Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ale   Joinville SC - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Millow   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Fguassu   São Paulo
rcp   São Paulo - AC
Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP

Final dos Scripts Soulburn

O desenvolvedor, Neil Blevins, não vai mais atualizar o 3ds max depois que a Autodesk anunciou o fim dos planos de manutenção, portanto, também não atualizará mais as dezenas de Scripts gratuitos que ele oferece no Soulburn.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 03/03/2020 08:00

O desenvolvedor, Neil Blevins, não vai mais atualizar o 3ds max depois que a Autodesk anunciou o fim dos planos de manutenção, portanto, também não atualizará mais as dezenas de Scripts gratuitos que ele oferece no Soulburn.
Andre, bom dia,

Estou apenas iniciando o tópico, porque não tinha favoritado e merece atenção, porque é um "rastro". Vou ler o que há a respeito na notícia.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Sumido, mas voltei, rs.

É claro que você compreendeu as consequências da decisão do programador e criador do Soulburn, o Neil Blevins. O que pode passar batido como uma simples nota ou simples notícia comunicando a descontinuidade do pacote gratuito de plugins, guarda muita significação, Andre. Óbvio que você entendeu que o fera compreendeu, olhando muito e muito na frente que a Autodesk não está interessada em avançar no aperfeiçoamento do 3ds Max. Isso não é novidade. A decisão crítica e definitiva do Neil Blevins de cessar com o Souburn é mais um grave sinal de que devemos, desde já, olharmos, também do mesmo modo, para o afunilamento que está acontecendo. Eu ia  te responder por e-mail, porém achei mais interessante abrir o tema aqui, porque ela nos leva a nossa discussão da premência de estudar e conhecer o máximo possível do Blender, pois se há um programa que está cada vez mais em franco desenvolvimento, este programa é o Blender, orientado, muito bem, - não sei como e nem por quem - pela sua Fundação. Eu já citei que não discarto a possibilidade de no futuro, haver um meeting Epic Games (Unreal) & Fundação Blender. Nada de papo de fusão. Não! Mas uma visão aproximativa de dois projetos que se voltam mais e mais para o amanhã - ao contrário da Autodesk. Eu vejo assim: o cara, o Neil Blevins, fugiu da Autodesk e do Max como o Diabo da cruz. E a decisão dela, certamente não foi tomada do dia para à noite. Só falta, no futuro, o Neil Blevins adaptar o Souburn para o Blender. Vai ser engrçadíssimo, Andre. Quando li esta notícia, vi e compreendi ela como um toque, viu? Já fiz uma seleção dos melhores tutos do Blender de alfa a ômega, do básico ao avançado. Estou curioso de ver o que você vai dizer a respeito desta notícia.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O Neil Blevins é um dos usuários, desenvolvedores e artistas mais antigos e mais conhecidos de 3ds max, fez muitos tutoriais importantes sobre o Max e tem ótimos Scripts para ele, realmente é uma paulada forte!

Porém, você leu a mensagem onde ele explica os motivos?
O Neil tem o mesmo pensamento que eu, a coisa mais nefasta e filha da #!@%*# do mundo é o sistema de Subscription, inventado pelo Stalin da computação gráfica, a Adobe, e seguida por outra corja de vagabundos que é a Autodesk.
Portanto, o Neil se recusa a aderir a este sistema e se os estelionatários da CG acham que pessoas como ele vão se submeter, estão enganados, pois preferem não atualizar mais o Max ou migrar para outro Soft que não seja da Autodesk em vez de se submeter aos estalinismo deles.
Por isso que o Neil não vai mais atualizar o Max e nem os Scripts.

Ele não pretende migrar para o Blender porque disse que não tem mais 20 anos, não tem tempo para dedicar ao estudo de outro Soft 3D, mesmo que tivesse demoraria muito para chegar no mesmo nível que ele está no Max, então, vai ficar com a versão 2021 para sempre igual já faz com o Photoshop CS6.

Eu pretendo migrar para o Blender, como te disse, pois não trabalho mais com animação para TV nem nada disso, então, não preciso chegar a ter um profundo conhecimento do Blender como tenho de Max, apenas modelar, mapear, aplicar material IDs e fazer animações simples.

Já pensava em fazer isso quando vi o rumo das coisas, mas agora que a Epic está investindo forte no Blender, eu aposto justamente no que você disse, haverá uma grande sinergia entre eles e logo o Blender será o melhor Soft para usar com o Unreal, que é o meu interesse.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Você encerrou ao assunto, porque explicou, categoricamente dois pontos nevrálgicos desta questão: o tempo de estrada do Neil Blevins como criador e desenvolvedor do Soulburn; mas, também, a questão comercial das assinaturas que é um absurdo. Enquanto o Blender avança em aperfeiçoamente e oferta 100% gratuita do instalador e do programa como um todo, as duas gigantes, Adobe e Autodesk seguem, de forma selvagem, como vampiros, cobrando às baciadas e interferindo a privacidade do usuário. O Blender, já falei, deixou de ser o Patinho Feio e já é uma realidade: se tornou um Cisne Real na modelagem poligonal. Você teve uma ótima percepção de regressão de um, de involução; e a visível evolução de um software que era tido como algo menor e sem apreço algum pelos profissionais da aula. Parabéns! Vejo que concordamos que a tendência, também visível à vista desarmada, de que a Epic Games e a Fundação Blender, cada um no seu quadrado, irão estabelecer uma parceria que tem tudo para - quem sabe, não estou afirmando, mas apenas conjecturando - algum tipo de "fusão", porém não nos moldes que conhecemos em que uma empresa é absorvida por outra. Não! Estou falando e repetindo que é apenas uma, talvez, distante possibilidade do estabelecimento de algum tipo de inovação no campo empresarial e de negociação, visando a união de esforços, porem, em maior união e adesão negocial e administrativa e empresarial. Não sei se ficou claro, Andre. Não falo de fusão, mas de algo que ainda não foi feito e que também não sei dizer o que é, porque não pensei nisso, ok?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O resto dos usuários que faltavam abandonar o Max, vão abandonar até Abril do ano que vem com esta atitude imbecil da Autodesk de acabar com o sistema de Update para quem tem licença perpétua.
Você viu o lançamento do Max 2021.1, que beleza?
Tem 4 novidades vagabundas, mas custa o olho da cara!!!

A filosofia da Epic é muito diferente, como você pode ver pelo jeito que tratam a Quixel e outras empresas adquiridas por eles.
Por isso que não acredito em nenhum tipo de fusão da Epic com a Blender Foundation, apenas uma grande colaboração entre o Unreal e o Blender porque é bom para os dois.

Como te disse, a Epic está desenvolvendo um Plug-in de conexão com o Blender que nenhum outro Soft terá igual e isso vai transformar o Blender no melhor programa para trabalhar com o Unreal, aposto que será motivo para atrair ainda mais usuários para ele.

Também acredito na troca de tecnologia entre eles, a Epic pode ajudar o Blender a ter uma Viewport cada vez mais realista, enquanto o Blender pode ajudar a Epic a adicionar ferramentas de modelagem e escultura no Unreal.
Ou seja, os dois tem tudo para andarem juntos por longos anos sem precisar se fundirem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Como você sabe, fiquei um bom tempo 1/2 desatualizado e será mesmo nas respostas que irei me informando, como esta que você está discorrendo. 

Em vez de você me enviar algo seu do Unreal, me indique algo básico para eu assistir, seja aqui no 3D1 ou no Youtube, apena spara eu conhecer melhor o Unreal, ok?

Agora quanto ao Blender, você está conferindo um espaço de tempo de migração bastante plausível: quase a metade do ano de 2021. Dia destes, vi um brazuca fazendo um trabalho didático muito bom, vou até enviar o link depois. Concordo contigo no que diz respeito a esta natural e necessária migração, ainda mais quando você vai conferir o preço do 3ds Max e de sua licença e tudos mais. Uma imagem diz tudo por si só.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Sabe quanto custa o Blender? Embora eu não tenha experiência com ele, sabe quanto ele pesa para ser instalado? Aliás, o tamanho do Install dele?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

A Epic postou uns vídeos na semana passada justamente para esclarecer as pessoas que estão curiosas sobre o trabalho no Engine.
Acho que você vai gostar, estão neste link: https://3d1.com.br/noticia/70624

Eles mostram o trabalho com Ray Tracing Real-Time na Viewport, o trabalho com animações, simulações físicas de destruição, partículas e produção virtual.

Sobre o preço absurdo do 3ds max atualmente, realmente é impraticável, eu lembro que antigamente pagava 9 mil reais no programa, mas ficava com ele por 4 anos e depois ainda pagava apenas a atualização, agora eles obrigam os usuários a pagarem 7 mil por ano, não tem condições.
Eu aluguei essa porcaria por alguns meses para gravar a parte do curso de Unreal que depende do 3ds max, se eu já soubesse usar o Blender teria economizado uma nota!!!

Mesmo que precise comprar alguns Add-ons para atender melhor as suas necessidades, certamente sai milhares de reais mais barato do que o 3ds max.
Só espero conseguir cumprir a minha meta de estar modelando e mapeando no Blender até o final do ano.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707566.

Total de membros registrados: 135202

Últimos membros registrados: scottbilly103, milesmauro, Kankuro026, lima.arthur, PH2024, paulo3317, Mandioka, CloudP4.

Usuário(s) on-line na última hora: 499, sendo 10 membro(s) e 489 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Juarez, CNC, Anderson Miguel, Leonardo, merlimweb, mandrade, Allen Anderson, scottbilly103, Mpa, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.