Oi Alexandro, tudo bem?
Sim, será apenas para os artistas, que hoje não pagam nada, os desenvolvedores de Games pagam 5% de Royalties apenas quando vendem o Game.
Eu entendo perfeitamente o seu ponto de vista sobre o preço das imagens, também acho um absurdo cobrarem tão barato, mas garanto que o valor do programa não faz a menor diferença, porque a culpa dos preços tão baixos praticados hoje é do Lumion, que permitiu que qualquer um fizesse imagens com boa qualidade rapidamente sem conhecimento técnico de 3D, sendo que o Lumion é o programa mais caro que existe!
Então, não é o preço do programa, porque quanto mais caro for, mais pirateado será e vai demorar um bom tempo para programas pesados e muito usados rodarem realmente on-line, a estrutura de servidor e banda será gigantesca.
Eu penso que a tecnologia é assim mesmo, vi acontecer com o desenho a nanquim, depois com as imagens 3D, dai com as animações e agora com a maquete interativa, o lance é nunca parar de estudar e evoluir constantemente para estar sempre na crista da onda, no topo da tecnologia, porque se ficar parado a própria tecnologia passa por cima de você.
Antigamente dava para viver de Render, hoje não dá mais, são raros os que conseguem porque já formaram um bom leque de clientes nas décadas anteriores, para brigar no meio da multidão tem que oferecer no mínimo boas animações, caso contrário não vai se destacar.
Agora, quem produz maquete interativa de alto nível consegue cobrar valores decentes pelo trabalho, porque não é qualquer um que faz, então, quem parou lá na renderização de imagens vai sentir, mas quem progrediu, passou por animação e hoje faz maquete interativa, nem percebeu que as imagens não valem mais nada.
Porém, da mesma forma que aconteceu com todas as outras tecnologias anteriores, essa janela de oportunidade em maquete interativa é por tempo limitado, quem se estabelecer agora terá grande vantagem no futuro quando o negócio se popularizar, igual aconteceu com quem fazia imagens e igual aconteceu com quem fazia animações.
É a evolução a olho nú. rsrsrs
Abração e tudo de bom.
André Vieira