Andre, boa noite,
Cara, em relação ao último parágrafo de sua lavra, da próxima vez que for deitar convicções ou ideias deste gênero, por obséquio, me envie um telegrama com três dias de antecendência, explicando a futura missiva eletrônica, tá?, pois não me aguentei de rir, cara, hahahahahahahahaha. Me lembrou muito, muito, muito, mesmo, um amigo meu, um irmão, vizinho que, dia destes, ao ver os esquerdinhas se manifestando sei lá onde, soltou esta... "Baglione, eu queria ser PE - Polícia do Exército hoje, pois ia bater tanto num F#@! destes até quebrar o cacetete". Andre, você sabe ou tem noção do que é um cacetete de um PE? Andre, por favor, não diga que sabe, pois você não tem noção do que é um cacetete da PE. Hahahahahahahaha. Vocês dois precisavam se encontrar, pois, em momentos de grande inspiração, este amigo meu já cantou a sua mesma bola, hahahahahahahahaha. Demais.
Mas vamos lá...
Eu comprei uma placa de vídeo boa recentemente. Uma NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti, não é uma uma, mas já é uma umazinha, né? O negócio é que a dona da loja era tão gata que na hora em que ela foi me explicar as especificações, ela cruzou as pernas, aí... esqueci tudo e não tenho como lhe retorna coisa alguma porque não consegui reter coisa alguma dali em diante. Mas tenho ralas reminicências que ela é feríssima em hard. Voltei lá um dia e vi o cara montando uma máquina e perguntei: "Se eu quiser uma PC exclusivamente para render, o que você tem para mim?" Respondeu: "Estou montando uma agora, neste instante para um cliente". Ele trouxe para o balcão, me mostrou tudo e indicou na placa mãe... "Tá vendo isso? Você pode pôr quatro (4) placas de vídeo aqui". Eu nem respondi nada. Perguntei... "É para empresa?" É como se ele estivesse respondendo no invisível... "Não, imbecil, isso pra gente que tem muito dinheiro", kkkkk. Ele me disse que era um particular, especificamente, exclusivamente para renderização. Andre, tinha tanta coisa ali dentro que eu preferii não perguntar se cabia tudo dentro da CPU - que era bem parrudinha. Só a configuração que ele me disse, já mostrava que era uma nave, Andre. Ah! O preço, você deste estar querendo saber, né? Tá... Andre foi uma experiência tão chocante... que não me lembro se era R$ 25.000,00 ou R$ 35,000,00. Pergunto? Faz alguma diferença? Sinceramente, não me lembro quantas placas de vídeo ele tinha espetada, mas eu perguntei o modelo e era o top da NVIDIA no final do ano passado. Ele me mostrou o monstro, também. Nos States, a precificação de mercado para uma máquina deste porte, acho que deve ser até vexatória em relação ao que temos que pagar, caso possamos ter um PC ou uma nave deste porte. Mas tirando o lado cômico, você está corretíssimo. A tendência das placas de vídeos, até as mais avançadas é se tornaram cada vez mais acessíveis, até que um dia haverá uma... "equalização" de placas de vídeo e os programas de render que, ao meu ver, irão se setorizar; atender segmentos, pois como você mesmo disse, os recursos estão sendo seguidos e, quando criados, implementados, senão ainda melhorados pelos concorrentes. Minha opinião é uma aposta nesta equalização. Até lá, ainda teremos que caminhar, mesmo, a nossa tão querida "equinização".
Abração fraterno,
Marcelo Baglione