Oi Marcelo, tudo bem?
Pelo menos na área de visualização e programas artísticos o cinema sempre foi a régua, diferente de Softs de CAD como o Rhino, Revit, AutoCAD, Catia, Solidworks e cia, dai a régua são as empresas que utilizam os programas como Boing, Nasa, montadoras de veículos e tal.
Sobre o V-Ray e o Corona, você falou um negócio que explica a situação do Corona hoje em dia, "O V-Ray avançou demais"!!!
Quando o Mental Ray tinha trocentos recursos e o V-Ray apenas renderizava GI rapidamente, não servindo nem para animação, ele era aclamado na área de maquete, pois na época era mais fácil de configurar do que o Mental Ray.
Hoje o V-Ray tem quase todos os recursos que o Mental Ray tinha antigamente, que é muito mais do que maquete precisa, então, muitos migraram para o Corona, um Render com menos recursos e mais simples.
Creio que para a Chaos é bom ter um render mais simples para atender áreas que exigem menos como o V-Ray atendia no passado.
Por estas e outras que também estão desenvolvendo o Lavina para visualização Real-Time, que será ainda mais fácil e rápido, mas não é para cinema igual o V-Ray.
Não adianta ser super poderoso, precisa ter opções para quem não deseja tanta coisa!
Sobre o Max Design, essa história é velha, já tentaram várias vezes fazer versões diferentes do Max para a área de arquitetura e não deu certo, uma vez fizeram até uma versão só para Games que chamava GMax.
Já teve 3ds Max Viz, Design e tudo que você pode imaginar, mas nunca deu certo.
Dai fizeram o MayaLT e roubaram um monte de usuários do 3ds max da área de Games. rsrsrsrs
Sobre os seus estudos de Rhino, nossa, você printou tudo!
Eu vi todas as imagens e gostei muito, notei que o curso era voltado para jóias e as suas modelagens ficaram ótimas.
Sobre a última parte que fez o anel, eu acompanhei tudo e acho que você pegou bem o jeito de modelar em NURBS no Rhino, ficou muito bom!
Minha única observação é se não seria melhor uma pedra quadrada por causa da forma do suporte do anel.
Abração e tudo de bom.
André Vieira