Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
joncar2012   Bento Gonçalves - AC
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

Angel dragon   Russas Ceara
EVANDROREIS   cascavel paraná - PR
Rhankorr   Carapicuíba - SP
fabio66   Campinas - AC

Novo paradigma na modelagem

O Arrimus3D, famoso pelos tutoriais de modelagem no 3ds max, publicou vários vídeos na última semana sobre o Plug-in Quad Remesher, que faz retopologia automaticamente e pode modificar a forma como modelamos atualmente.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 20/11/2019 08:02

O Arrimus3D, famoso pelos tutoriais de modelagem no 3ds max, publicou vários vídeos na última semana sobre o Plug-in Quad Remesher, que faz retopologia automaticamente e pode modificar a forma como modelamos atualmente.
Andre, boa noite,

Interessante é que eu assisti este tutorial e não comentei nada, mas vamos lá.

Neste primeiro, em razão do adiantamento do Arrimus, algumas coisas básicas como ajustes, após a aplicação do Smooth>Parameters>Auto Smooth e as mudanças de parâmetros no Threeshold. Eu até entendi, mas gostaria de ter a tua observação a respeito destas alterações, pois é exatamente esta alteração que irá manter inalterado o shape desejado do mesh.

Um tutorial muito bom, mas onde fiquei muito mais ligado na modelagem do que no Quad Remesher em si, entende?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Andre, boa noite,

Me veio o seguinte. Vou fazer uma conta num servidor e pôr lá somente os tutoriais fundamentais e estratégicos do Arrimus, com as técnicas e ferramentas e modos de modelagem mais importantes que ele tem em seu canal. Vou organizar por assunto. Não dá trabalho algum, assim eu crio um método para melhor estudar, revisar e compreender melhor e fixar, em definitivo, alguns conceitos e técnicas do Master Arrimus, porque este tutorial ele mostra ao final o belíssimo resultado do seu modelo, já tendo aplicado o Quad Remesher. No fundo, Andre, é muito mais uma Aula Magna de Modelagem Poligonal, do que propriamente uma aula ou lição do plugin. Bem, tutorial espetacular que só me instiga a estudar mais e mais ainda. Vou fazer esta organização e seleção e depois baixar tudo, criteriosamente organizado já em pastas que vou transferir para uma conta no MEGA dedicado aos estudos do Arrimus.

Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Andre, boa noite,

Quanto ao terceiro vídeo do Arrimus, não sei se você vai concordar ou acrescentar - até. Parece-me que o Quad Remesher já se mostra muito bem sucedido em "planes". Ele sugeri várias configurações, mas termina optando por uma que considerou a mais adequada e equilibrada. Gostei bastante, porque ele também mostra como você pode corrigir, manualmente com o painel Loop Tools, o alinhamento das linhas no objeto ou os loops que ficam tortos, pós aplicação do plugin. Elel se saiu muitíssimo bem neste tutorial, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa tarde,

Não sei se cheguei a comentar o último tutorial, onde ele usa o muito bom e prático MoI 3D que no fundo trabalha igual ao Rhino, só que mais simples. Novamente, termina sendo uma excelente aula de modelagem, embora ele mostre os melhores parâmetros para ajustar, poligonalmente, o modelo feito em NURBS no MoI 3D. Um pouco rápido para o meu gosto, mas o resultado alcançado é - eu acho, Andre, - excelente se pensarmos em termos de alguns anos, o que significava uma exportação de um molelo feito em NURBS, Rhino, por exemplo, para o 3ds Max. Este Quad Remesh veio pra ficar. Viu o Render final. O massante é que mesmo não sendo um tuto longo, o que torna ele chato é a rapidez. Como é um fator novo no universo da modelagem, acho que o instruturo teria a obrigação de não fazer nada, absolutamente nada em speed ou mesmo em 1/2 speed, como fez o Arrimus neste muito bem feito estudo demo de exportação de uma modelo feito no MoI 3D para o Max. Ele vem que nem um capeta para a inteface do Max, mas olha só como fica o resultado. Andre, acho mais é que os caras têm que acelerar uma versão beta e quebrar geral para melhorar e aperfeiçoar o Quad Remesher.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: A foto da Elis com a Luna, tendo ao fundo hortênsias tá uma graciosidade. A Luna está me parecendo bastante carinhosa, afetuosa.
Oi Marcelo, tudo bem?

Fico feliz que gostou dos vídeos do Arrimus sobre o Quad Remesher, eu vi apenas alguns e meio por cima para poder divulgar, realmente é chato quando ele faz vídeo acelerado, mas mesmo assim dá para tirar boas dicas como você falou.

Sobre organizar os tutoriais do Arrimus para estudar, creio que vale a pena, pois são ótimos, pelo menos os que não estão acelerados, mas vai dar um trabalhão fazer isso, não é melhor fazer uma PlayList no Youtube mesmo?

Sobre o MoI 3D e a importação de NURBS para o Max, pode ter certeza que muita gente que trabalha com Rhino e Cia vai adorar o Quad Remesher, pois agora é possível modelar num Soft de CAD e converter o objeto para Low Poly com perfeição e facilidade.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Como você bem disse, eu odeio qualquer tipo de aceleração de tutorial, demo, porque prejudica o aprendizado; logo, não é nada didático. Andre, eu já fiz a lista, bem como a seleção toda no servidor MEGA. Depois vou te mandar o log de registro completo para você acessar e ver como ficou organizado. Neste mesmo, como te disse, eu fiz uma pasta onde coloquei todos os tutoriais voltados ao plugin Quad Remesher. Sim, poderia fazer um playlist, mas acho legal você ter guardado. Minha intenção é ir estudando um por um, e ir deletando apenas o que considerar dispensável. Depois lhe envio, Andre.

