Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Erlon   João Pessoa - PB
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

edvaldocs   Vitória da Conquista - Ba
Luiz Felipe   Bagé - RS - RS
Dan Armstrong   Brasil - PB
alegrafiti   varginha - MG

Rhino 6 com Grasshopper integrado

A McNeel lançou o Rhinoceros 6 com diversas novidades, as principais são a integração do famoso Grasshopper para modelagem paramétrica com Nodes, simulação física com o Kangaroo e Raytracing interativo na Viewport.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 31/01/2018 08:02

A McNeel lançou o Rhinoceros 6 com diversas novidades, as principais são a integração do famoso Grasshopper para modelagem paramétrica com Nodes, simulação física com o Kangaroo e Raytracing interativo na Viewport.
Andre, boa tarde,

Achei este Make2D show demais. Muito, muito utilíssimo, Andre. Quanto a definitiva adoção ou integração do Grasshopper foi uma decisão acertadíssima feita pelos donos ou fabricante do Rhino. Logicamente, volto ao papo. Ele é uma forma, um meio de criação radical que pode levar o modelador a algo muito próximo ou, senão, vizinho ao surreal, o fantástico. O Grasshopper é excelente para viajar no experimentalismo que deve deixar muitos engenheiros com ódio dos arquitetos, hahahahahahaha. Nunca estudei, mas tenho muita vontade de dominar ele, mas... é outro Aquiles no meu caminho, pois é todo edificado nos tais... "organogramas", os nodes que você me apresentou como o nome correto. Os mesmos que existem no Substance Designer e que também há no Max - que eu não uso, rs. Engraçado, quando eu quis saber mais sobre o Rhino, senti meio jogo duro do professor, pois eu já estava estudando e fazendo coisas que estavam além das aulas. Há pouco tempo, recebi um convite para o curso do Grasshopper. Mundinho, né, Andre? Há uma grande vantagem no Rhino e, por exemplo, no Grasshopper: tenho quase certeza que ambos e suas possibilidades de realização, praticamente são desconhecidos do público 3D, especialmente do mundo poligonal e do 3ds Max. No entanto, você sabe, há um magnífico plugin, o PARA que, de certa forma, é um similar do Grasshopper no 3ds Max. Que eu saiba, a melhor fonte que conheço para estudar o PARA é através do canal do Ali Torabi no Youtube:

https://www.youtube.com/user/aliakbartorabi/featured

Este é o link do PARA 3D:
http://torabiarchitect.com/parametric-array/

O cara é muito bom, Andre. Vale à pena conhecer.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O Grasshopper é sensacional, tanto que a Autodesk tentou fazer uma cópia no Revit com o Dynamo e pelo que dizem, não chega nem aos pés do Grasshopper.

Este sistema de organograma (Nodes) está se tornando comum em todos os programas, pois é um meio de facilitar a elaboração de funções complexas, só no 3ds max tem 4 sistemas diferentes de Nodes, se não levar em conta o Particle Flow, no Unreal Engine até a programação da aplicação interativa é feita através de Nodes, o que torna o processo muito mais fácil e divertido, principalmente para quem é da área artísitca e tem receio de escrever códigos em linguagem de programação.

Eu pretendia abrir o nosso grupo de estudo sobre Substance Designer neste final de semana para você começar a pegar o jeito destes sistemas de Nodes, mas fiquei enrolado aqui e não consegui terminar o texto, vou ver se termino essa semana.

Depois que pegar o jeito, vai se sair bem com qualquer sistema de Nodes porque todos seguem os mesmos princípios e tenho certeza que vai se tornar uma diversão, pois além de ser muito legal trabalhar com estes sistemas, eles permitem criar coisas incríveis.

É justamente o que você disse, muita gente ainda não conhece o poder destes sistemais procedurais e você também lembrou muito bem do PARA3D, que é um super sistema deste tipo para o 3ds max e coloca o RailClone no chinelo, mas ele também é bem complexo e demanda bastante estudo para dominar.
O Ali Torabi é um baita programador!!!

Mas o Grasshopper foi feito pelos mesmos desenvolvedores do Rhino, então, acho que é uma ferramenta mais bem elaborada, sem falar que ficou em testes Betas por vários anos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Eu fiquei profundamente impressionado com o PARA e com as misérias que o Ali Torabi faz com ele. O PARA não é popular junto a comunidade do Max. Acho isso um paradoxo, ainda mais pelo ênfase que há na modelagem voltada para arquitetura, interiores, etc. A questão é que o PARA se projeto para um mundo de criação e construção muito arrojado e experimental. É genial. Quanto ao grupo de estudos do Substance Designer,vai de boa, quando der, você dá o sinal verde. Quanto ao Gresshopper, a mesma coisa, pois é um meio de criação muito voltado para o experimentalisto visionário, do mesmo modo que o PARA. Se fizessem uma pesquisa, certamente a a maioria dos usuários do Max voltados para arquitetura e interiores não conhecem e nem utilizam ele.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você tem toda razão, o PARA3D deveria ser mais conhecido e divulgado, então, eu também me penitencio por raramente postar alguma coisa soobre ele.
Realmente é um ótimo Plug-in para projetos arrojados e experimentais de arquitetura, mas se ele fosse mais conhecido também poderia ser usado em outras áreas como acontece com o RailClone, que é tipo uma versão em miniatura do PARA3D.

Sobre o Grasshopper, como você sabe, não uso mais o Rhino faz muitos anos porque parei de atuar profissionalmente com CAD, porém, fiquei morrendo de voltade de brincar com ele de novo depois da integração do Grasshopper, deve ser muito divertido criar coisas com o Grasshopper!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710658.

Total de membros registrados: 138137

Últimos membros registrados: bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex, monsterxlvolgorde, goldsalty, Lakorewikw, paraxan, AlvionaKapselnPreisRezension.

Usuário(s) on-line na última hora: 1388, sendo 14 membro(s) e 1374 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: igorVRone, João Von Rondow, Nuno, KESLEY1SANTOS, Moura, tsmodelagem3d, Pedro Juliato, Eber.Silva, Duda, Anderson Miguel, Frederico Wagner N. R., Cledson, Geraldo Nunes, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.