Oi th3one, tudo bem?
As diferenças são gigantescas, daria para escrever diversas páginas só listando elas.
Igual todos os programas específicos para uma determinada área, ele é prático e rápido, mas também é super limitado, enquanto os programas genéricos oferecem muito mais possibilidades porque são mais abrangentes, igual usar o 3ds max ou o SketchUp para modelar.
Apenas para comentar os principais pontos, no Unreal você pode editar geometrias e mapeamentos, isso sem contar os recursos para modelagem procedural e tal, falando só do básico, então, não precisa ficar indo e voltando do programa onde modelou, no Unreal você cria o material que quiser com o efeito que quiser, no Twinmotion não, no Unreal você pode animar tudo que quiser do jeito que quiser igual faria no Max, além de ser mais fácil do que no Max, no Unreal você pode aplicar qualquer tipo de efeitos de pós-produção, também pode criar qualquer tipo de efeito com partículas, simulações físicas e tudo mais, no Twinmotion não.
Um ponto importante para o seu Workflow é que o Unreal oferece vários tipos de renderização, já o Twinmotion oferece apenas Real-Time de baixa qualidade e Path Tracing, então, enquanto uma breve animação leva o dia todo renderizando com Path Tracing, você consegue fazer igual com Bake e Ray Tracing Real-Time renderizando a mesma animação em 5 minutos.
Agora, na minha opinião, o ponto mais importante de todos, disparadamente, é a possibilidade de ensinar o Unreal a fazer as tarefas repetitivas do seu trabalho, porque assim você consegue fazer em minutos o que no Max levaria horas.
Mesmo que não pretenda produzir maquete interativa, dominando o mínimo sobre Blueprints você consegue automatizar o seu trabalho de uma forma que seria impensável nos programas 3D convencionais, o trabalho de um dia inteiro pode ser feito igual e com a mesma qualidade em 10 minutos.
Abração e tudo de bom.
André Vieira