Quanto a este questão de mão dupla do Quad Remesher é uma mão na roda. Não sei como está a popularidade e divulgação deste plugina maravilhoso, Andre, mas no dia em que os usuários da ambos os lados - Poligonal e NURBS - tomarem conhecimento deste plugin, vai ser uma farra.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu sei como você é organizado e metódico, tenho certeza que a coleção de tutoriais do Arrimus ficou bem mais fácil de acessar da forma que você fez.

Sobre o Quad Remesher, como ele tem versões para vários programas, imagino que a adoção será rápida e como você viu, diversos artistas famosos estão promovendo ele como o Arrimus e o Adán Martín.
Eu espero que algum programa DCC incorpore esta tecnologia nativamente em breve, qualquer um deles, pois dai puxa os outros.
É um recurso que não pode ficar como Plug-in, tem que ser adicionado nativamente nos programas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde,

Tô cum tu! O Quad Remesher tem que ser nativo, mesmo. O que deve determinar esta adoção ou não de um elemento ou ferrramenta ou recurso novo em um programa? Claro que interesse e, principalmente, grana. Pensa bem, Andre: é caro? Acredito que não seja oneroso adquirir os direitos deste plugin e torna-lo nativo, por exemplo, no 3ds Max. Seria um ganho enorme, tão grande - e a baixo custo, porque tá pronto.

Quanto ao acervo arrimus, já fiz e pus num MEGA. Logo que responder seus e-mails, envio o log completo para você ver como está organizado ou o que julguei mais importante em termos de revisão de dicas e técnicas de modelagem no 3ds Max.

Ontem, vi que tinha perdido um acervo bastante importante, muito considerável, porque - acredito! - a fonte raiz que inspirou muito gente bacana a estudar e modelar os gorgonóides, sabia? O negócio é que eu não me lembrava do nome do artista, só sabia que ele usava uns programas super antigos e até toscos, se comparados com o que temos nos dias de hoje. Acompanha, Andre. O gorgonóide mais antigo dele - já digo o nome e tudo - é datado de 12 de setembro de 2012; logo, há praticamente 20 anos. Eu tinha ele no meu Playlist, mas como tive aquele problema com a minha conta antiga do Youtube, perdi tudo - #%$&!@!!!. Eu só tinha o rastro do software, mas sequer me lembrava do nome, kkkkk. Inúmeras e várias vezes, tentei uma busca e nada. Achei interessante que gente bacana, artista do mais alto padrão, retirou o link dele como fonte de pesquisa e orientação, sabia? Mas como você mesmo disse acima, sou metódico e não aquietei até encontrar.

Andre, numa busca, achei o programa sem querer! Aí ficou fácil e consegui chegar até o nome deste que posso te dizer que "se não é o pioneiro", só pode ser "o pioneiro" - kkkkk.

Ele usa dois programas: Bryce & Wings3D. Já viu? Medonho de feio, hahahahahaha.

Como falei, aí ficou molinho. Achei o cara de volta, Andre. Ufa! Ele se chama David Brinnen; conhece muito, viu? Vou te enviar o MEGA que fiz dele, também, porque acho mais seguro a gente ter conosco; não viu o trabalhão que deu reencontrar os trabalhos de modelagem de gorgonóides dele? Separei todos. Fiz uma vasta pesquisa e realmente acredito que a ele deve ser creditado como o primeiro a realizar este tipo inspirado de estudo em modelagem 3D.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione






Oi Marcelo, tudo bem?

Acho que o Quad Remesher seria uma adoção maravilhosa para o 3ds max, tenho certeza que a Autodesk sabe da existência dele porque foi muito comentado por grandes artistas e qualquer preço que pedirem pelo Soft é dinheiro de pinga para a Autodesk.
Porém, pense bem, se a Autodesk comprar é certeza absoluta que vão matar os Plug-ins para os outros programas, incluindo o Blender.
Então, se for ver mesmo, para o bem dos artistas 3D é melhor que a Autodesk não compre.
Não é #!@%*# uma coisa desta?

Aqui o pessoal torce para não asfaltarem a estrada porque vai trazer bandido, em consequência se ferram muito para percorrer os 14 Km até a cidade.
Então, é melhor não ter ele nativo no Max mas poder usá-lo num Soft 3D gratuito igual o Blender, mesmo se ferrando por não ter ele no Max!!!

Sobre seu acervo no Mega, não tem pressa, pois como sabe não poderei ver no momento.

Legal saber que encontrou o lance de modelagem de gorgonóides que perdeu e estava procurando, além de tudo me fez lembrar de coisas antigas e históricas do 3D.
Claro que lembro do Bryce, um dos primeiros Softs para criar paisagens 3D, quando se tornou gratuito décadas atrás eu divulguei no site.
Também lembro do Wings3D e ele ainda existe, com a mesma cara dos anos 90 que sempre teve.
Ele é responsável por muitos jovens da época se interessarem por modelagem 3D para modificar objetos de Games.
Boas lembranças, valeu!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707618.

Total de membros registrados: 135232

Últimos membros registrados: Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic.

Usuário(s) on-line na última hora: 1078, sendo 7 membro(s) e 1071 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: pinart, Anderson Miguel, Willmitnick, Hugginsed, LucyCoffee, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.