Oi Marcelo, tudo bem?
Eu também gosto do programa Photoshop em si, uso há mais de 20 anos, desde a versão 3, mas parei no CS6 e me recuso a atualizar, o dia que não der mais vou migrar para o Affinity Photo, pois não vou instalar todo aquele sistema do Creative Cloud apenas para usar o Photoshop.
O meu problema é o com o sistema que adotaram em tudo depois da implantação do Creative Cloud, sei que adicionaram bons recursos no PS e no After nos últimos anos, mas o Creative Cloud passou a fazer atualizações mais frequentes com menos recursos e um ou outro é significante, então, isso prejudicou muito a divulgação, pois soltam um videozinho na época que mostram o novo recurso e quando lançam o programa não tem mais nada para mostrar, ou seja, acabou com os grandes lançamentos anuais igual era antigamente e nem vale mais a pena divulgar.
Graças a este modelo de aluguel de Soft que várias empresas estão adotando, logo não haverá mais divulgação dos programas, apenas os que pagam o aluguel e estão integrados no sistema deles saberão das novidades.
Se fosse somente com a Adobe estaria ótimo, pois temos programas para substituir, mas está acontecendo o mesmo com os programas da Autodesk e agora a Allegorithmic também entrou nessa, sendo que o Substance Designer não tem substituto, o Painter ainda tem o Mari.
Entendo que para muitos profissionais a integração dos programas da Adobe no Creative Cloud é excelente, mas para muitos outros não, principalmente os que usam apenas um programa da empresa e são obrigados a instalar todo aquele sistema da Adobe junto, enchendo o Windows de serviços, ocupando memória e recursos do sistema que a pessoa precisa para outras coisas como renderização 3D, então, acabam preferindo ficar com uma versão antiga ou migrar para outro Soft.
Sobre o Gimp, na minha opnião ele não é um substituto adequado para o Photoshop e acho que nunca será, mas o Affinity Photo é tão bom quanto e superior em algumas questões, então, por ele dá para trocar o Photoshop e a licença perpétua custa apenas 50 dólares!!!!
Abração e tudo de bom.
André Vieira