Estudo de insolação no Rhino

O Lynx4D é um Plug-in comercial para o Rhinoceros que oferece diversas ferramentas para análise da iluminação natural incidente no projeto, conta com caminho solar interativo e permite definir qualquer localização no globo.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 08/06/2018 08:00

O Lynx4D é um Plug-in comercial para o Rhinoceros que oferece diversas ferramentas para análise da iluminação natural incidente no projeto, conta com caminho solar interativo e permite definir qualquer localização no globo.
Cara, que incrível! Um plugin para ajustar iluminação solar com suas respectivas coordenadas geográficas? Sensacional. Rhino para a Terra de todos, Andre. Adorei a novidade.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Este realmente é um ótimo Plug-in para quem trabalha com projetos de arquitetura no Rhino, pois pode fazer uma análise precisa e profissional da insolação.

Olha como são as coisas, o 3ds max também tem um bom sistema para simular a posição do sol em qualquer lugar do planeta, além de Physical Sky para a renderização correta do horário, mês e ano.

Porém, o sistema de análise fisicamente correta da iluminação, que não oferece tantas opções igual o Lynx4D, mas permite a validação de projetos luminotécnicos, hoje está no 3ds max apenas como lixo ocupando espaço porque não funciona mais sem o Mental Ray, já que os imbecis da Autodesk retiraram o Mental Ray antecipadamente sem ter um renderizador decente para colocar no lugar, portanto, os usuários ficarão anos sem o Light Analysis até os incapazes conseguirem desenvolver este recurso para o Arnold, é o fim da picada!

Em anexo está a imagem de exemplo do Max 2018 com a mensagem pedindo o Mental Ray para poder utilizar o Light Analysis.

Por enquanto, a única opção de Light Analysis para o 3ds max é com o V-Ray.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

É como tirar a Estúpida Oligofrênica e deixar no lugar dela um "Fraco". Comparando com o que você muito bem mostra - até com imagem - é igualzinho. Sei não, ainda, como tenho dito, não tive o descuidado de instalar ou testar o 3ds Max 2019; vou aguardar. Mas você que é um usuários Master que vem desde a época que antecede a queda do grande meteorito. Logo, como você é um "sobrevivencialista", fala com autoridade. Mas dá para compreender perfeitamente que para um programa arrojado que é utlizadíssimo em arquitetura, não poderia deixar de ter um recurso de para mensurar e posicionar insolação com precisão e alta qualidade.

Não é somente plugins, não! O Rhino aperfeiçoa a si mesmo. Fico a imaginar a equipe de programadores full time que eles têm para garantir, a todo momento, o constante aperfeiçoamento e adaptabilidade camaleônica do software.

A Autodesce terá que fazer um esforço supremo para não implodir o Max, Andre. É o que acho, desde que venho acompanhando o Rhino e, agora, bem de longe, o Blender que está realizando avançaos a passos de gigante, só me faz concluir isso. Tomara que o 3ds Max mude de alternativa e olhe o que está acontecendo no mercado mundial de programas concorrentes.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

Me divirto muito com as suas mensagens, é uma terapia responder você quando estou depressivo, pois me faz rir feito um tonto na frente do PC.

A comparação que fez com política e os renderizadores do Max foi perfeita!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Eu instalei o Max 2019 depois da geral que dei no meu PC nos últimos dias, agora vou começar a brincar com ele para ver se vale a pena migrar do 2016 ou não.

O lance do Light Analysis é muito mais importante do que apenas o estudo da insolação, ele também permite validar projetos de luminotécnica para aferir se a intensidade da iluminação está conforme o exigido de acordo com as lâmpadas usadas no ambiente, é um recurso que os outros Softs 3D DCC não possuem e uma das coisas que faziam a diferença para quem trabalha com arquitetura, mas como todo mundo usa o V-Ray, que tem um ótimo Light Analysis, a Autodesk não está nem ligando.

Acho que não tem nada que a Autodesk possa fazer para impedir a decadência dos programas 3D tipo DCC, é uma questão da evolução das tecnologias.

A única opção era reformular completamente os programas, adicionando visualização Real-Time igual das Engines e até ferramentas de programação visual, dai eles se tornariam Engines com recursos de modelagem.

Porém, as Engines estão fazendo o caminho oposto, agora começaram a adicionar recursos elementares de modelagem, então, no final haverá programas que misturam os recursos das Engines e dos Softs DCCs, dai os DCCs puros vão desaparecer.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710644.

Total de membros registrados: 138118

Últimos membros registrados: Carlosisidoro, evandro12, carolmous, artica, fhel11, quickchargepro, clofasholdy, Nutrim KapselnOsterreichde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1756, sendo 26 membro(s) e 1730 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabianomonte, Fabrício, Jorge Henrique, NICOLLENIC, rabisco, Bruno, David Rodney, Pedro Juliato, Celso Borttoloto, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, renatita, Renatto, Ronaldo, th3one, Osvaldo Arquiteto, cristian rocha da silva, claro_lima, Geraldo Nunes, CNC, Carlosisidoro, billypaul, Frederico Wagner N. R., gago, caelcosta1, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.