Andre, boa noite,
Beleza? Cara, me lembro que um belo dia disse para mim mesmo... "Vou ficar de bobeira no carnaval? Claro que não". Foi quando resolvi estudar - seriamente - esta disciplina fundamental em 3D.
Apenas um rodapé... Do ponto de vista didático - e também curricular - modelagem, mapeamento, texturização, renderização deveriam ser denominadas "disciplinas", caso houvesse uma formação acadêmica séria de alfa a ômega. Portanto, numa grade curricular, seriam matérias obrigatórias. Acredito que, por exemplo, animação, seria um caminho de especialização. O assunto é polêmico e de ordem muito difusa nas opiniões. Deixemos isso para uma outra oportunidade...
Enfim, passei um carnaval inteiro estudando, detalhadamente, "mapeamento". Claro que eu tive a ajuda de uma caixa (box) do B.B.King desde os anos 60.
Pergunta fundamental? Eu sei mapeamento? Um pouco, mas o suficiente para me safar, mas como você se faz compreender no texto, mapeamento é um caminho cheio de encruzilhadas, labirintos que muitos programas se propõe a solucionar e resolver como num passe de mágica, certo? Resolvem? A meu ver, não. Existem plugins, scipts, mas no final você vai ter que fazer, mesmo, é no braço.
Aqui no 3D1 há um artista de grande talento, o Hélio Lima que além de ser um sensibilíssimo artista, um mago em Pós-PS é também, uma das minhas poucas referências para o estudo de mapeamento. Um mapeamento limpo, enxuto e com alto nível de correção. Vi poucos gringos e tutoriais com o nível de qualidade do Hélio - que hoje é um grande amigo.
Tenho um trabalho que fiz, uma "broca chique (de grife), kkkkk, que me deu muita dor de cabeça. Um dia, Andre, vendo um tutorial, vi o instrutor usar um recurso que "NUNCA VI NINGUÉM UTLIZAR". Até aquele momento, nunca tinha visto ninguém fazer uso deste recurso do Edit Map do 3ds Max.
Prometo que vou catar o vídeo e postar o link aqui, com o TC do recurso que se soubesse, teria me facilitado, e muito, o meu trabaho de mapeamento nesta tal broca chique - que também vou postar aqui no 3D1.
Nossa, pra que tanto papo? Só pra dizer que mapeamento é algo tão fascinante, pois mexe nos bastidores, com uma complexidade geométrica que muitas vezes não damos à devida atenção.
Acho que a palavra-chave para os lançamentos que se propõe a "facilitar" certos "nós" com os quais nos defrontamos nesta discplina é, claro, "solução". Gostei do que vi no curto vídeo de apresentação do Unknit. Quero ver mais para ver a firmeza dele, mas acho que é um ótimo produto, pois se o mapeamento é muitas vezes um enbaraçoso labirinto, este novo produto tem - e deve - fazer jus à palavra-chave para o mapeamento: "solução".
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
P.S.: Esta postagem teve como trilha de fundo Sly & The Family Stone - Music Lover desta versão do álbum do Festival de Woodstock. Andre cheguei agora e vou responder a mensagem e as postagens aqui, também.