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Script para aplicar Material ID

O Lazy Material ID é um novo Script gratuito para o 3ds max do desenvolvedor, AFB3D, ele foi inspirado no Workflow do Polygroup do Z-Brush e permite agilizar a aplicação de Material ID nas faces através de teclas de atalho.

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Por: Adminin  

Em: 27/05/2020 08:00

O Lazy Material ID é um novo Script gratuito para o 3ds max do desenvolvedor, AFB3D, ele foi inspirado no Workflow do Polygroup do Z-Brush e permite agilizar a aplicação de Material ID nas faces através de teclas de atalho.
Andre, boa noite,

Como ainda não é uma tarefa que eu faço com perfeição, já favoritei e vou precisar de sua orientação. Aguarde.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Gostei, mas achei o vídeo demo muito fraco. Tenho que testar ele, pois, como você sabe, parece besteira, mas você sabe que ainda carrego dúvidas a respeito de configuração de Material ID - e não tenho vergonha de dizer isso. E você sabe que é fundamental para tudo correr bem na exportação para o SP.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Tudo é difícil até a gente aprender, portanto, não se acanhe em perguntar qualquer coisa que quiser, mesmo que ache muito simples, pois só é simples depois que aprende.

Os programas 3D precisam saber qual material vão aplicar em cada face do objeto, a única forma de saber isso é definindo um número diferente para cada face.
Então, todas as faces com o número 1 recebem o material 1 de uma lista, todas as faces com o número 2 recebem o material 2 da lista e assim vai.
O número da face é o Material ID e a lista de materiais é o Multi/Sub-Object.

Tem várias formas de você aplicar o Material ID nas faces, pode selecionar as faces e aplicar o material com o Assign Material To Selection ou arrastando, pode definir o ID da face manualmente no Set ID dentro do Editable Poly, como mostra a imagem em anexo, e pode unir dois ou mais objetos com materiais diferentes para o Max organizar tudo em IDs diferentes.

Não tem segredo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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