Oi Anderson, tudo bem?
Concordo que existe essa possibilidade, mas o histórico da Epic indica que é uma possibilidade remota, pois o modelo de negócios é completamente diferente do que estamos acostumados, eles não são apenas uma empresa desenvolvedora de Softs, eles também produzem Games que rendem muito mais do que os Softs.
Além disso, tudo indica que eles não gostam de passar canseira dando suporte para um monte de usuários, apenas para os grandes, que pagam bem por este serviço e não precisam contratar um monte de gente, uma pequena equipe dá conta.
Ainda tem o licenciamento da tecnologia do Unreal para usar em programas 3D como o D5 Render, Silo e Milo, ArmorPaint, entre outros.
Quando compraram o Reality Capture, que era o Soft mais caro de fotogrametria, fizeram de tudo para oferecer ele de graça, começaram baixando o preço e criando um sistema de pagamento por escaneamento, dai lançaram a App gratuita para celular e agora em Abril finalmente vão dar o Reality Capture de graça.
Quando compraram o Twinmotion deram de graça logo no início, quando adicionaram o Lumen criaram a restrição de resolução até 2K, mas agora em Abril já vão liberar o programa completo de graça.
Sem falar nas empresas de criação de personagem e MoCap que compraram, produziram o MetaHuman com elas e também deram de graça.
Portanto, seria uma mudança muito drástica de postura se a Epic passasse a cobrar de todo mundo do dia para a noite.
Essa cobrança do Unreal para grandes empresas mostra isso, todos os outros Softs que oferecem versões gratuitas colocam um corte de 100 mil dólares e a Epic colocou 1 milhão, 10 vezes maior.
Eles são muito generosos, não precisavam colocar 1 milhão, poderia ser 100 mil que já estaria ótimo, mas não querem lidar com um monte de usuários!!
Agora, se algum dia a Epic colocar as ações na bolsa e passar a ser gerida por investidores em vez do Tim Sweeney, você pode ter certeza que no dia seguinte começam a cobrar de todo mundo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira