imagem ao lado.

Este tipo de pontos de controle é o mesmo utilizado para editar Surfaces.
O botão Sketch cria uma linha feita tipo desenho a mão livre, onde vc não define alguns pontos apenas, e sim clica e arrasta o mouse formando a linha, identicamente ao comando Sketch do Auto Cad. Perceba que este botão tem duas opções, clicando sobre ele com o botão direito do mouse vc acessa o comando Sketch on Surface, podendo assim desenhar o traçado diretamente sobre a Surface.
O botão Conic cria um arco que é definido por 3 pontos, o primeiro define o inicio, o segundo define o vértice, e particularmente define tambem o plano que o arco será criado, o último define o final do angulo de referência, por fim vc pode inserir o quarto ponto, chamado de Curvature Point, que define a curva do arco ou atribuir um valor para Rho, usando valores entre 0 e 0.5 vc obtem um arco eliptico assim como o arco vermelho, com o valor 0.5 vc obtém um arco parabólico assim como o arco azul, e com valores entre 0.5 e 1 vc obtém arcos hiperbólicos como o arco verde. Os pontos amarelos na imagem mostram os 3 pontos usados para criar os arcos.
O botão Helix cria curvas helicoidais como a da imagem ao lado acima, clique no referido botão e clique na viewport Top, em seguida na viewport Front ou Right defina a altura, depois dê Enter ou clique com o botão direito do mouse, uma caixa de diálogo aparece para vc definir quantas voltas deve ter a curva helicoidal.

Este comando tem uma opção muito útil e interessante, digitando a letra A logo após de clicar no botão Helix vc acessa a opção Around Curve, que permite a criação da curva helicoidal ao redor. de uma outra curva, como na imagem ao lado, para isso crie uma curva antes e depois de digitar a letra A selecione a curva de base, na caixa de diálogo que aparece apenas defina a quantidade de voltas. Muito útil para fazer um fio de telefone ou uma serpentina por exemplo.
O botão Spiral é muito parecido com o Helix, ele cria uma curva em espiral, e sua criação é identica ao da curva helicoidal, clicando no botão Spiral vc aciona o comando, depois apenas clique na vista Top para definir o centro, depois na vista Front ou Right vc define a altura, depois vc define numericamente ou com o mouse na própria vista Top o primeiro raio da curva espiral, e ao contrário da curva helicoidal vc pode definir o segundo raio para poder formar uma curva em espiral assim como da imagem ao lado acima.

Este comando tem uma outra opção chamada Flat que pode ser acessada digitando a letra F logo após clicar nno botào Spiral, com essa opção vc define apenas o primeiro e o segundo raio para poder criar uma curva em espiral plana como a da imagem ao lado.
O botão Interpolate Polyline converte uma Polyline em uma Curve, sua aplicação é bem simples, bastando clicar no botão e em seguida selecionar em qualquer uma das viewports a Polyline desejada.

Veja na imagem numero 1 ao lado a Curve criada a partir da Polyline mostrada na imagem numero 2 ao lado.
O últiomo botão da caixa Curves é Sketch on Polygon Mesh, este comando cria uma curva desenhada a mão livre sobre uma Surface qualquer, assim como o comando Sketch on Surface, mas com a diferença de que as viewports ficam em mode Shaded na hora da criação da curva, muito útil quando queremos traçar uma curva sobre uma superfície complexa, onde apenas o aramdo tornaria dificil a visualização de onde estamos desenhando.











André Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 17:56 Ver comentário

USUÁRIOS CONECTADOS

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 665536.

Total de membros registrados: 104762

Últimos membros registrados: romariobq, kopereira, PHARTES, Souza16, lelety, fergossi, gabi123carla, Robsoninacio.

Usuário(s) on-line no momento: 370, sendo 7 membro(s) e 363 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: rafa.carvalho, galindo, romariobq, carlos emanoel rocha rego, Anderson Miguel, Abilio, ilustra studio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2017. Todos direitos reservados.